Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Ler livros: uma dieta muito saudável!

Foi no dia 16 de outubro de 1945 que a ONU (Organização das Nações Unidas) fundou um grupo especial dedicado à Alimentação e à Agricultura.
Por esse motivo, é essa a data escolhida, desde 1979, para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, com o objetivo de alertar para a fome e desnutrição que ainda existem em muitas partes do mundo e, em especial, ajudar os países em desenvolvimento a obter os recursos económicos e técnicos necessários para conseguirem produzir a sua comida.
A Biblioteca Escolar (BE) de S. Tiago assinalou a data junto das 7 turmas da Escola Básica de S. Tiago, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, com uma das dietas mais saudáveis do mundo: a leitura de bons livros!
A Educadora Maria da Luz Lopes, da equipa da BE, preparou o menu e apresentou aos cerca de 150 alunos uma ementa deliciosa repleta de legumes e fruta, a partir do conto de Hans Christian Andersen “A princesa e a ervilha” e de histórias de meninos e meninas que não gostam de sopa nem de fruta e ainda houve tempo para falar acerca do processo do nascimento e do crescimento de uma semente, com a história de Christian Voltz “Ainda nada?”.
A nossa saúde passa pelo que comemos, mas a vida deve ser saboreada e uma boa forma de crescermos de forma saudável passa também por fazermos leituras frescas e saborosas. Na biblioteca escolar podes sempre encontrar o melhor para ler e sonhar!

A professora bibliotecária, Carla Nunes

Sem comentários: