Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A Tradição do Dia de São Martinho

A Escola, como entidade promotora da cultura nacional e local, procura estimular, nos alunos, o espírito e o gosto pelas diferentes tradições e costumes do nosso país. É neste âmbito, e porque se trata de uma atividade profundamente enraízada na cultura tradicional portuguesa que promove o convívio entre os elementos da Comunidade Educativa, que, todos os anos, se celebra, nas diferentes instituições do Agrupamento, o Dia de S. Martinho.
Deixamos aqui os relatos de alguns destes acontecimentos.

S. Martinho no Jardim de Infância de Freixial do Campo

"No dia 11 de novembro de 2015, as crianças, a Educadora Maria e as Assistentes Operacionais de Freixial do Campo, D. Joaquina e D. Ângela, fizeram o magusto no Jardim. As crianças, no final do dia, levaram para casa um crachá e um cartucho com castanhas em formato de castanha feitos por elas. 

A Dra. Liliana, do Lar do Freixial do Campo, convidou-nos para irmos ao Lar almoçar com os idosos, pois eles tinham preparado um “teatrinho” sobre a Lenda de S. Martinho para apresentarem às crianças do Jardim de Infância. No final da apresentação, as crianças do Jardim disseram duas poesias sobre o Dia de S. Martinho e ofereceram um postal de agradecimento em formato de uma castanha.

As crianças adoraram este dia, pois foi um dia diferente!!!"



S. Martinho na Biblioteca S. Tiago

"Certo dia de novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura, surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola…

Este é o início da conhecida Lenda de S. Martinho ou da história de Martinho de Tours, um filho de um comandante romano que cresceu na região de Pavia, em Itália, no seio de uma família pagã. Criado para seguir a carreira militar, foi convocado para o exército romano quando tinha quinze anos, viajando por todo o Império Romano do Ocidente.

E foi tudo isto e muito mais que Martinho contou aos cerca de centena e meia de alunos do 1.º ciclo e seus professores, durante o dia 11 de novembro, dia dedicado a este célebre soldado romano que teve tempo para ir até à Biblioteca Escolar de S. Tiago e a todos encantar com as suas aventuras e peripécias. Na sessão de mediação de leitura, repleta de histórias e muita animação, as crianças foram ainda brindadas com uma canção com as primeiras castanhas do ano, que foram depois assadas e muito bem degustadas por todos no tradicional magusto na Escola de S. Tiago, numa celebração deste Dia de S. Martinho.

A professora bibliotecária, Carla Nunes"



Tradição de S. Martinho celebrada com alegria na EB de S. Tiago

No dia 10 de novembro, véspera de S. Martinho, realizou-se, na EB de S.Tiago, uma atividade diferente do habitual. A turma 3ST (2.º ano) não quis ficar indiferente à comemoração desta data e deixou de cantar as conhecidas canções de S. Martinho e das castanhas para cantar pela primeira vez, juntamente com a Professora de AEC de Música, Lídia Rodrigues, a Lenda de S. Martinho. Foi um momento diferente e apresentado com muito entusiasmo.



Magusto de Salgueiro do Campo - O testemunho das crianças

No dia 11 de novembro, as crianças do Jardim de Infância e da EB de Salgueiro do Campo passaram um dia divertido e diferente. Através das suas palavras e desenhos tão expressivos, partilharam connosco a alegria sentida e o que mais os entusiasmou na celebração do Dia de S. Martilnho. Publicamos alguns desses testemunhos que tanto nos cativaram também.





Magusto nas Sarzedas 

Os alunos do Jardim de Infância e da E.B.1 de Sarzedas confraternizaram alegremente no magusto realizado no dia 12 de novembro de 2015. A atividade contou com a presença dos pais e restante comunidade educativa. Foi cumprida a tradição, tendo-se as crianças enfarruscado no meio de muita brincadeira. 

Associada a esta atividade prestou-se uma justa homenagem a uma benemérita local que graciosamente equipou o parque infantil anexo ao Jardim de Infância, contando-se para o efeito com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, entre outras individualidades. 

Seguiu-se um lanche/convívio.


Comemoração do Dia de S. Martinho – Clube “O Mocho”

Todos os anos o Clube da Floresta “O Mocho” celebra o Dia de S. Martinho. Esta atividade faz parte integrante do Plano de Atividades do Clube e tem como finalidade, para além do convívio entre os alunos e da promoção do próprio Clube na Comunidade Educativa, sensibilizar para a importância da Floresta, nomeadamente como fonte de produtos alimentares.

Este ano, e uma vez que as reuniões intercalares decorreram na semana do dia 11 de novembro, o tradicional Magusto teve de ser adiado. Assim, foi no dia 18 de novembro que os elementos do Clube percorreram o espaço escolar distribuindo pelos elementos da Direção, professores, funcionárias da Secretaria e assistentes operacionais as saborosas castanhas acondicionadas em ouriços de cartolina feitos pelos alunos ou embrulhadas no habitual cartucho de papel.

Como conclusão desta excelente tarde, teve lugar um convívio na sala 2, em que os alunos e professores responsáveis pelo Clube degustaram, também eles, a sua parte das castanhas, acompanhadas, como é óbvio, por uma bebida adequada à sua idade: um excelente sumo vitaminado!






EB Afonso de Paiva - Alegria à volta da fogueira

Na tarde do dia 13 de novembro, os meninos das cinco turmas da Escola Básica Afonso de Paiva fizeram o seu magusto, que teve pela primeira vez uma pequena fogueira. A alegria foi enorme, assim como a vontade de comer as castanhas assadas. Foi uma tarde bem passada!



S. Martinho com castanhas, guitarras e canções

O final do dia 11 de novembro foi vivido de forma muito animada pelo pessoal docente e não docente do AE Afonso de Paiva e respetivas famílias. O dia era de comemoração e, num jantar organizado pela Direção do Agrupamento, foram muitos os amigos que se juntaram para celebrar o Dia de S. Martinho, tradição tão característica da cultura popular portuguesa.
Não faltaram as castanhas e tudo o que compõe uma boa mesa. A boa disposição reinou e, no final, reunidos à volta dos nossos músicos, os convivas cantaram ao som das guitarras e do cavaquinho. Acertaram-se os ritmos, ajustou-se o tom, afinaram-se as vozes e todos entoaram animadas e divertidas canções populares, numa alegria e entusiasmo crescentes.
Ficou o desejo do próximo encontro, de mais música e de mais canções. Ficou, também, o convite a todos para integrarem o coro Afonso de Paiva que promete animar futuros convívios com um apelativo programa musical.



http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=30

Sem comentários: