Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Workshop “Sobreviver ou Sobre o Viver na Escola – A resiliência na prática educativa”

No dia 22 de março, entre as 10 e as 14 horas, decorreu, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Castelo Branco, o workshop “Sobreviver ou Sobre o Viver na Escola – A resiliência na prática educativa”, organizado pelo Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, no âmbito do respetivo plano anual de atividades, tendo, para o efeito, convidado o psicólogo Jorge Delgado, que abrilhantou o encontro com uma importante e cativante comunicação sobre o tema.

Na sessão de abertura, na qual estiveram presentes o Presidente do Conselho Geral e o Diretor do Agrupamento Afonso de Paiva, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e a Coordenadora do Departamento de Educação Especial, todos foram unânimes em salientar a atualidade e a pertinência da temática.

O Dr. Jorge Delgado partilhou com os participantes estratégias para implementar a resiliência no dia a dia e no contexto educativo, de forma a responder às questões de um público heterogéneo, que integrou educadores, professores, assistentes operacionais, pais, alunos do ensino superior, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, terapeutas, psicólogos e um representante do Programa Escola Segura da PSP.
No final, os cerca de oitenta participantes ajudaram-nos a refletir sobre o impacto do encontro, preenchendo um registo de avaliação que lhes foi distribuído pelos organizadores. Os elogios foram numerosos e expressivos, bem como as palavras de incentivo para que o Agrupamento continuasse a aprofundar o tema, com mais tempo e numa iniciativa alargada ao público em geral.

Este evento só foi possível graças à colaboração do Diretor deste Agrupamento, professor Rui Duarte, de todos os elementos da Direção, dos diversos serviços da escola, dos assistentes operacionais, bem como a preciosa e dedicada ajuda das professoras Graça Gil, Cândida Vaz e Vanda Afonso e dos alunos da Oficina de Artes. Agradecemos igualmente o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Caixa de Crédito Agrícola e do Instituto Português do Desporto e Juventude de Castelo Branco.








Link para notícia sobre este assunto:

Sem comentários: