Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 8 de maio de 2016

Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho


A comemoração do Dia Mundial da Cruz Vermelha ocorre nesta data devido ao facto do dia 8 de maio ser a data de nascimento de Henry Dunant, o fundador da Cruz Vermelha. Neste Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho realizam-se atividades que enaltecem a importância e o valor da ajuda humanitária, assim como se planeia uma melhor resposta em caso de emergência e catástrofe.

Dados sobre a Cruz Vermelha

  • Foi criada em 1863, pelo suíço Henry Dunant.
  • É a maior organização humanitária do mundo.
  • Conta com cerca de 97 milhões de voluntários, em 190 países.
  • Tem como missão prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis.
  • É uma instituição universal, no seio da qual todas as sociedades nacionais têm direitos iguais e o dever da entre-ajuda.
  • Os 7 princípios da Cruz Vermelha são: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade, Universalidade.

Cruz Vermelha em Portugal

Foi fundada por José António Marques, e iniciou atividade a 11 de fevereiro de 1865, há mais de 150 anos, sob a designação de “Comissão Provisória para Socorros e Feridos e Doentes em Tempo de Guerra”. A sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesa encontra-se em Lisboa, no Palácio do Conde d’Óbidos.

Adaptado de http://www.calendarr.com/


Sem comentários: