Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 22 de outubro de 2016

Dia Internacional da Gaguez


A data, estabelecida em 1998, visa mostrar as dificuldades, traumas e receios que as pessoas com gaguez enfrentam diariamente quando tentam comunicar com outras pessoas.

Palestras e encontros são algumas das iniciativas realizadas no Dia Internacional da Gaguez. Para a celebração de 2016 o tema é "Orgulho na gaguez. Respeito. Dignidade. Reconhecimento."
Estima-se que existam cerca de 100 mil gagos em Portugal e 68 milhões no mundo, sendo que este problema na fala afeta mais os homens do que as mulheres.

Tratamento para a gaguez

A gaguez tem tratamento, recorrendo-se à ajuda especializada de terapeutas da fala.
O melhor tratamento para a gaguez é, na verdade, falar. A pessoa com gaguez deve enfrentar os medos que sente quando mostra a sua gaguez. A confiança e auto estima são essenciais para conseguir assumir a dificuldade ao falar, sendo essencial que quem escuta colabore com a pessoa gaga, de forma a encorajá-la a exprimir-se. No entanto deve evitar-se completar as frases quando o gago está a falar.

Gaguez na infância

A gaguez na infância é comum porque a criança pretende articular várias palavras ao mesmo tempo e tem muita avidez de falar. Daí que a gaguez na infância é passageira e deve ser lidada de forma calma e subtil pela família.
Adaptado de http://www.calendarr.com/

Sem comentários: