Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Campanha “Não ao Discurso do Ódio – Jovens contra o discurso do ódio online”


O Setor da Juventude do Conselho da Europa iniciou, no final de 2012, o Movimento Contra o Discurso do Ódio – Jovens pelos Direitos Humanos Online que tem por principal objetivo o combate ao racismo e à discriminação na sua expressão online.


No âmbito do desenvolvimento do Projeto foi lançada, no passado dia 22 de março, uma Campanha Europeia, a decorrer até 2014, que pretende ser um instrumento de educação na área da promoção dos direitos humanos e da cidadania digital. A Campanha “Não ao Discurso do Ódio – Jovens contra o discurso do ódio online” é feita pelos jovens e com os jovens e decorrerá online e offline. Os jovens, com idades a partir dos 13 anos, podem-se juntar à Campanha online e ter um papel condutor desta Campanha que é dirigida a todas as pessoas. Embora baseada online, a Campanha também terá atividadesoffline, nomeadamente seminários, conferências e cursos de formação.
A Campanha tem como objetivos:
- Sensibilizar para o discurso do ódio online e seus riscos para a democracia e para os jovens individualmente e promover a literacia nos média e na internet;
- Apoiar os jovens na defesa dos direitos humanos, online e offline;
- Reduzir os níveis de tolerância ao discurso do ódio online;
- Mobilizar e formar jovens ativistas de direitos humanos para trabalhar online;
- Mapear o discurso do ódio online e promover ferramentas para respostas construtivas;
- Mostrar apoio e solidariedade para com pessoas e grupos alvos do discurso do ódio online;
- Defender o desenvolvimento e o consenso sobre instrumentos de política europeia de luta contra o discurso do ódio;
- Desenvolver formas de participação da juventude e a cidadania digital.
 Entre os instrumentos da Campanha online, constam os seguintes:
Movimento Não ao Ódio (www.nohatespeechmovement.org) – Plataforma online acessível ao público em geral para inclusão de testemunhos, vídeos e fotografias;
Observatório do Discurso do Ódio (www.hatespeechwatch.org) – Base de dados online para recolher, monitorizar e discutir conteúdos de discurso do ódio na Internet;
Pacote Escolar da Campanha - O Conselho da Europa está a desenvolver um pacote da Campanha dirigido a escolas com ensino secundário, a fim de apoiar os docentes e formadores a abordar o discurso do ódioonline com alunos e formandos e a contribuir para o envolvimento destes na Campanha online.
Em Portugal, a Campanha é coordenada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A Direção-Geral da Educação, juntamente com outras entidades convidadas pelo IPDJ, integra o Comité Nacional da Campanha.
Junto se anexam logótipos da Campanha.
Mais informações sobre a Campanha encontram-se disponíveis em: www.coe.int/youthcampaign.

Sem comentários: