Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
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Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Como Estudar?

Muitos dos insucessos escolares têm origem na ausência de um método de estudo, na irregularidade dos hábitos de trabalho, na má distribuição do tempo ou em falhas que podem não parecer ter grande importância, mas que influenciam os resultados escolares a curto e a longo prazo.
Nas tarefas relativas ao estudo tem presente os seguintes aspetos.
 O medo de tirar maus resultados é o pior empecilho para o estudo. Não estudes apenas por notas, mas também porque aprender contribuirá para ficares diferente e mais bem preparado para a vida.
 Dedica-te a todas as disciplinas. No teu horário semanal de estudo deves contemplar todas as disciplinas, bem como o tempo que vais estudar cada uma delas.
 Deverás dedicar mais tempo às matérias em que sentes mais dificuldades, mesmo que gostes menos da disciplina em questão.
Não confundas não gostar do professor com não gostar da matéria.
 Se estás preocupado com algum problema, não adianta tentares estudar se não conseguires estar concentrado. Procura conversar com alguém.
 Não estudes de seguida duas matérias parecidas. Intercala Línguas com Ciências da Natureza/Biologia, Matemática com Geografia, etc…
 Evita procurar desculpas para não teres de enfrentar uma dificuldade e desistires. A persistência e a motivação são a chave….
 Antes de iniciares uma tarefa de estudo, planeia a tua sessão para te orientares: fazer revisões de um capítulo? Compreender um assunto que não ficou suficientemente claro durante a aula? Traçar um gráfico? Comparar a informação que obtiveste na aula com a que o teu livro apresenta sobre o mesmo assunto, pesquisar sobre determinado tema?
           Inicia uma sessão de estudo por uma visão global da matéria. Vai até ao final… No final, faz um resumo do que conseguiste reter. No entanto, esta não se pode considerar uma aprendizagem efetiva. Estudando deste modo, apenas se consegue uma visão superficial da matéria!
           Consulta o dicionário para que não fiquem palavras no texto ou no problema cujo significado não seja absolutamente claro. Estás, agora, na fase analítica. Não deixes frases e períodos sem compreensão integral.
  Faz desenhos, esquemas e esboços do assunto. Tornar visível o que se estuda facilita a compreensão.
Sublinha, põe sinais ou notas nas margens do livro. Ajudar-te-á a recordar aspetos essenciais.
 Responde às tuas próprias perguntas. É uma boa forma de conseguires perceber o que não ficou bem assimilado.
 Chegou a hora da síntese. Regras, definições e esquemas são sínteses. Elimina tudo o que não for fundamental. Fica com o essencial.
 Faz, agora, o controlo: vê se sabes aplicar o que pensas ter aprendido. Não se trata de repetir apenas… Tenta aplicar em novas situações, por generalização – um caso mais difícil, ou por transferência – um caso diferente.
 Não adianta efetuar longos períodos de estudo. Divide os períodos em pequenas etapas, intercaladas de alguns minutos de intervalo.
  Durante os períodos de estudo, deverás fazer intervalos de 5 a 10 minutos, em cada 30 minutos.
  Uma sessão de estudo não deverá ultrapassar 3 horas seguidas ou, então, se o período de estudo perfizer 4 horas, faz uma pausa intercalar de 30 minutos.
Nunca te esqueças que quando não consegues aprender alguma coisa será porque falta algo que serve de base à nova aprendizagem ou tipo de atividade. Procura conhecer-te em cada etapa da tua aprendizagem.
Seguindo estas estratégias, saberás aperfeiçoar as tuas capacidades e desenvolver outras necessárias à tua vida de estudante.

 BOM TRABALHO!
                                                                                              A Psicóloga do SPO
Cidália Ribeiro

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