Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Vive na boa! – jogo digital na área da educação para a saúde


images
 Numa iniciativa da HUMANUS – Associação Humanidades, acaba de ser lançado um jogo digital, testado e adaptado em contexto escolar, sobre igualdade de género, sexualidade responsável, prevenção do consumo de drogas, alimentação saudável e atividade física/desporto.
O jogo «Vive na boa!»disponível em linha para utilização pelas escolas, é um jogo do tipo «role-play» em que, ao longo do seu desenvolvimento, cada personagem é chamada a dar opinião sobre temas diversos e a ter diferentes atitudes.
O jogo permite o acesso a uma biblioteca sobre temas como a roda dos alimentos, receitas saudáveis, excesso de peso e obesidade, mitos sobre as drogas, evolução da história das ideias sobre feminino e masculino, direitos sexuais e reprodutivos, planeamento familiar, interrupção voluntária da gravidez, entre vários outros.
(Adaptado da página da Biblioteca: ver aqui)

Sem comentários: