Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Dia Mundial da Diabetes- EB Mina

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial da Diabetes.
Para assinalar este dia, veio à nossa escola o senhor enfermeiro Nelson Cardoso da UCCCB que nos falou dos sintomas, das causas e do tratamento da Diabetes.
Vimos dois filmes educativos: “A Universidade da Criança” e “Os lanches da Ema”.
Ficámos a saber que a Diabetes é uma doença que não tem cura e que, para a prevenirmos, devemos fazer exercício físico e ter uma alimentação saudável.
                                                                             
Notícia elaborada pelo aluno Afonso Cordeiro, da turma 1M
-----

Mais fotografias em (publicação de 23/11/2017): Facebook Afonso de Paiva




terça-feira, 12 de dezembro de 2017

EB São Tiago – Projeto Jardim-Horta na Escola

Com o objetivo de alargar os conhecimentos dos alunos acerca do cultivo da terra, ao mesmo tempo que procura incentivar atitudes de cidadania geral e ambiental, a Escola Básica de São Tiago arrancou com o projeto “Jardim-Horta na Escola” para o biénio 2017-2019 que, além disso, proporciona aos alunos a oportunidade de uma aplicação prática de temas lecionados transversalmente nas diversas áreas curriculares.
O projeto “Jardim-Horta na Escola” pretende proporcionar aos alunos um contacto mais estreito com a terra, podendo transformar-se num “verdadeiro laboratório ao ar livre”, que, invariavelmente, inclui o exercício da paciência e da perseverança, em sintonia com a natureza, envolvendo todos os elementos da comunidade escolar, dos alunos aos encarregados de educação.
Ao longo do ano, serão realizadas diversas atividades relacionadas com a plantação, sementeira, cultivo, colheita e transformação dos produtos cultivados e outros, como, por exemplo, a confeção de marmelada e saquetas de chá.
Esta será certamente uma excelente e motivadora forma de aprender a aplicar conteúdos formais, revestidos de muitas aprendizagens globais para os nossos pequenos cidadãos e cidadãs.
Mais informação sobre o projeto disponível aqui: http://www.afonsopaiva.pt/…/1334-eb-sao-tiago-projeto-jardi…

domingo, 10 de dezembro de 2017

COMER, BEBER E VIVER

O livro digital sobre alimentação e cultura, onde a “Dieta Mediterrânica” e o “Fado” são padrinhos já está disponível online na Biblioteca de Literacia em Saúde. O PNPAS apoiou e dá os parabéns à iniciativa.
O livro possui dezenas de sugestões pedagógicas, para aprender em casa e na escola. Para ler aqui.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Magusto – Salgueiro do Campo

No passado dia 10 de novembro, realizámos o magusto na nossa escola. Desta vez, não foi feito de acordo com a tradição: uma fogueira e castanhas assadas na mesma.
Devido ao perigo de incêndios e ao alerta para a proibição de fazer fogueiras/queimadas até dia 15 de novembro, decidimos aproveitar esta temática e apresentámos um PowerPoint que explicava a importância do fogo/perigo do mesmo e o motivo de não seguirmos a tradição. Procurámos, com estas atitudes, sensibilizar crianças e pais para os perigos que corremos se não seguirmos os cuidados necessários.
As crianças perceberam o motivo desta alteração. E, embora as castanhas tenham sido assadas no forno da padaria de Salgueiro do Campo, foi um dia diferente e divertido a saborear as castanhas oferecidas pela nossa junta de freguesia.


quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Celebração do S. Martinho no Jardim de Infância Quinta das Violetas

No jardim de infância Quinta das Violetas, para mantermos a tradição, celebrámos o S. Martinho no dia 10 de novembro, com a realização de um magusto, adaptado aos tempos atuais, preocupados com a proteção ambiental, sem fogueira.
Crianças e adultos, reunidos em redor de um cesto de castanhas quentinhas, trazidas de casa pelas crianças, viveram mais esta tradição provando as castanhas quentinhas acabadas de sair do forno da nossa cozinha! Foi mais um momento especial, de interação e convívio entre todos!

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Magusto na Escola da Mina

No dia 10 de novembro o sol brilhou, trazendo à nossa memória a Lenda de São Martinho e a importância da prática de ações de caridade.
Envolvidos por estes sentimentos, os alunos da Escola Básica da Mina vivenciaram momentos de alegria, partilha e brincadeira durante toda a tarde dessa sexta-feira.
E foi assim que, de barriga cheia e cara enfarruscada, se viveu a festa do Magusto na nossa escola.



 
















sábado, 2 de dezembro de 2017

A tradição cumpriu-se na Escola do Castelo

Como já vem sendo tradição na nossa Escola, no dia 10 de novembro comemorámos o Dia de São Martinho com um magusto.
A preparação desta atividade começou quando, dias antes, nos deslocámos ao Castelo apanhar caruma, para assar as nossas castanhas. Nesta aventura, ainda conseguimos arranjar tempo para provar uns deliciosos pinhões, apanhados diretamente das pinhas.
No dia 10, recebemos as técnicas da Associação Amato Lusitano e, em conjunto, elaborámos bonitos cartuchos onde mais tarde pudemos colocar as castanhas já prontinhas. Logo de seguida, no pátio da Escola, fizemos uma grande fogueira, colocámos as castanhas, esperámos um pouco e ao fim de alguns minutos... pop!, quentes e boas, ali estavam elas prontas a comer.
Foi uma manhã muito divertida onde, para além das castanhas, provámos outros frutos da época, tais como nozes, amêndoas, romãs e figos secos.
No final ainda houve tempo para as típicas "farruscadelas", tornando assim o nosso magusto bem tradicional.
Como era dia de festa, ao almoço comemos, como manda a tradição, papas de carolo.
-----
Mais fotografias em (publicação de 21/11/2017): Facebook Afonso de Paiva















quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Pelo S. Martinho…histórias, castanhas e suminho

No dia 10 de novembro as crianças do Jardim de Infância e da EB1 de Sarzedas, com a preciosa colaboração da Junta de Freguesia, que ofereceu as castanhas, celebraram o S. Martinho. Iniciámos o dia com a Lenda de S. Martinho, após o que elaborámos fantoches e fizemos o reconto da referida lenda.
Chegou depois a hora de, à volta de uma grande fogueira, alertando para os cuidados a ter com o fogo, cantarmos as canções alusivas ao dia e brincarmos enquanto as castanhas assavam. Deliciámo-nos depois a comê-las na companhia de alguns familiares que puderam vir e, claro, da “nossa Presidente”. Mas o melhor da festa… foram as “enfarruscadelas”… E que enfarruscados alguns ficaram!!
-----

Mais fotografias em (publicação de 22/11/2017): Facebook Afonso de Paiva