Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho


O objetivo deste dia é chamar a atenção das empresas e dos trabalhadores para a importância de tomar medidas preventivas que garantam a segurança no trabalho. Este dia é comemorado em Portugal e no mundo como homenagem a todas as vítimas dos acidentes de trabalho e de doenças profissionais.
Prevenir acidentes de trabalho é uma responsabilidade de todos, assim como a prevenção é um direito transversal a todos os trabalhadores.
Neste dia realizam-se atividades pelo país como seminários para promover a segurança e a saúde no trabalho.
A prevenção de riscos profissionais é uma preocupação a consolidar pelas empresas que exige também o esforço dos trabalhadores, dos cidadãos em geral, dos inspetores e das instituições de autoridade.
Adaptado de http://www.calendarr.com/

Dia Mundial do Sorriso

Este dia internacional do sorriso foi criado em 1963 por Harvey Ball, um artista de Worcester, Massachussets. Ball é o criador da imagem do smiley, reconhecida internacionalmente. 
Frases do Dia Mundial do Sorriso

  • Quem sorri vive mais
  • Sorrir é ser feliz
  • Para acabar com o stress basta sorrir
  • Sorrir é gratuito e dá milhões
  • Sorrir é florir por dentro e brilhar por fora
  • Não sorrir é envelhecer aos poucos

Benefícios de Sorrir

  • Diminuir a ansiedade
  • Reduzir a pressão arterial
  • Reforçar o sistema imunológico
  • Tonificar os músculos do rosto
  • Relaxamento
  • Alívio de dores
  • Aumento da concentração

Sugestões para o Dia Mundial do Sorriso

  • Sorrir a toda a gente
  • Sorrir mais vezes sozinho
  • Sorrir aos familiares
  • Sorrir a desconhecidos
  • Rir
  • Ver uma comédia
  • Partilhar sorrisos nas redes sociais
Adaptado de http://www.calendarr.com/

quarta-feira, 27 de abril de 2016

A importância do toque, os laços afetivos e a manutenção do equilíbrio emocional

Eu acredito que é possível conhecer o grau de apoio que o outro tem a dar através de um longo abraço.

Na década de 40 do século passado, os profissionais de saúde tinham já uma apurada consciência da presença de bactérias e microrganismos, e dos riscos que esses implicavam para a saúde dos bebés recém-nascidos. A mortalidade infantil nos EUA era nessa altura elevadíssima, pelo que, nos hospitais, tentavam não tocar muito nos bebés, nem sequer pegá-los ao colo.
O psicanalista René Spitz andava nesta fase intrigado com um fenómeno que se constatava nas instituições em que os bebés eram separados das mães (órfãos ou filhos de presidiárias): era nestas instituições em que a mortalidade era maior, mesmo quando se encontravam bem equipadas e com boas condições de higiene.
René Spitz debruçou-se sobre este assunto, vindo a concluir, com a sua investigação, que o contacto humano e a interação afetiva são indispensáveis para a sobrevivência do ser humano nos primeiros tempos de vida.
É por isso que, hoje em dia, quando nasce um bebé prematuro, é provável que, na unidade de cuidados intensivos, seja pedido à mãe para colocar o bebé junto ao peito, num gesto de afeto que os profissionais de saúde designam por técnica do canguru. Os números são reveladores: a Organização Mundial de Saúde assinala que esta prática reduz as infeções nos recém-nascidos em cerca de 50%.
A importância deste aconchego está patente numa outra experiência que se tornou bem conhecida da ciência. O psicólogo Harry Harlow descobriu que os macaquinhos-bebé, quando separados dos outros membros da família, preferem uma máquina fornecedora de comida que se pareça com uma mãe-macaco, em vez de tubos, manípulos e manivelas. É também nesta "mãe" substituta que os macaquinhos se refugiam perante um estímulo assustador. Harlow acha que a evolução colocou o primeiro alimento dos mamíferos no peito das mães, não pelas vantagens do leite, mas para garantir que eles passem mais tempo juntos e estabeleçam laços.

O psicanalista John Bowlby foi revolucionário nos anos 50 ao defender que os bebés nascem com o instinto, a necessidade inata de estabelecer uma ligação com a mãe, ligação esta que ele designou de vinculação. De facto, desde então, muitos têm sido os estudos realizados sobre a relação mãe-bebé, designadamente os de Mary Ainsworth, que aprofundou o impacto  da vinculação no desenvolvimento e na personalidade da criança. Efetivamente, a importância da vinculação reconhece-se hoje incontornável. A pessoa mais próxima do bebé, geralmente a mãe, assume o papel de figura de vinculação e constitui-se como base segura, de onde o bebé parte para explorar e descobrir o mundo, mas onde regressa à procura de conforto e segurança, quando se sente ameaçado ou em perigo. A qualidade da vinculação interfere no comportamento e bem-estar dos indivíduos, em diversos momentos e vários domínios do seu desenvolvimento, inclusive na idade adulta. Com base na mesma teoria, diferentes investigadores (Muderrisoglu, Levy, Jordan, Searle) constataram que indivíduos que estabeleceram uma boa vinculação, em comparação com sujeitos cuja vinculação foi mais pobre, revelam valores mais baixos de stress, usam estratégias defensivas mais adequadas, são menos impulsivos e menos propensos à depressão, agressividade, consumo de álcool e drogas, raiva e ansiedade. Contudo, estas implicações não constituem uma condenação obrigatória, pois, segundo Maria Cristina Canavarro, investigadora da Universidade de Coimbra, as relações estabelecidas pelo adulto podem ter um importante papel reparador. No livro que resume a sua pesquisa, Relações Afetivas e Saúde Mental, Maria Cristina Canavarro assinala que a saúde mental das pessoas que sentem que tiveram pouco suporte emocional dos pais na infância ou na adolescência depende da qualidade das relações afetivas que vieram a vivenciar na idade adulta.
No fundo, a importância do contacto físico, da proximidade, da segurança do afeto, do amor permanece durante toda a vida. Em 2000, os psiquiatras Thomas Lewis, Fari Amini e Richard Lannon juntaram-se para compilar décadas de conhecimento transdisciplinar sobre o amor. No seu livro Uma Teoria Geral do Amor, reforçam que "as crianças não são as únicas cujos corpos reagem à complexidade de uma perda: a função cardiovascular, os níveis das hormonas e os processos de imunidade passam por alterações nos adultos que sofrem uma separação prolongada".
Muitos autores referem que o toque, o abraço, são extremamente terapêuticos, como é o caso da enfermeira Dolores Krieger que demonstrou, na sua investigação em meio hospitalar, que o toque produz significativas alterações fisiológicas em pessoas com diferentes tipos de doenças. Professora na Escola de Enfermagem da Universidade de Nova Iorque, Dolores Krieger  conduziu diferentes estudos sobre os efeitos do toque e, repetidamente, verificou que, quando a pessoa é tocada, o "nível de hemoglobina no sangue aumenta, o que representa uma maior oxigenação de todos os órgãos do corpo, incluindo coração e cérebro. O aumento da hemoglobina ativa todo o corpo, previne doenças e acelera a recuperação do organismo no caso de alguma enfermidade."
Sue Gregory e Julie Verdouw estudaram o impacto do toque terapêutico na diminuição da dor em pessoas com várias patologias, tendo encontrado uma impressionante diminuição de 40%. Verificaram que feridas cirúrgicas cicatrizam mais rapidamente e desenvolvem menos infeções, as queimaduras recuperam melhor, e o medo e a ansiedade são mais fáceis de gerir.
David Bresler, psicólogo, enquanto fundador e diretor da Unidade de Controlo da Dor da Universidade da Califórnia, também chegou a receitar abraços aos seus pacientes, assim como o reconhecido psiquiatra da Fundação Menninger, Dr. Harold Voth. Segundo o mesmo, e tendo já sido provado que a depressão influencia o sistema imunitário, os abraços - enquanto manifestação física de afeto - funcionam como um excelente antidepressivo, reforçando o sistema imunitário. De tal forma que a enfermeira Katheleen Keating escreveu um livro intitulado A Terapia do Abraço.
Com todos estes benefícios, é simples perceber como o "movimento de abraços grátis" se estendeu a mais de 80 países, segundo o site da Free Hugs Campaign (http://www.freehugscampaign.org/). Tudo começou quando, em 2004, o australiano Juan Mann decidiu colocar-se no cruzamento mais movimentado de Sydney segurando um cartaz onde se lia, dos dois lados, "abraços grátis"!
Este gesto correu mundo e o princípio é simples: oferecer um abraço a um desconhecido, fazer o dia de alguém um pouco melhor... relembrando como, atualmente, o amor e as manifestações de afeto são tantas vezes relegadas para segundo plano.
No seu livro, Thomas Lewis, Fari Amini e Richard Lannon lembram Walker Percy: “o homem moderno alheia-se da essência, da sua própria essência, da essência das outras criaturas do mundo, da essência transcendental. Ele perdeu algo - o quê, ele não sabe; só sabe que está aborrecido de morte, por causa de o ter perdido”. Dizem os autores que "o elemento misterioso ausente, consiste numa imersão profunda e duradoura em laços comunitários. O amor, em todas as suas formas variadas e múltiplas, é o eixo em torno do qual rodopiam as nossas vidas. Sem essa âncora biológica, todos nós somos atirados para fora, sozinhos, para uma escuridão nociva".
Por este motivo, há também quem se tenha lançado de pés e cabeça à procura de uma nova forma de viver. A Humaniversity foi fundada em 1978, na Holanda, sendo uma comunidade terapêutica e ao mesmo tempo uma escola. Descreve-se como uma universidade para o crescimento, desenvolvimento e realização do ser humano. Funciona como uma família estendida que se rege pelos valores do amor, respeito, cuidar uns dos outros, responsabilidade, cooperação e honestidade. Diz Veeresh, o fundador, que o ser humano precisa primeiro de amor, depois precisa de amar e, finalmente, neste processo de dar e receber, é criado o amor por si próprio. A amizade, o elemento central em estudo na Humaniversity, é considerada a mais elevada experiência da arte de ser humano (http://humaniversity.com/).
E se a Universidade da Amizade parece demasiado afastada da realidade do nosso dia-a-dia, é altura de prestar atenção a uma professora de Enfermagem da Universidade do Colorado. Além de autora com publicações a nível internacional, tornou-se também mentora de enfermeiros no mundo inteiro que mudaram o seu trabalho de acordo com as suas orientações (designadamente as Escolas Superiores de Enfermagem de Angra do Heroísmo e Maria Resende, em Lisboa). Diz a autora: “em vez de nos perguntarmos como nos podemos atrever a trazer amor para as nossas vidas e para o nosso trabalho, podemos perguntar-nos, como podemos suportar não o fazer?".
Aguardemos o futuro em que a "ciência do amor" conquiste o espaço merecido nas prioridades do sistema de saúde, no Ministério da Educação, no Código do Trabalho, na ação dos políticos e na nossa lista de prioridades quotidianas.
Eu acredito que é possível conhecer o grau de apoio que o outro tem a dar através de um longo abraço. E além de apoio e segurança, é comprovado que o abraço faz bem à saúde.
Sendo assim, um abraço a todos!

A Psicóloga Cidália Ribeiro

sábado, 23 de abril de 2016

Dia Nacional de Educação de Surdos

 Este dia, também conhecido como Dia Nacional do Deficiente Auditivo, tem com finalidade sensibilizar as pessoas para a situação das pessoas surdas e da sua linguagem em específico, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas.


Língua Gestual Portuguesa
A comunidade falante de Língua Gestual Portuguesa (LGP) é composta por mais de 30 mil pessoas. O número de intérpretes, que são obrigados a ter um curso superior, é de cerca de 150. Em Portugal não existem escolas exclusivas para alunos surdos, sendo os estudantes incorporados em instituições, com turmas constituídas por jovens surdos.
Adaptado de http://www.calendarr.com/

quarta-feira, 20 de abril de 2016

APEF e AE Afonso de Paiva assinalaram Dia Mundial da Atividade Física

No dia 6 de abril, a Associação de Profissionais de Educação Física (APEF) de Castelo Branco e o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva assinalaram o Dia Mundial da Atividade Física com um conjunto de atividades abertas à comunidade que decorreram na escola-sede do AE Afonso de Paiva, tendo por objetivo promover a prática regular de atividade física e hábitos de vida saudáveis.
No período da manhã, o auditório da EB Afonso de Paiva encheu-se, dando oportunidade a alunos dos 2.º e 3.º ciclos de assistir a uma conferência proferida pelo Dr. Rui Paulo, subordinada ao tema “Mexe-te pela tua saúde”. Durante a mesma, os alunos puderam refletir sobre alguns hábitos nocivos, as suas consequências em qualquer faixa etária e a importância da atividade física como meio de garantir o bem-estar do indivíduo.
Na parte da tarde, o espaço exterior da EB Afonso de Paiva encheu-se de movimento com uma aula de grupo “Dance Kid” orientada pelo professor Tiago Marques, que mereceu uma expressiva adesão e forte entusiasmo por parte do público.
A APEF de Castelo Branco e o AE Afonso de Paiva congratulam-se pelo sucesso de mais uma iniciativa em prol do desporto e da saúde junto da comunidade de Castelo Branco.

-----

Mais fotografias em (publicação de 17/04/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

domingo, 17 de abril de 2016

Dia Mundial da Hemofilia

Origem da data

Esta data é também conhecida como Dia Mundial do Hemofílico.
É desenvolvida desde 1989 pela Federação Mundial do Hemofilia, uma organização sem fins lucrativos que atua em 113 países do mundo e que foi fundada por Frank Schnabel em 1963. O dia 17 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Hemofilia por ser o aniversário de Frank Schnabel. O objetivo deste dia é consciencializar as populações para a hemofilia e para outras desordens sanguíneas.

"Tratamento para Todos é a Visão de Todos" é o tema e o lema do Dia Mundial da Hemofilia 2016.

Hemofilia

A hemofilia é uma anomalia do sangue caracterizada por uma demora ou uma falta de coagulação, sendo que a menor ferida pode provocar uma grave hemorragia.

Esta é uma afeção hereditária, transmitida pelas mulheres, que ataca sobretudo os homens. A forma mais comum de desordem é a hemofilia A, presente em 1 de 5.000-10.000 nascimentos masculinos. Já a hemofilia B acontece em aproximadamente 1 de 20,000-34,000 nascimentos masculinos.

Não existe um registo nacional sobre a hemofilia em Portugal, estimando-se que exista um milhar de pessoas com esta doença em Portugal.

Adaptado de http://www.calendarr.com/


sábado, 16 de abril de 2016

Dia Mundial da Voz

As normas de higiene e saúde vocal devem ser seguidas por todos, particularmente por aqueles que utilizam mais a voz ou que apresentam tendência para patologias vocais.
Conheça os fatores de risco, comportamentos a adotar e doenças que podem advir do mau uso e abuso vocal nos documentos que aqui apresentamos:

Ouve, cuida e gosta da tua voz.

Panfleto - Dia Mundial da Voz 2016


e também

Dia Mundial da Voz

A celebração da data tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar.
No Dia Mundial da Voz, centros hospitalares e associações promovem rastreios gratuitos e alertam a população para os cuidados a ter com a voz, prevenindo eventuais problemas na voz, através do diagnóstico precoce.
O Dia Mundial da Voz foi comemorado pela primeira vez em 2003.

Cuidados a ter com a voz

  • Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
  • Beber bastante água e praticar exercício físico
  • Não gritar em excesso nem em tom agudo
  • Falar pausadamente
  • Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
  • Dormir bem

Sinais de alerta a ter em conta

  • Alterações na voz
  • Tosse frequente
  • Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz
  • Pigarreia ou rouquidão com frequência
Esteja atento à sua voz e identifique possíveis sinais de alarme. Alterações na voz podem ser sinal de doenças como papiloma, cancro da laringe, paralisia das cordas vocais, laringite crónica, entre outras.

Vozes famosas

  • Morgan Freeman
  • Elvis Presley
  • Aretha Franklin
Adaptado de http://www.calendarr.com/

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Dia do Beijo


Esta data visa comemorar o ato do beijo e mostrar os benefícios da sua prática. O beijo é um ato comum em várias sociedades, seja como forma de cumprimentar ou saudar alguém ou de demonstrar amor e carinho por outra pessoa.
Acredita-se que se celebrou a data pela primeira vez a 13 de abril de 1882. Atualmente também se celebra o Dia Internacional do Beijo a 6 de julho no Reino Unido e noutros locais do mundo.

Benefícios do Beijo

Beijar faz bem à saúde, tanto a nível emocional como físico.
  • Beijar emagrece - queimamos calorias enquanto beijamos. Ao beijar está a queimar, em média, 12 calorias.
  • Beijar alivia o stress - o ato é um ótimo aliado da tranquilidade e do relaxamento. Quantas vezes não bastou um simples beijo para acalmar?
  • Beijar promove o bem estar - quando beijamos o batimento cardíaco aumenta e consequentemente a oxigenação das células é maior, melhorando as funções circulatórias do organismo.
No dia do beijo não pode deixar de beijar quem mais ama.

Significado dos Beijos

Os apaixonados trocam beijos na boca, os amigos beijam na face, seja com um, dois ou até três beijos! Para mostrar respeito e admiração por alguém podemos beijar a mão. Curiosamente, as crianças recebem muitas vezes beijos na testa, em forma de bênção.

Beijos Famosos

  • O "Beijo" de Gustav Klimt
  • O "Beijo" de Rodin
  • O beijo de Judas
  • O beijo de "E Tudo o Vento Levou"
  • O beijo da "Bela Adormecida"
  • O beijo de "A Dama e o Vagabundo"
  • O beijo de "Titanic"

Beijo Mais Longo do Mundo

O beijo mais longo do mundo foi dado em 2013 por Ekkachai Tiranarat e Laksana Tiranarat. O casal tailandês deu um beijo de 58 horas, 35 minutos e 58 segundos, entrando para o Guinness World Records.

Adaptado de http://www.calendarr.com/

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Dia Mundial da Saúde

A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.
Cada ano, a organização escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde e que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS. O tema do Dia Mundial da Saúde de 2016 é a diabetes, estando programado o lançamento do primeiro relatório mundial sobre a doença.
O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e para desenvolver atividades com vista à promoção do bem estar das populações, assim como de promover hábitos de vida saudáveis. Nas escolas portuguesas realizam-se várias atividades escolares para incutir aos alunos a importância da manutenção de um estilo de vida saudável.
Os programas apresentados no Dia Mundial da Saúde prolongam-se ao longo do ano.


Adaptado de http://www.calendarr.com/

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz

Data do Dia Internacional do Desporto

A Assembleia-Geral da ONU festeja o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz todos os anos. A data foi instituída pela ONU em agosto de 2013. Foi escolhido o dia 6 de abril já que foi neste dia se iniciou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, em 1896. Em 2014 celebrou-se pela primeira vez o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz.

Este dia é um complemento ao Dia Olímpico.

Atividades do Dia Internacional do Desporto


Nesta dia realizam-se colóquios, eventos desportivos e homenagens a desportistas por todo o mundo, entre outras atividades relativas ao desporto e à paz.

 
Adaptado de http://www.calendarr.com/

Dia Mundial da Atividade Física

Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios

do exercício físico.
A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, tais como:
  • evita o excesso de peso e a obesidade
  • previne o aparecimento de doenças
  • reduz a tensão arterial
  • melhoria da auto estima
  • redução do stress
  • contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico
O recomendado é fazer 30 minutos de exercício físico por dia.
A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

Dia Mundial da Atividade Física em Portugal

No dia 6 de abril decorrem várias atividades para promover a prática de exercício físico. Aulas em grupos e caminhadas são algumas das iniciativas desenvolvidas por municípios, associações desportivas e outras entidades para celebrar a data e levar as pessoas a praticarem desporto. Seja sozinho ou acompanhado, o obrigatório neste dia é mesmo fazer exercício.

Sugestões para o Dia Mundial da Atividade Física

  • Fazer uma caminhada
  • correr
  • jogar futebol
  • jogar basquetebol
  • praticar ténis
  • andar de bicicleta
  • ir ao ginásio
  • fazer 30 minutos de exercício em casa
Adaptado de http://www.calendarr.com/

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Comemoração do Dia Mundial da Atividade Física

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Atividade Física, a Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco e o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva vão promover, no próximo 6 de abril, uma palestra e uma aula de grupo destinada à comunidade educativa.

Às 10h30m, no auditório da EB Afonso de Paiva, o Dr. Rui Paulo será o preletor na conferência subordinada ao tema “Mexe-te pela tua saúde”.

Na parte da tarde, pelas 16h30m, será dinamizada pelo professor Tiago Marques uma aula de grupo “Dance Kid” que irá decorrer no auditório exterior do Agrupamento.

Ambas as atividades são gratuitas e não é necessário efetuar inscrição.

domingo, 3 de abril de 2016

Curte iogurte

Os alunos dos 2.º e 3.º anos da EB1 de Mina aceitaram com agrado a proposta de participação no projeto educativo “Curte Iogurte”, no âmbito do Programa “1 Iogurte por Dia”, promovido pela Associação Nacional dos Nutricionistas, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.
Por já estarem sensibilizados para o facto de muitos dos seus lanches não serem os mais adequados nutricionalmente e pelo desafio de concorrer, ao aderirem, tiveram como objetivo contribuir para a prevenção da obesidade infantil, promovendo hábitos de vida saudável, com a inclusão de uma correta alimentação  e da prática de exercício físico.
Ao longo do 2.º período, foram dinamizadas ações de sensibilização tendo em vista propostas de lanches saudáveis com introdução de produtos láteos.
Para preparar a candidatura das duas turmas, foram elaborados folhetos que foram distribuídos aos alunos e prepararam-se algumas das receitas que constavam no Kit Fábrica de Iogurtes.
Os alunos participaram ativamente e com muito entusiasmo na elaboração dos iogurtes, tendo degustado o que eles próprios fabricaram. Com a ajuda dos encarregados de educação, os alunos trouxeram receitas de iogurte que foram ilustradas e apresentadas à turma. As turmas também procederam à eleição da receita mais saudável e a escolhida foi  a  “salada verde com iogurte natural”.
Para promover a prática de exercício físico, nos intervalos, realizaram-se alguns jogos (saltar à corda, jogo da macaca, corridas, futebol...).
No final destas atividades, os alunos reconheceram os benefícios de praticarem uma alimentação saudável no combate à obesidade e concluíram que está na escolha de alimentos, no equilíbrio das refeições e na prática de exercício físico a garantia de mais saúde.
Foram enviados o cartaz, alusivo a todas as atividades realizadas, algumas receitas e fotos das diversas etapas do projeto. Agora é só praticar exercício físico, ter uma alimentação saudável e cruzar os dedos, à espera do resultado do concurso.
-----
Mais fotografias em (publicação de 29/03/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/