Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Campanha “Não ao Discurso do Ódio – Jovens contra o discurso do ódio online”


O Setor da Juventude do Conselho da Europa iniciou, no final de 2012, o Movimento Contra o Discurso do Ódio – Jovens pelos Direitos Humanos Online que tem por principal objetivo o combate ao racismo e à discriminação na sua expressão online.


No âmbito do desenvolvimento do Projeto foi lançada, no passado dia 22 de março, uma Campanha Europeia, a decorrer até 2014, que pretende ser um instrumento de educação na área da promoção dos direitos humanos e da cidadania digital. A Campanha “Não ao Discurso do Ódio – Jovens contra o discurso do ódio online” é feita pelos jovens e com os jovens e decorrerá online e offline. Os jovens, com idades a partir dos 13 anos, podem-se juntar à Campanha online e ter um papel condutor desta Campanha que é dirigida a todas as pessoas. Embora baseada online, a Campanha também terá atividadesoffline, nomeadamente seminários, conferências e cursos de formação.
A Campanha tem como objetivos:
- Sensibilizar para o discurso do ódio online e seus riscos para a democracia e para os jovens individualmente e promover a literacia nos média e na internet;
- Apoiar os jovens na defesa dos direitos humanos, online e offline;
- Reduzir os níveis de tolerância ao discurso do ódio online;
- Mobilizar e formar jovens ativistas de direitos humanos para trabalhar online;
- Mapear o discurso do ódio online e promover ferramentas para respostas construtivas;
- Mostrar apoio e solidariedade para com pessoas e grupos alvos do discurso do ódio online;
- Defender o desenvolvimento e o consenso sobre instrumentos de política europeia de luta contra o discurso do ódio;
- Desenvolver formas de participação da juventude e a cidadania digital.
 Entre os instrumentos da Campanha online, constam os seguintes:
Movimento Não ao Ódio (www.nohatespeechmovement.org) – Plataforma online acessível ao público em geral para inclusão de testemunhos, vídeos e fotografias;
Observatório do Discurso do Ódio (www.hatespeechwatch.org) – Base de dados online para recolher, monitorizar e discutir conteúdos de discurso do ódio na Internet;
Pacote Escolar da Campanha - O Conselho da Europa está a desenvolver um pacote da Campanha dirigido a escolas com ensino secundário, a fim de apoiar os docentes e formadores a abordar o discurso do ódioonline com alunos e formandos e a contribuir para o envolvimento destes na Campanha online.
Em Portugal, a Campanha é coordenada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A Direção-Geral da Educação, juntamente com outras entidades convidadas pelo IPDJ, integra o Comité Nacional da Campanha.
Junto se anexam logótipos da Campanha.
Mais informações sobre a Campanha encontram-se disponíveis em: www.coe.int/youthcampaign.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Colóquio "Um olhar sobre as comunidades ciganas"

Vai decorrer, na nossa Escola e no dia 17 de maio pelas 17h30, um colóquio sobre o tema da etnia cigana e de como se organizam e funcionam as suas comunidades. Esta atividade terá lugar no Auditório e contará com a presença de uma família cigana e dos oradores Maria José Vicente (EAPN Portugal) e João Seabra (Mediador Intercultural). Fica aqui o convite para que compareça e participe!

domingo, 12 de maio de 2013

Encontro sobre Intervenção precoce "Andar de mãos dadas"

A Equipa local de Intervenção Precoce de Castelo Branco vai promover, no Auditório da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva um encontro sobre intervenção precoce, intitulado "Andar de mãos dadas". Este encontro terá lugar no dia 14 de Maio, pelas 18 horas e aqui fica o convite para que participem.


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Biblioteca Escolar Promotora de Saúde Oral

A Biblioteca da Escola de S. Tiago está a desenvolver uma atividade relacionada com a Saúde Oral, da qual se transcreve aqui o seguinte texto:

"A biblioteca está a desenvolver sessões de promoção da leitura em parceria com a saúde oral, dirigidas a todas as Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância, segundo as diretrizes do projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares.

"O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção-Geral de Saúde celebraram um protocolo, em Julho de 2011, que visa desenvolver ações de promoção da leitura, da felicidade e da saúde, centradas no projeto SOBE que reúne as duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares.
O projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) propõe um desafio: subir - subir na qualidade da divulgação da saúde oral; subir no número de parcerias com as escolas e outras instituições; subir no grau de perceção da importância que esta área da saúde tem para as famílias e as crianças.
A marca de água do projeto SOBE é fazer com que a integração da temática da saúde oral nos currículos escolares se torne inevitável.
Criámos um conjunto de materiais, o Kit SOBE, pensado para trabalhar a temática da Saúde Oral de uma forma flexível, integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis e que irá ser distribuído a todas as Bibliotecas Escolares, de modo a que se constitua como ilustração para o ulterior desenvolvimento de iniciativas autónomas, no seu universo de influência."  (http://www.sobe.pt/)

As crianças começaram por responder a algumas questões sobre os seus hábitos de higiene oral, seguindo-se a leitura, por parte da professora bibliotecária, da história "Kiko o dentinho de leite" de Manuela Mota Ribeiro.
Depois viram um filme intitulado "O Drº Dentolas e a lenda do reino dos dentes" mais dois  pequenos filmes "Como escovar os dentes?" e "Como usar o fio dentário?".
O objetivo foi sensibilizar para a importância da nossa higiene oral e  mostrar que comer muitos doces e não lavar os dentes regularmente pode dar origem a graves problemas dentro da nossa boca.

Desta atividade surgiram dois concursos.
O SOBE entregou às escolas alguns kits (copo, ampulheta, escova e dentífrico)  para oferecer aos alunos. Como não dá um para cada um... lá vem concurso...

1º Concurso - Para alunos

1º e 2º anos - desenho sobre higiene oral
3º e 4º anos - 2 quadras sobre higiene oral
Todos os trabalhos serão expostos no Instituto Português do Desporto e Juventude de Castelo Branco.

2º Concurso - Para professores

Os professores participam fazendo uma ilustração sobre higiene oral, com a utilização de diversos materiais como: aguarelas, óleos, guaches, colagens, etc..
Todos os trabalhos serão expostos no Instituto Português do Desporto e Juventude de Castelo Branco.

Os vencedores receberão os kits.
Bom trabalho!

ESTA ATIVIDADE VAI FINALIZAR COM UMA GRANDE EXPOSIÇÃO E .... COM UMA GRANDE SURPRESA..... AGUARDEM...."

Para ver a notícia original, clique aqui.