Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Operação Escola em Segurança no Carnaval

No dia 14 de fevereiro, decorreu, no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, a ação de sensibilização “Operação Escola em Segurança no Carnaval”, desenvolvida no âmbito do projeto “Polícia sempre presente – Carnaval em Segurança 2013”. 
A ação, destinada a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, foi desenvolvida por elementos da PSP afetos aos Modelos Integrados de Policiamento de Proximidade (MIPP – EPES) e elementos das Equipas de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo (EIEXSS), com o objetivo de alertar os alunos para o perigo do manuseamento de materiais pirotécnicos e/ou explosivos e minimizar o uso indevido dos mesmos. Pretendeu-se ainda incrementar o sentimento de segurança junto dos estabelecimentos de ensino e divulgar o Dia do Número Europeu de Emergência – 112, assinalado a 11 de fevereiro de 2013.

Durante a ação, foram distribuídos panfletos onde se explica o que são bombas de Carnaval e em que locais podem ser utilizadas. Os alunos foram ainda alertados para os acidentes relacionados com a aquisição e manuseamento de produtos pirotécnicos e informados sobre as medidas a tomar, sempre que encontrem alguém a manusear tais produtos. Por fim, foi sublinhada a importância do Número Europeu de Emergência e os inconvenientes da sua má utilização.


Esta foi mais uma atividade de parceria com a PSP que se revestiu da maior importância para o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, pelo contributo fundamental no esclarecimento, sensibilização e responsabilização dos alunos relativamente à atitude cívica e aos comportamentos que todos devem adotar para garantir a segurança quer individual, quer coletiva.


 

















Sem comentários: