Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Do rim às artes plásticas

Na sequência da comemoração do Dia Mundial do Rim, que já aqui noticiámos, os alunos e professoras de três turmas da EB Afonso de Paiva (turmas 1AP – 4.º ano, 5AP - 4.º ano e 4AP – 3.º ano) responderam ao repto lançado durante a sessão de sensibilização a que assistiram, participando num concurso de artes gráficas de âmbito nacional, promovido pela Sociedade de Nefrologia Pediátrica e a Sociedade Portuguesa de Pediatria.  Para tal, realizaram um trabalho coletivo de impressionante originalidade e beleza estética: um computador inteiramente concebido com materiais reciclados e repleto de pormenores, transmitindo de forma muito apelativa  a importante mensagem que aprenderam durante a sessão.
Tudo convida à observação atenta neste trabalho realizado sob a orientação das professoras titulares de turma Paula Tomás, Lurdes Minhós e Carla Rodrigues: o “ecrã” onde vão rodando os poemas elaborados e ilustrados pelos alunos, a personagem transparente que deixa ver os seus saudáveis rins, entre outros órgãos, o boneco que não se esquece de beber muita água, o teclado muito semelhante ao real, não faltando o necessário rato e as ligações de que qualquer computador necessita.
O todo que nos é oferecido, muito colorido e diverso nos materiais usados, sintetiza com muita criatividade a mensagem a que os alunos foram sensíveis: no corpo humano, tudo está “ligado” e para que este funcione e seja saudável, como uma boa máquina que cumpre devidamente a sua função, deveremos seguir cuidados fundamentais, tratando o corpo como ele merece.
O trabalho já foi enviado para a organização do concurso. Fazemos votos para que tenha uma boa recetividade. Boa sorte a todos e muitos parabéns pelo excelente trabalho realizado!
-----
Mais fotografias em (publicação de 27/04/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/
E, já agora, podemos avançar que há boas notícias no que diz respeito à nossa participação nesta atividade. Mas essas ficam para depois!..........

Sem comentários: