Na segunda quinzena de fevereiro, a Polícia de Segurança Pública (PSP) levou a cabo, no auditório da Escola Básica Afonso de Paiva, diversas ações de sensibilização para os alunos dos 2.º e 3º ciclos, tendo abordado os temas “Violência no Namoro”, “Bullying” e “Artefactos Pirotécnicos”.
A primeira dessas sessões, no dia 16 de fevereiro, foi dirigida aos alunos dos 8.º e 9.º anos, com o intuito de alertar e sensibilizar os alunos acerca da violência no namoro. As explicações passaram pela definição do conceito de violência, tanto física como psicológica, mostrando que determinadas atitudes, por muito inócuas que possam parecer, podem ser já uma forma de violência. Foram ainda transmitidos alguns conselhos sobre como evitar esse tipo de violência e, no final desta palestra, o eloquente Agente da Polícia apelou à participação de todos na denúncia destes crimes, tendo elucidado os presentes sobre como proceder em tais casos.
Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o público-alvo mudou de faixa etária, passando para os alunos dos 5.º e 6.º anos, tendo como pano de fundo a violência física e psicológica infligida entre pares: o “Bullying”. Mais uma vez, os agentes responsáveis conseguiram captar a atenção dos alunos, dando explicações e exemplos muito ilustrativos. O início foi marcado pela definição do “Bully” (agressor) e foi seguida de uma enunciação e clarificação da tipologia destes atos, designadamente: agressões verbais, emocionais, físicas, de origem racista e, ainda, fruto da era moderna, a agressão na Internet (Cyberbullying).No final da sessão, ficou bem evidente que “Bullying (afinal) é para fracos”.
A terceira e última sessão, também para os alunos dos 5.º e 6.º anos, iniciou com a temática do dia anterior, o “Bullying”. No entanto, contando com mais dois agentes da unidade especial da PSP – Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo, as turmas participantes foram ainda surpreendidas por uma exposição acerca de “Artefactos Pirotécnicos”. Os Agentes, que, desde logo, chamaram a atenção pela sua indumentária distintiva, passaram a explicar os tipos de artefactos à venda, especialmente nesta época carnavalesca, sendo as bombas de foguete e os petardosos mais perigosos. Além da exposição sobre a perigosidade destes objetos, os alunos foram ainda instruídos sobre o seu manuseamento (mesmo em relação aos que já foram utilizados), sendo a regra de segurança muito simples: “Não mexer!”. No final da sessão, os artefactos, expostos num pequeno placard, puderam ser observadas pelos alunos.
O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva agradece à Polícia de Segurança Pública a sua disponibilidade para estas comunicações tão importantes e de elevada qualidade, sendo a PSP um parceiro fundamental na educação para a cidadania dos nossos alunos, através da transmissão de conhecimentos essenciais, sensibilizando para os problemas sociais e evidenciando a responsabilidade de cada um no respeito pela segurança e bem-estar de todos.
Retirado de http://www.afonsopaiva.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário