Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 26 de novembro de 2016

15 de novembro – Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Dia 15 de Novembro foi o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma língua gramaticalmente estruturada com caráter linguístico e neuropsicológico.
A LGP é por definição a língua natural dos surdos. Tem como caraterística mais marcante, e que a distingue das outras, o uso linguístico do espaço. É uma língua visuomotora, cuja produção se processa através dos gestos e das expressões facial e corporal, sendo a sua captação feita por via visual.
Consulte aqui o folheto informativo da Equipa EREBAS do nosso agrupamento: 

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres


Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

Violência contra as mulheres em Portugal

85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres. A violência doméstica contra as mulheres abarca vítimas de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos. As vítimas de violência doméstica em Portugal podem recorrer à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) que além de prestar apoio às vítimas organiza eventos especiais neste dia.

Origem da data

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde 1999 que se tem celebrado este dia pelo mundo.
A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

Adaptado de www.calendarr.com

AE Afonso de Paiva no Simpósio “Aprender no Século XXI – Mais Exercício, Maior Sucesso, Melhor Futuro”

O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva participou no simpósio de âmbito internacional “Aprender no Século XXI – Mais Exercício, Maior Sucesso, Melhor Futuro”, que decorreu no dia 21 de outubro, na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, e no qual intervieram diversas personalidades de relevo ao nível científico, pedagógico, associativo e político. Para o debate da tarde, o Diretor do AE Afonso de Paiva, Rui Duarte, foi convidado a partilhar as boas práticas desenvolvidas no nosso agrupamento no âmbito da disciplina de Educação Física e do Desporto Escolar.

 



quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Gaguez: como ajudar?

A gaguez é uma perturbação da comunicação caracterizada pela interrupção do fluxo do discurso, através de repetições, prolongamentos e/ou bloqueios, por vezes acompanhada por outros movimentos associados, como o piscar de olhos e outros movimentos atípicos do corpo.
 O início
De forma generalizada, a gaguez surge entre os 2 e os 4 anos, depois de a criança já ter começado a falar. Em 80% dos casos desaparece pouco tempo depois, estimando-se que 4% das crianças atravessem uma fase em que repetem ou prolongam sons. Ao aparecer na infância pode, posteriormente, prolongar-se e agravar-se durante a vida adulta, tornando-se assim crónica (cerca de 1% da população mundial).

Causas
Ao contrário da imagem estereotipada de que a gaguez terá origem na ansiedade e no nervosismo, não estamos a falar de uma perturbação de causa emocional. Claro que as emoções poderão fazer gaguejar mais, mas isso também acontece com quem não gagueja. Quando estamos nervosos, ansiosos, ou até mesmo emocionados, as disfluências aparecem com maior frequência.
Investigações na área da genética, neuro-imagem e coordenação motora têm vindo a demonstrar que poderemos estar perante uma perturbação causada por um problema de integração dos “circuitos neurológicos”. Circuitos que transformam a linguagem em suaves movimentos motores sincronizados (fala). Sabe-se ainda que muitas pessoas que gaguejam poderão ter uma predisposição genética. Estes fatores, em conjunto com o desenvolvimento da criança e o meio ambiente, poderão explicar o início e a permanência deste quadro clínico.


Fatores de risco
O conhecimento dos fatores de risco permite realizar um diagnóstico precoce, o que possibilita o rápido acesso a tratamento, que promove o desaparecimento ou a redução dos sintomas da gaguez, assim como minimiza o impacto negativo na qualidade de vida das crianças que gaguejam.
Quando as crianças apresentam alguns ou todos estes sinais de alarme, os pais devem procurar um profissional especializado em gaguez, para que este forneça estratégias e determine qual o melhor tratamento.

Fatores de risco para a Gaguez
Fatores de Risco
Risco Elevado
História familiar de gaguez
Quando existe um ou mais familiares que gaguejam
Idade de incidência da gaguez
Início de gaguez após os três anos e meio
Tempo de duração desde o início da gaguez
Gagueja há 6/12 meses ou mais
Género
Masculino
Produção de fala
Dificuldades de fala, dificuldade em compreender a criança
Competências linguísticas
Nível linguístico demasiado avançado, atrasado ou com perturbação

Impacto
As manifestações da gaguez não se resumem à fala, mas também nas atitudes perante a comunicação. A maioria das pessoas que gagueja evita, por exemplo, falar em público, falar com um desconhecido, participar na escola, entre outras situações, que naturalmente podem suscitar vergonha e embaraço por parte de quem as vive e conduzir a uma redução de oportunidades.
Para 1% da população mundial que gagueja, tarefas diárias como utilizar o telefone, pedir direções ou fazer um pedido no restaurante pode ser algo muito difícil.
O medo de falar, de ser gozado ou o simples receio de enfrentar a impaciência das pessoas, são fatores que poderão condicionar a socialização desde muito cedo, normalmente desde os cinco anos.


A Terapia da Fala pode ajudar
Apesar de a gaguez ainda não ter cura, tem tratamento. Uma terapia para a gaguez em fase precoce pode inclusive conduzir à remissão em crianças. Noutros casos, a terapia pode minimizar os sintomas da gaguez, ajudar a comunicação no geral e melhorar a qualidade de vida de quem gagueja.
Como posso ajudar o meu filho?
Nas abordagens na infância, os pais têm um papel fulcral. São aliados terapêuticos únicos e preponderantes no sucesso terapêutico, privilegiando o contacto visual, o chamado “olhos nos olhos”, demonstrando à criança que tem interesse efetivo no que esta quer transmitir e demonstrando-se disponível. Esta disponibilidade poderá ser demonstrada, não apenas por palavras, mas também através da linguagem não verbal (gestos, expressões faciais, sorriso, toques). Deve mostrar que está atento ao seu discurso e que não importa o modo/forma como o faz, mas sim a mensagem/conteúdo que esta expressa.
O que não deverá acontecer é qualquer tipo de reparo à gaguez da criança, o que funciona como um reforço negativo, algo que transmite sempre a mensagem de: “a tua fala não está bem”. Ao contrário de fazer reparos, faça antes elogios quando a criança tem um discurso fluente. Isso trar-lhe-á mais confiança e prazer na comunicação.
É precisamente a sensação de que existe um espaço de tolerância, de respeito, de segurança, que permite à criança explorar o meio, experienciar, descobrir, sempre com a certeza que, mesmo quando a gaguez surge, poderá sempre contar com este espaço de amor incondicional e aceitação total.

A Terapeuta da Fala, Liliana Lucas

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Dia Mundial do Olá

O “olá” é uma palavra muito simples que muitas vezes faz toda a diferença, permitindo o contacto entre pessoas desconhecidas e o quebrar do gelo ou do silêncio numa sala.
O objetivo no Dia do Olá é dizer “olá” a 10 pessoas diferentes, promovendo o contacto entre as pessoas e a paz. Com este dia tent-se mostrar aos líderes mundiais que os problemas resolvem-se pela comunicação e não pelo uso da força.
Se deixou de falar com alguém, também pode aproveitar para lhe dizer olá e para retomar o contacto nesta data.
Este dia surgiu em 1973 em resposta à guerra Yom Kippur (guerra árabe-israelita), por ação de dois professores universitários norte-americanos (Brian McCormack da Universidade do Arizona e Michael McCormack da Universidade de Harvard). Atualmente é celebrado em mais de 180 países do mundo, podendo-se até enviar cartões digitais online em sites específicos deste Dia do Olá.
Políticos, líderes religiosos, vencedores do Nobel da Paz e celebridades são alguns dos maiores promotores deste dia.

Adaptado de www.calendarr.com

domingo, 20 de novembro de 2016

Dia Internacional dos Direitos das Crianças

Origem da Data
A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.
Em Portugal realizam-se atividades solidárias como é o exemplo do Dia Nacional do Pijama, onde as crianças vão de pijama para a escola, relembrando o direito de todas as crianças a terem um lar, uma família e a proteção da sociedade.

Declaração Universal dos Direitos das Crianças

A Declaração dos Direitos da Criança foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo a seguinte redação:


  • Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.
  • Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica, do tráfico humano e do trabalho infantil.
  • Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importando a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
  • Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.
  • Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
  • Todas as crianças têm direito a alimentação, habitação, recreação e atendimento médico.
  • As crianças portadoras de deficiências, físicas ou mentais, têm o direito à educação e aos cuidados especiais.
  • Todas as crianças têm direito ao amor, à segurança e à compreensão dos pais e da sociedade.
  • Todas as crianças têm direito à educação.
  • Todas as crianças tem direito de não serem violadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós, parentes, ou mesmo a sociedade.




Adaptado de www.calendarr.com

sábado, 19 de novembro de 2016

Projeto +Contigo

Conforme já aqui noticiado, em outubro iniciámos o 2.º ano de implementação deste projeto com uma sessão de sensibilização e informação dinamizada pela enfermeira Maria Odete Vicente, enfermeira-chefe da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, sediada no Centro de Saúde de S. Tiago.
Partilhamos alguns registos desta sessão destinada aos professores que lecionam o 8.º ano - nível em que o projeto será implementado. Durante a mesma, pretendeu-se alertar para a necessidade de implementação deste projeto num setor etário em que os problemas próprios da adolescência levam, por vezes, a situações de depressão, dificuldades de integração e comportamentos disruptivos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Dia Europeu do Antibiótico

Apelar para o uso racional dos antibióticos é o objetivo deste Dia Europeu do Antibiótico.
A utilização incorreta dos antibióticos torna o seu efeito menos eficaz. Pior do que isso, a auto medicação com antibióticos carrega consigo vários riscos para a saúde do paciente, sendo esta data aproveitada para se fazer uma chamada de atenção por parte dos profissionais de saúde para esses malefícios. Os profissionais são responsáveis por incentivar os cidadãos a usar antibióticos de forma responsável e eficaz.
Este dia é uma iniciativa do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), à qual Portugal adere todos os anos, disponibilizando materiais informativos alusivos a esta temática aos profissionais e aos cidadãos e realizando jornadas, colóquios e sessões de esclarecimento, entre outros.

Curiosidades sobre antibióticos

  • Metade dos europeus julga erradamente que os antibióticos combatem gripes e constipações.
  • Um terço dos europeus não sabe que os antibióticos podem ter efeitos secundários.
  • O uso racional de antibióticos pode ajudar a travar o aumento da resistência bacteriana, assim como a manter a eficácia do uso de antibióticos em futuras gerações.




Adaptado de www.calendarr.com

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Dia Mundial do Não Fumador

A data visa sensibilizar as populações para os factores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar. É assim um dia de reflexão mas também de ação, podendo ser o dia ideal para se decidir a deixar de fumar.

Atividades do Dia Mundial do Não Fumador

Rastreios gratuitos e ações de prevenção e sensibilização dos malefícios do tabaco são alguns dos eventos organizados no Dia Nacional do Não Fumador.
Neste dia pode desafiar-se a deixar de fumar. Também pode desafiar um amigo a deixar de fumar consigo. Quem fumar menos por dia e for o primeiro a deixar de fumar ganha.
O tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas. Ele é uma das causas principais do cancro do pulmão, da doença pulmonar obstrutiva crónica e da doença cérebro-vascular, por exemplo.
Falta de ar e tosse compulsiva são alguns dos factores que devem ser vigiados com regularidade pelos fumadores.
A Comissão de Trabalho de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia refere que 75% dos jovens portugueses não fumam.

Frases do Dia Mundial do Não Fumador

  • Pelo seu coração...não fume!
  • Fumar para quê?
  • Fumar? Não obrigado, gosto de viver.
  • Cada cigarro é um prego no caixão.
  • Não fume. Se não for por si, então que seja por aqueles que o amam.
Adaptado de www.calendarr.com

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Dia Internacional da Tolerância



A data foi aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.
A celebração do Dia Internacional da Tolerância visa promover o bem estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações. É um dia destinado não só aos governos e organizações mas também às comunidades e aos cidadãos, cabendo a todos promover a tolerância no seu espaço e no mundo.
Realizam-se neste dia encontros, debates, campanhas de informação, entre outras iniciativas. O ênfase vai para a educação para a tolerância e para as várias formas de injustiça, opressão, racismo e discriminação, assim como para as consequências deste na sociedade.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A instauração da data é baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nomeadamente nos artigos 18, 19 e 26:
  • Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião.
  • Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão.
  • A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos.
Adaptado de www.calendarr.com

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.
Neste dia os programas televisivos podem apresentar linguagem gestual, assim como se podem realizar cursos e outras iniciativas especiais a valorizar esta silenciosa linguagem. A GNR relembra a existência do serviço "SMS Segurança" (número 96 10 10 200) para a receção de emergências de pessoas surdas ou com dificuldades auditivas.
A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua receção visual. Esta linguagem possui um vocabulário especial e uma gramática própria.
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Linguagem Gestual Portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.
Adaptado de www.calendarr.com

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Dia Mundial da Diabetes



Origem do Dia Internacional da Diabetes
Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.
A data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.

O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.
Todos os anos se celebra o dia com a organização da Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. "Olhos na diabetes" é o tema para 2016.

Objetivos deste dia

As campanhas do Dia Mundial da Diabetes visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes. Para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento da diabetes de forma a compreender a doença e prevenir as complicações.
Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em dois adultos com diabetes não está diagnosticado. 670 mil milhões de dólares são gastos por ano em custos de saúde com a diabetes.

Dia Mundial da Diabetes em Portugal

Este dia da Diabetes é comemorado também em Portugal, com a promoção da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, juntamente com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. Caminhadas pela diabetes é um exemplo de iniciativas deste dia.
Adaptado de www.calendarr.com

domingo, 13 de novembro de 2016

Dia Internacional do Trava-Línguas


A data é celebrada anualmente no segundo domingo de novembro. O objetivo é melhorar a enunciação, impressionar os amigos e divertir-se ao mesmo tempo.
Trava-línguas é um conjunto de palavras que forma uma frase de complexa articulação devido à existência de sons que exigem movimentos repetitivos e pouco comuns à língua.

Trava-línguas populares portugueses

Neste dia divirta-se a pronunciar trava-línguas aos seus amigos e familiares:
O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.
Num prato de trigo tragam três tigres. Três tigres tragam trigo num prato dum trago. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato dum trago.
O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso e rápido a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso e rápido a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o ruidoso rei da Rússia.~

- Raio! – ralhou o rei. – rato rapace!
- Raça! – rugiu o rato. – é rija a rolha!



sábado, 12 de novembro de 2016

Semana da Alimentação - EB Mina

Na Semana da Alimentação, que decorreu de 17 a 21 de outubro, a “Galinha Ruiva” veio até à Escola da Mina pedir aos alunos da turma dos 1.º/2.º anos que a ajudassem a fazer o pão que os amigos da história em que ela é a protagonista se recusaram a fazer e os meninos e meninas desta turma aceitaram o desafio. Amassaram, tenderam e, depois de cozido, provaram. Hum! Que delícia estava o pão barrado com a marmelada que também ajudaram a fazer com os marmelos gentilmente oferecidos pelos pais e alunos dos petizes.

Como isto de alimentação é assunto sério, recebemos na nossa escola uma aluna finalista da Escola Superior de Saúde que nos relembrou o que fazer para termos hábitos de alimentação saudável e equilibrada. (...)