Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação - "Saber Comer" (Biblioteca Municipal)

No sentido de celebrar o Dia Mundial da Alimentação, foram desenvolvidas, no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, várias atividades de sensibilização para esta temática, tão importante para os jovens.

Assim, no passado dia 13 de outubro, os alunos dos 1.º e 2.º anos da EB1 Mina dirigiram-se à Biblioteca Municipal onde os esperavam momentos divertidos e instrutivos. As atividades desenvolvidas na Biblioteca, integradas no mês da alimentação, tiveram como mote “Os alimentos saudáveis” e vieram ao encontro das atividades relacionadas com a Semana da Alimentação das escolas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.

Os alunos assistiram a uma história projetada em powerpoint, “A sopa queima”, a que se seguiram jogos relacionados com a importância de uma alimentação saudável. Assim, os alunos tiveram oportunidade de participar na história, resolver sopas de letras, jogos de memória e jogos de adivinhas. O entusiamo e a participação ativa por parte dos alunos traduziram bem o sucesso das atividades, provas evidentes de que, cada vez mais e para benefício dos nossos alunos, a sala de aula, de vez em quando, deve extravasar o simples espaço físico da escola.









Sem comentários: