Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

La Saint Valentin/ El Día de San Valentín

O grupo disciplinar de Francês/Espanhol desenvolveu, na semana de 11 a 15 de fevereiro, a atividade Día de San Valentín / Saint Valentin, integrada no Plano Anual de Atividades, nas turmas do 7.º ano.
Os alunos de Francês visualizaram um site francófono interativo alusivo ao tema, contextualizando a história de São Valentim que deu origem às mensagens sentimentais. Os alunos aprenderam também expressões francesas em torno da palavra coeur (coração), como “coeur d’artichaut”, “coeur à prendre” ou “coeur brisé”.
Por sua vez, na disciplina de Espanhol e em contexto de sala de aula, os alunos tiveram contacto com postais e quadras alusivos ao tema.
Depois desta contextualização, todos os alunos conceberam um postal de forma autónoma com dedicatórias alusivas ao dia, pintando, recortando, colando e copiando quadras nas respetivas línguas. E no final da atividade, foram premiados os melhores trabalhos com a atribuição de um prémio.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Dia Mundial das Doenças Raras

 A data é comemorada em mais de 60 países do mundo e visa alertar a população para este tipo de doenças e para as dificuldades que os doentes que padecem de doenças raras enfrentam diariamente.
As doenças raras são doenças crónicas, graves e degenerativas que colocam em risco a vida dos doentes. Na União Europeia, consideram-se doenças raras as que têm uma prevalência inferior a cinco em 10 000 pessoas.
Existem entre 6000 a 8000 doenças raras, a maioria de origem genética. Estima-se que as doenças raras afetam perto de 40 milhões de pessoas na Europa, especialmente crianças.
Todas as semanas são descobertas novas doenças raras. A deteção de doenças raras é um processo demorado e minucioso, pois as manifestações e sintomas das doenças podem ser lentos e demorar anos.

Doenças Raras em Portugal

Em média, 5 a 6% da população portuguesa poderá vir a sofrer de uma doença rara.
As doenças raras mais frequentes são as genéticas e as reumatológicas.
Alguns tipos de cancro são considerados doenças raras devido ao baixo número de incidências registadas.
 Adaptado de http://www.calendarr.com

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Dia Europeu da Vítima de Crime

Este dia foi criado para recordar e assinalar os direitos de todas as pessoas que foram e que são vítimas de crime. A sua origem deve-se à ação do fórum europeu (Victim Support Europe), que agrega serviços de apoio às vítimas nacionais de duas dezenas de países da Europa.
Em Portugal as iniciativas deste Dia Europeu da Vítima de Crime estão a cargo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que costuma comemorar o dia com seminários, entre outros projetos, com o objetivo de promover a defesa dos direitos das vítimas de crimes.


Adaptado de http://www.calendarr.com

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Educação para a Cidadania – Sessões da EAPN na EB Afonso de Paiva

No âmbito do projeto “Crescer em Cidadania V”, de 1 a 17 de fevereiro, foram dinamizadas, na Escola Básica Afonso de Paiva, diversas sessões destinadas aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, promovidas pelo Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza.

Durante as aulas de Oferta Complemetar que, na Afonso de Paiva, têm por tema aglutinador a Educação para a Cidadania, a orientadora das sessões, Paula Montez, técnica do Núcleo Distrital de Castelo Branco, dinamizou diversas atividades, tendo por base os seguintes objetivos: “Educar para a Cidadania”; “Reflectir sobre as questões da igualdade, da cidadania, dos direitos humanos, relacionando-os com situações do quotidiano de pobreza e exclusão social”; “Aprofundar os conhecimentos sobre os direitos humanos”; “Relacionar necessidades humanas com direitos humanos”.

Em cada sessão foram apresentados e usados diversos materiais, designadamente a Carta da Convenção dos Direitos da Criança e a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Houve ainda espaço para a realização de diversos jogos interativos e outras atividades que despertaram muito interesse junto dos nossos jovens. No 2.º Ciclo, estes ouviram e refletiram sobre a história “O mundo da Isabela”, explorando sentimentos, a relação das situações narradas com o quotidiano dos alunos e a identificação dos direitos não respeitados. No 3.º Ciclo, foi desenvolvida a atividade “Conheces os teus direitos?”, com base nos seguintes materiais: “Cartas dos Direitos”, “Cartas dos Castigos” e “Lista dos Direitos Neutralizadores”. A todos foi solicitada uma análise sobre situações problemáticas, levando os alunos a uma reflexão crítica propiciadora de um maior conhecimento das temáticas, o desenvolvimento de atitudes e valores e a conciencialização da necessidade de defender/respeitar direitos para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Como refere o projeto “Crescer em Cidadania V”, pretende-se “Trabalhar a forma de pensar, resolver problemas complexos, melhorar as condutas evidenciadas no relacionamento com o Outro, bem como ampliar o seu grau de preparação para entrarem na vida ativa e nela obterem sucesso pessoal e profissional.” O AE Afonso de Paiva agradece o trabalho e a presença do Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal na escola-sede e o importante contributo para esta missão que é, também, a da Escola – uma missão que procuramos diariamente concretizar através de diversos projetos para os quais contamos com o inestimável apoio dos nossos parceiros.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Dia Internacional da Criança com Cancro

Esta data mundial visa ajudar todas as crianças vítimas de cancro a ter acesso a melhores tratamentos e medicamentos e ao mesmo tempo ajudar as famílias e amigos das crianças vítima da doença.
Todos os anos são diagnosticados em Portugal 350 novos casos de cancro em crianças. Os especialistas defendem que o diagnóstico precoce é fundamental, permitindo salvar 8 em cada 10 crianças.
Os tipos de cancros mais frequentes nas crianças são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).

Cancro Infantil em Portugal

Portugal é o segundo país europeu, e o terceiro no mundo, com mais dadores de medula óssea por milhão de habitantes.

Sinais a ter em conta na deteção precoce do cancro infantil

  • manchas brancas nos olhos
  • estrabismo súbito
  • cegueira
  • febre inexplicável prolongada
  • perda súbita de peso
  • palidez
  • fadiga
  • sangramento fácil
  • ossos doridos
  • dores inexplicáveis nas articulações e costas
  • fraturas fáceis
  • mudança ou deterioração da caminhada equilíbrio ou no discurso
  • inchaço na região da cabeça
Todos os anos são diagnosticados 13000 novos casos de cancro infantil (até aos 19 anos de idade) na Europa. A taxa de cura ronda os 75%, mas o cancro continua a ser a principal causa de morte nas crianças após 1 ano de vida.

Adaptado de http://www.calendarr.com

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Dia dos Namorados

Dia dos Namorados, ou dia de São Valentim, celebra-se a 14 de fevereiro. Este dia é conhecido por ser o dia mais romântico do ano, no qual os casais trocam mensagens, cartas, presentes e outras ofertas, de forma a mostrar e comemorar o amor que sentem um pelo outro.



Prendas para o Dia dos Namorados

Rosas vermelhas, chocolates, peluches e perfumes são alguns dos presentes mais oferecidos no Dia dos Namorados.
Mensagens para o Dia dos Namorados
Neste dia deve declarar o seu amor pela pessoa amada. Seja através de uma carta, postal, vídeo ou até dedicando uma música à sua cara metade, expresse o seu amor de forma romântica. Dedique-lhe e cante-lhe também músicas românticas.
Envie uma frase de Dia dos Namorados ou mensagem romântica para o seu namorado(a).

Ideias para o Dia dos Namorados

Se ainda não encontrou o programa ideal para o Dia dos Namorados e procura uma atividade barata, veja as seguintes sugestões:
  • Na hora de almoço, vá buscar a(o) sua(seu) namorada(o) e surpreenda-o com um bonito piquenique à beira mar ou num parque verde.
  • Prepare uma refeição gourmet. Pesquise receitas em livros de culinária ou blogues e ponha mãos à obra. Brinde ao amor com um bom vinho. Vai ver que o seu trabalho vai valer a pena.
  • Alugue uma moto e vá buscar a sua cara metade para um romântico passeio à beira mar ou até um local emblemático para os dois.
  • Escreva uma carta muito romântica e coloque na mala da sua amada ou, por exemplo, no casaco do seu amado.
  • Faça uma montagem com as melhores fotografias do casal. Escolha as fotografias mais simbólicas e que representem os momentos mais importantes da vossa relação.

Origem do dia dos Namorados

A história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. O Imperador Romano Claudius II proibiu os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas tropas. Um sacerdote da época, de nome Valentim, desrespeitou este decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Antes conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões neste dia, os chamados "valentines".
 Adaptado de http://www.calendarr.com

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Dia Mundial do Doente

A data foi instituída a 11 de fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.
A efeméride, em memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes (França), é celebrada todos os anos pela Igreja Católica.

Dia Mundial do Doente em Portugal

O Dia Mundial do Doente é celebrado em Portugal através da celebração de missas e de ações que visam sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de apoiar e ajudar todas as pessoas doentes.
 Adaptado de http://www.calendarr.com

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Dia Internacional da Internet Segura

Este dia mundial da internet segura comemora-se todos os anos em fevereiro com o objetivo de promover a utilização segura da internet pelas pessoas, sobretudo pelas crianças, mais propícias a riscos nesta rede mundial de comunicação.
A iniciativa é da Rede INSAFE, que junta as organizações que desenvolvem a utilização consciente da Internet na União Europeia.


Tema do dia

Todos os anos, este dia, também conhecido como Safer Internet Day, apresenta um tema diferente. O tema de 2016 é: "Assuma o seu papel para uma internet melhor". O tema de 2015 foi: “Vamos criar uma internet melhor juntos”. Durante a segunda semana de fevereiro decorre a semana da internet segura, com muitas iniciativas nas escolas portuguesas que incentivam a segurança na internet.

Regras da internet segura

  • Criar uma password forte e segura
  • Mudar de password de 6 em 6 meses
  • Não ligar todas as contas entre si
  • Não repetir passwords entre contas
  • Fazer compras somente em sites seguros (“https”) e no computador pessoal
  • Atualizar antivírus e restante software do computador
  • Limpar a cache do computador
  • Proteger a rede sem fios de internet com password segura
Adaptado de http://www.calendarr.com

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Como Estudar?

Muitos dos insucessos escolares têm origem na ausência de um método de estudo, na irregularidade dos hábitos de trabalho, na má distribuição do tempo ou em falhas que podem não parecer ter grande importância, mas que influenciam os resultados escolares a curto e a longo prazo.
Nas tarefas relativas ao estudo tem presente os seguintes aspetos.
 O medo de tirar maus resultados é o pior empecilho para o estudo. Não estudes apenas por notas, mas também porque aprender contribuirá para ficares diferente e mais bem preparado para a vida.
 Dedica-te a todas as disciplinas. No teu horário semanal de estudo deves contemplar todas as disciplinas, bem como o tempo que vais estudar cada uma delas.
 Deverás dedicar mais tempo às matérias em que sentes mais dificuldades, mesmo que gostes menos da disciplina em questão.
Não confundas não gostar do professor com não gostar da matéria.
 Se estás preocupado com algum problema, não adianta tentares estudar se não conseguires estar concentrado. Procura conversar com alguém.
 Não estudes de seguida duas matérias parecidas. Intercala Línguas com Ciências da Natureza/Biologia, Matemática com Geografia, etc…
 Evita procurar desculpas para não teres de enfrentar uma dificuldade e desistires. A persistência e a motivação são a chave….
 Antes de iniciares uma tarefa de estudo, planeia a tua sessão para te orientares: fazer revisões de um capítulo? Compreender um assunto que não ficou suficientemente claro durante a aula? Traçar um gráfico? Comparar a informação que obtiveste na aula com a que o teu livro apresenta sobre o mesmo assunto, pesquisar sobre determinado tema?
           Inicia uma sessão de estudo por uma visão global da matéria. Vai até ao final… No final, faz um resumo do que conseguiste reter. No entanto, esta não se pode considerar uma aprendizagem efetiva. Estudando deste modo, apenas se consegue uma visão superficial da matéria!
           Consulta o dicionário para que não fiquem palavras no texto ou no problema cujo significado não seja absolutamente claro. Estás, agora, na fase analítica. Não deixes frases e períodos sem compreensão integral.
  Faz desenhos, esquemas e esboços do assunto. Tornar visível o que se estuda facilita a compreensão.
Sublinha, põe sinais ou notas nas margens do livro. Ajudar-te-á a recordar aspetos essenciais.
 Responde às tuas próprias perguntas. É uma boa forma de conseguires perceber o que não ficou bem assimilado.
 Chegou a hora da síntese. Regras, definições e esquemas são sínteses. Elimina tudo o que não for fundamental. Fica com o essencial.
 Faz, agora, o controlo: vê se sabes aplicar o que pensas ter aprendido. Não se trata de repetir apenas… Tenta aplicar em novas situações, por generalização – um caso mais difícil, ou por transferência – um caso diferente.
 Não adianta efetuar longos períodos de estudo. Divide os períodos em pequenas etapas, intercaladas de alguns minutos de intervalo.
  Durante os períodos de estudo, deverás fazer intervalos de 5 a 10 minutos, em cada 30 minutos.
  Uma sessão de estudo não deverá ultrapassar 3 horas seguidas ou, então, se o período de estudo perfizer 4 horas, faz uma pausa intercalar de 30 minutos.
Nunca te esqueças que quando não consegues aprender alguma coisa será porque falta algo que serve de base à nova aprendizagem ou tipo de atividade. Procura conhecer-te em cada etapa da tua aprendizagem.
Seguindo estas estratégias, saberás aperfeiçoar as tuas capacidades e desenvolver outras necessárias à tua vida de estudante.

 BOM TRABALHO!
                                                                                              A Psicóloga do SPO
Cidália Ribeiro

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

O objetivo do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os fatos reais da doença.
A celebração deste dia baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e tratamento do cancro.

Cancro em Portugal

Em Portugal morrem 70 pessoas por dia com cancro, o que significa que, a cada hora que passa, 3 pessoas morrem vítimas da doença. No total, por ano são registados 25.000 óbitos.
Os cancros que mais matam são os do cólon, reto e ânus, assim como os cancros da laringe, brônquios, pulmão e estômago.

Dados sobre o cancro

  • O cancro é uma das principais causas de morte no mundo. Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem vítimas de cancro e estima-se que a doença é responsável por mais de 84 milhões de mortes entre 2005 e 2015.
  • O cancro contabiliza mundialmente mais mortes que VIH/SIDA, tuberculose e malária juntos. Das 7,6 milhões de mortes por cancro no mundo em 2008, mais de 55% ocorreram em regiões menos desenvolvidas. Em 2030, estima-se que de 60 a 70% dos 21,4 milhões de novos casos de cancro ocorrerão nos países em desenvolvimento.
  • De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.
  • Estima-se que o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20 a 40 anos, especialmente nos países em desenvolvimento.
Adaptado de http://www.calendarr.com