Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Por uns dentes saudáveis – A higienista oral vai à escola

É importante ter dentes saudáveis e, por isso, foi com alegria que os alunos da EB de Sarzedas receberam, no dia 15 de fevereiro, a higienista oral  Maria Graça Moura, da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Durante a sessão de informação/sensibilização, tiveram oportunidade de perguntar o que é a cárie e ouviram conselhos para ter dentes saudáveis. No final, todos receberam escovas e pastas dentífricas.
Como é referido na página da Direção-Geral de Educação, “A Organização Mundial de Saúde aponta para 2020 metas para a saúde oral que exigem um reforço das ações de promoção da saúde e prevenção das doenças orais e um maior envolvimento dos profissionais de educação e saúde dos serviços públicos e privados.
Neste sentido foi criado o Programa Nacional da Saúde Oral, o qual desenha uma estratégia global de intervenção assente na promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças orais, desenvolvendo-se ao longo do ciclo de vida e nos ambientes onde as crianças e jovens vivem e estudam.”
Professora e alunos da EB de Sarzedas agradecem à Dra. Maria Graça Moura e à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco esta iniciativa tão importante para a promoção da saúde. 

Retirado de www.facebook.com/afonsodepaiva


Sem comentários: