Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Projeto +Contigo

Tal como no ano letivo de 2015/16, irá desenvolver-se este ano, na Escola Básica Afonso de Paiva, o Projeto +Contigo. O projeto entra, uma vez mais, na nossa escola, por intermédio da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, sediada no Centro de Saúde de S. Tiago, e teve início já em outubro com duas sessões de sensibilização e informação: uma para os professores a lecionar no 8.º ano, nível em que o mesmo será implementado, e outra para os respetivos encarregados de educação. Estas sessões, dinamizadas pela Enfermeira Maria Odete Vicente, chefe daquele serviço, tiveram como finalidade alertar para a necessidade da implementação deste projeto num setor etário em que os problemas próprios da adolescência levam, por vezes, a situações de depressão, dificuldades de integração e comportamentos disruptivos.
O Projeto +Contigo, copromovido pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e pela Escola de Enfermagem de Coimbra, tem como parceiros a Direção Regional de Educação do Centro, a Consulta de Prevenção do Suicídio do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e o Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Infante D. Pedro em AveiroTrata-se de um projeto regional, desenvolvido em meio escolar pelo Departamento de Saúde Pública e Planeamento e pela Escola de Enfermagem de Coimbra, e tem como população-alvo os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário. A sua principal finalidade consiste na prevenção do suicídio neste grupo etário, mediante a promoção da autoestima e a prevenção dos comportamentos de risco associados.
Após o sucesso da intervenção do ano anterior, esperamos com entusiasmo esta nova ronda de sessões. 

 

Ver mais AQUI...

Sem comentários: