Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 2 de dezembro de 2017

A tradição cumpriu-se na Escola do Castelo

Como já vem sendo tradição na nossa Escola, no dia 10 de novembro comemorámos o Dia de São Martinho com um magusto.
A preparação desta atividade começou quando, dias antes, nos deslocámos ao Castelo apanhar caruma, para assar as nossas castanhas. Nesta aventura, ainda conseguimos arranjar tempo para provar uns deliciosos pinhões, apanhados diretamente das pinhas.
No dia 10, recebemos as técnicas da Associação Amato Lusitano e, em conjunto, elaborámos bonitos cartuchos onde mais tarde pudemos colocar as castanhas já prontinhas. Logo de seguida, no pátio da Escola, fizemos uma grande fogueira, colocámos as castanhas, esperámos um pouco e ao fim de alguns minutos... pop!, quentes e boas, ali estavam elas prontas a comer.
Foi uma manhã muito divertida onde, para além das castanhas, provámos outros frutos da época, tais como nozes, amêndoas, romãs e figos secos.
No final ainda houve tempo para as típicas "farruscadelas", tornando assim o nosso magusto bem tradicional.
Como era dia de festa, ao almoço comemos, como manda a tradição, papas de carolo.
-----
Mais fotografias em (publicação de 21/11/2017): Facebook Afonso de Paiva















Sem comentários: