Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

Comemora-se hoje o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Cancro da mama em Portugal

Em Portugal são detetados anualmente cerca de 5000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem vítimas desta doença. Apesar da gravidade dos números, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro de pele) e é a segunda causa de morte por cancro na mulher.

Estima-se que surjam todos os anos 430 000 novos casos na Europa e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos.
Prevenção do cancro da mama

A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia por prevenção.


Fatores de risco do cancro da mama

Idade - probabilidade aumenta com a idade. Uma mulher com mais de 60 anos apresenta maior risco. O cancro da mama é menos comum antes da menopausa.

Reincidência do cancro da mama - uma mulher na qual tenha sido detetado cancro numa mama, tem maior risco de ter a doença na outra mama.

História familiar - o risco é agravado se a mãe, tia ou irmã tiveram cancro da mama, especialmente em idades mais jovens (antes dos 40 anos).

Alterações genéticas - alterações em certos genes.

Primeira gravidez depois dos 31 anos.

História menstrual longa - mulheres que tiveram a primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos de idade), tiveram uma menopausa tardia (após os 55 anos) ou que nunca tiveram filhos (nuliparidade), apresentam um risco aumentado.

Terapêutica hormonal de substituição - mulheres que tomam terapêutica hormonal para a menopausa (apenas com estrogénios ou estrogénios e progesterona), durante 5 ou mais anos após a menopausa parecem, também, apresentar maior possibilidade de desenvolver cancro da mama.

Raça - o cancro da mama ocorre com maior frequência em mulheres caucasianas (brancas), comparativamente a mulheres latinas, asiáticas ou afro-americanas.

Obesidade após a menopausa.

Falta de atividade física.

Adaptado de http://www.calendarr.com/

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Peditório Nacional da Luta contra o Cancro

Mais uma vez, este ano, a Liga Portuguesa Contra o Cancro vai efetuar um peditório a nível nacional. Este vai decorrer entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. 

Podes aceder à página desta instituição para te informares mais sobre esta atividade (acede aqui).

Participa tu também nesta campanha!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Parlamento dos Jovens

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

Constituem objetivos do programa:

 Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;

 Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

 Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;

 Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;

 Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;

 Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;

 Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Compete à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura definir as orientações do programa Parlamento dos Jovens e acompanhar a sua execução.

Encontram-se abertas as inscrições para a elaboração das listas por turma. 

Participa nesta atividade! Inscreve-te já!...

domingo, 25 de outubro de 2015

Dia Mundial das Massas

E por estranho que pareça, hoje assinala-se o Dia Mundial das Massas.

Este ano, a celebração inspira-se no tema "Alimentar o planeta, energia para a vida ", com o objetivo de informar os consumidores e a comunicação social sobre o valor nutricional das massas alimentícias.

A ideia da data surgiu em 1995 num congresso mundial sobre massa, sendo a data instituída em 1998 pela International Pasta Organization (IPO).

O dia comemora a importância da massa para a alimentação saudável e equilibrada e relembra o seu contributo da massa para o desporto e saúde das pessoas.

A massa é um alimento feito a partir de uma pasta de pão sem fermento que pode ser moldado em mais de 600 formas, sendo o nome das massas geralmente um descritivo das suas formas. As primeiras referências à massa remontam a 1154, na Sicília, em Itália, um país bem conhecido pelas suas "pastas".

Em Portugal realizam-se conferências, exposições, visitas e workshops de moldagem de massas, estes destinados aos mais pequenos. Portugal é um dos 20 maiores consumidores de massa mundiais, com 6,6 kg per capita anuais. Para comemorar o Dia Mundial das Massas é indispensável comer um prato de massa.

Adaptado

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Dia Internacional da Consciencialização para a Gaguez

Hoje foi assinalado, no nosso Agrupamento, o Dia Internacional da Consciencialização para a Gaguez. A terapeuta da fala distribuiu pelas Escolas do Agrupamento panfletos que procuram alertar e sensibilizar para a compreensão deste problema. 

Podes fazer o download do referido panfleto aqui e ajudar a elucidar a tua família e amigos sobre este problema. 

Participa nesta sensibilização!


terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dia da Paralisia Cerebral

Hoje celebra-se também o Dia da Paralisia Cerebral.

Comemoração do Dia da Paralisia Cerebral

A data celebrou-se pela primeira vez em Portugal em 2013. Esta data visa desmistificar alguns preconceitos relacionados com a paralisia cerebral e mostrar à sociedade os problemas e desafios que sofrem diariamente as pessoas com paralisia cerebral, assim como as suas famílias.

Neste dia organizam-se atividades que apelam à solidariedade para com os doentes com paralisia cerebral, no intuito de melhorar a sua vida.

A paralisia cerebral é a doença motora mais frequente nas crianças e assume diferentes tipos de gravidade de pessoa para pessoa. Em cada 1000 crianças que nascem, 2 podem sofrer de paralisia cerebral. Em Portugal são cerca de 20 mil pessoas que vivem com paralisia cerebral, registando-se 200 novos casos por ano.


Adaptado de http://www.calendarr.com/

Vídeo sugerido:


Dia mundial do combate ao Bullying

Mensagem da Ordem dos Psicólogos Portugueses aos Pais e Encarregados de Educação

Dia Mundial do Combate ao Bullying

Nesta altura do ano, os pais ajudam os filhos a arrumar a mochila, os livros e todos os materiais necessários para começar o novo ano letivo “com o pé direito”. Mas, no regresso à escola também é importante pensar na saúde psicológica das crianças e jovens que, para além de entusiasmadas, também podem ficar apreensivas com todas as mudanças que as aulas, os professores e os colegas novos trazem. 

Procure passar algum tempo a conversar com o seu filho e tente saber como lhe correu o dia. Se já tentou fazer esta pergunta e só recebeu um “bem” como resposta, não desista. Faça perguntas sobre as várias atividades ou momentos do dia, por exemplo: “O que é que mais/menos gostaste de fazer hoje?”, “Ao que é que brincaste no intervalo da tarde?” ou “A tua Professora hoje estava bem-disposta?”. E fale sobre o seu dia também, tornando o diálogo aberto com o seu filho um hábito.

Esteja atento a sinais de bullying. O bullying é um comportamento intencionalmente agressivo e humilhante, que ocorre repetidamente e que pode incluir ameaçar, espalhar boatos, atacar alguém fisicamente (bater, arranhar, cuspir, roubar ou partir objetos) ou verbalmente (chamar nomes, provocar, dizer às outras crianças para não serem amigas de uma delas, fazer troça) ou excluir alguém do grupo propositadamente.

Encoraje o seu filho a expressar os seus sentimentos, a dizer “não” quando se sente desconfortável ou pressionado, a não reagir com violência, mas a abandonar as situações em que se sinta em perigo e a pedir ajuda.

Alguma ansiedade no início do ano escolar é normal e passa após os primeiros dias ou semanas. No entanto, se lhe parece que o seu filho continua ansioso ou triste, procure ajuda.

Texto com alterações

Vídeo sugerido (em inglês):

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dia Mundial do Pão

Hoje, para além do Dia Mundial da Alimentação, comemora-se também o Dia Mundial do Pão. 
Alimento consumido por uma grande parte da população mundial, pode apresentar aspetos e ingredientes que variam de país para país e de localidade para localidade. 

O pão é um produto alimentício resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha. O pão foi produzido pela primeira vez há cerca de 6000 anos.

Surgimento do pão

Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.
 Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho a que se chama bolota,. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas.

A fermentação

A fermentação é o segredo do pão. O pão levedado foi inventado no Egito onde, há cerca de 6 mil anos, teria sido descoberta a fermentação.

O ar contém uma quantidade enorme de microrganismos, nomeadamente esporos de fungos de levedura, que encontram nas massas de pão as condições adequadas para se alimentar do amido da farinha. Em consequência da acção desses microrganismos, o amido divide-se em dióxido de carbono (CO2) e álcool. As bolhas do dióxido de carbono não conseguem escapar através da superfície e fazem inchar (crescer) a massa, tornando-a fofa. Durante a cozedura, o CO2 e o álcool conseguem escapar, mas o seu efeito é evidente na porosidade, sabor e aroma do pão.

O primeiro pão fermentado teria sido descoberto por acaso. Se uma massa (sem qualquer fermento adicionado) for deixada ao ar, ela irá levedar. Em função das condições de temperatura e humidade, o tempo necessário para a fermentação natural pode variar de entre 4 a 8 horas, mas a massa acabará por levedar. Se antes de cozer a massa se retirar uma porção da massa levedada, obtem-se o fermento para a próxima fornada. A esta forma de fermentação chama-se fermentação natural ou massa velha.

O pão fermentado com massa velha fica com um sabor e aroma característicos, às vezes com um ligeiro travo ácido ou avinagrado. Em Portugal ainda se produz muito pão de massa velha. O pão alentejano e muitas broas minhotas são exemplos disso. Nas grandes superfícies comerciais e nas casas de produtos naturais/saudáveis também se encontra pão de massa velha ou fermento natural.

No entanto, a industrialização trouxe formas mais rápidas de produzir pão. O fermento de padeiro, que na grande maioria é utilizado para a fermentação do nosso pão, é um concentrado de leveduras. Como concentrado que é, torna a fermentação mais rápida e mais intensa. No entanto, os mais atentos ao paladar do pão observam a falta dos sabores e aromas que o fermento de padeiro não consegue "imitar".

O pão no Egito

As vantagens da fermentação e o consumo do pão mais semelhante ao que comemos hoje, era utilizada pelos egípcios há 4000 anos a.C. No Egito, o pão pagava salários: camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho.

O sistema de fabricação dos egípcios era muito simples – pedras moíam o trigo que adicionado á água formavam uma massa mole – e foram mostradas em pinturas encontradas sobre os túmulos de reis que viveram por volta de há 2 500 a.C.


Em Israel

As primeiras padarias surgiram em Jerusalém, após o contato com os egípcios, com quem os hebreus aprenderam melhores técnicas de fabricação e obtiveram a receita. Pouco tempo depois, já existia na cidade uma famosa rua de padeiros.


Na Antigüidade Clássica

O pão também teve sua história na Grécia e em Roma.

Na Grécia ocorreu na mesma época que no Egito, já em Roma foi bem mais tarde (800 anos a.C.), porém com grande importância.

Foi em Roma, por volta de 500 a.C. que foi criada a primeira escola para padeiros, tendo-se tornado o principal alimento daquela civilização. Este era preparado em padarias públicas.

Pode-se dizer que, com a expansão do Império Romano, o hábito de consumir pão foi difundido por grande parte da Europa.


Na Idade Média

Com o início da Idade Média, por volta do ano 476 da era comum, as padarias acabaram e a produção de pão voltou a ser caseira. Assim, as pessoas voltaram a comer pão sem fermento.

A partir do século XII, na França, a panificação volta a ser como antes.

Na Idade Moderna

No século XVII, a França torna-se um destaque mundial na fabricação de pães, desenvolvendo técnicas aprimoradas de panificação.

A industrialização do pão

O aparecimento da máquina ocorre somente no século XIX, com amassadeiras (hidráulicas ou manuais), com um custo muito alto e também com grande rejeição. Os consumidores mostraram-se “hostis” com o pão feito mecanicamente. Pouco tempo depois surge o motor elétrico e a reclamação passa a ser dos padeiros. Cada máquina substituía dois padeiros.

Hoje o trigo é tratado em moinhos, é lavado, escorrido e passado por cilíndricos que separam o grão da casca.

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.

O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura. 

Neste dia realizam-se, por todo o Mundo, atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação.

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação

- Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;

- Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;

- Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;

- Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;

- Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

Em 2015 o tema do Dia Mundial da Alimentação é: "Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.

Participa nesta celebração, procurando fazer uma alimentação o mais saudável possível. Quem sabe se não é o ponto de partida para melhorares os teus hábitos alimentares e te tornares muito mais saudável por muitos e muitos anos!....

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dia do Professor

E porque hoje é o Dia do Professor, aqui ficam duas mensagens sobre as quais devemos refletir...