Dia Mundial do Combate ao Bullying
Nesta altura do ano, os pais ajudam os filhos a arrumar a mochila, os livros e todos os materiais necessários para começar o novo ano letivo “com o pé direito”. Mas, no regresso à escola também é importante pensar na saúde psicológica das crianças e jovens que, para além de entusiasmadas, também podem ficar apreensivas com todas as mudanças que as aulas, os professores e os colegas novos trazem.
Procure passar algum tempo a conversar com o seu filho e tente saber como lhe correu o dia. Se já tentou fazer esta pergunta e só recebeu um “bem” como resposta, não desista. Faça perguntas sobre as várias atividades ou momentos do dia, por exemplo: “O que é que mais/menos gostaste de fazer hoje?”, “Ao que é que brincaste no intervalo da tarde?” ou “A tua Professora hoje estava bem-disposta?”. E fale sobre o seu dia também, tornando o diálogo aberto com o seu filho um hábito.

Encoraje o seu filho a expressar os seus sentimentos, a dizer “não” quando se sente desconfortável ou pressionado, a não reagir com violência, mas a abandonar as situações em que se sinta em perigo e a pedir ajuda.
Alguma ansiedade no início do ano escolar é normal e passa após os primeiros dias ou semanas. No entanto, se lhe parece que o seu filho continua ansioso ou triste, procure ajuda.
Vídeo sugerido (em inglês):
Sem comentários:
Enviar um comentário