Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
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Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Manual de Educação para a Cidadania Global

Manual de Educação para a Cidadania Global: uma proposta de articulação para o 2.º ciclo do Ensino Básico pode inserir-se nas linhas orientadoras emitidas pela Direção-Geral de Educação “Educação para a Cidadania” (2013), que convida as escolas, à luz da sua autonomia, a abordar curricularmente a educação para a cidadania, quer através de projetos, quer através de uma disciplina autónoma para os 1.º, 2.º e 3.º CEB. Este guia é um documento de consulta publicado pela Ação de Integração para o Desenvolvimento Global (AIDGLOBAL), uma organização não governamental que trabalha em prol da educação para um mundo justo e sustentável.
Desde o ano letivo de 2006/2007 que a AIDGLOBAL tem vindo a desenvolver em Portugal o projeto “Educar para Cooperar”, sendo este compêndio o resultado da colaboração de um agrupamento de escolas do concelho de Loures e esta entidade.
Manual de Educação para a Cidadania Global, concebido como recurso de livre acesso aos professores do 2.º CEB, aborda as temáticas fundamentais da Educação para a Cidadania Global (ECG) integrando-as no currículo oficial das disciplinas, apresentando, para esse fim, planificações nas áreas de Ciências Naturais (CN), História e Geografia de Portugal HGP), Matemática (MTM) e Português (PT). Por outras palavras, são facultadas aulas planificadas que cruzam as diversas temáticas de ECG com os conteúdos programáticos oficiais. Entre as temáticas abordadas encontram-se: a Preservação da Biodiversidade (CN), a Paz e Conflitos Armados (HGP), Educação para todos (MTM) e Igualdade de Género (PT e HGP).
Num mundo cada vez mais global e com a introdução de questões de cidadania no currículo de ensino  a ser recomendada por diversas organizações governamentais, a necessidade de uma educação para a cidadania global parece incontornável, constituindo este guia uma excelente base de trabalho.
O Manual pode ser consultado aqui: Manual-Cidadania-Global_Digital
Linhas orientadoras da Direção-Geral de Educação: Linhas_Orientadoras_Educacao_para_Cidadania

Retirado de http://www.afonsopaiva.pt

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