Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Assim foi a nossa colheita da azeitona!

No jardim de infância Quinta das Violetas, com o objetivo de valorizarmos os recursos naturais que estão ao nosso dispor, preparámos a apanha da azeitona das oliveiras que temos no nosso espaço de recreio. Com muito entusiasmo, alegria e boa disposição, todos, educadoras, assistentes operacionais e crianças, nos envolvemos para esta tarefa que nos uniu e encantou! Agradecemos ao pai e ao avô de uma das nossas crianças, que nos ajudaram na colheita e limpeza das nossas oliveiras!
Sendo esta uma atividade que faz parte da tradição e cultura da nossa comunidade, foi o Centro Ciência, Tradição e Cultura, localizado na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, que nos apoiou com os materiais que utilizámos para a colheita. Agradecemos, por isso, à professora Margarida Afonso, pela sua disponibilidade e pela ajuda que nos deu.
Fizemos desta atividade mais uma oportunidade para as crianças realizarem novas aprendizagens e foi também motivação para outros projetos na área das ciências.
Quanto à azeitona, podemos afirmar que foi uma excelente colheita, que transformámos em azeite, no lagar do Senhor António Batista em Castelo Branco, que tão bem nos atendeu e a quem agradecemos pela simpatia!

Carmo Fidalgo
-----

Mais fotografias em (publicação de 09/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

sábado, 27 de janeiro de 2018

Make-A-Wish há 10 anos a realizar desejos em Portugal

Para assinalar os 10 Anos da Make-A-Wish em Portugal, as professoras de Educação Visual e Artes e as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, no âmbito da iniciativa “Bibliotecas Solidárias” lançam a campanha “Uma estrela um desejo” que pretende fazer chegar a magia da Make-A-Wish realizando desejos de crianças e jovens, entre os 3 e os 18 anos, com doenças que colocam as suas vidas em risco, para lhes levar um momento de alegria e esperança. A realização de um desejo envia uma mensagem positiva de esperança, força e alegria a uma criança quando ela mais precisa.

As estrelas estiveram na bonita Árvore de Natal, na biblioteca escolar Afonso de Paiva até ao dia 15 de dezembro!


Adaptado de www.facebook.com/afonsodepaiva/

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Festa de Natal do Jardim de Infância Quinta das Violetas

Este ano o Jardim de Infância Quinta das Violetas realizou a sua Festa de Natal no dia 13 de dezembro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco.
A celebração do Natal faz parte das vivências familiares da nossa comunidade e por isso nos motiva, anualmente, para desenvolvermos atividades em que o tema central é o Natal. A exploração da sua história, os valores nela contidos, as tradições, as decorações dos ambientes, a mensagem pela música são alguns conteúdos que fizeram parte da programação e desenvolvimento da atividade pedagógica dos grupos. A par da atividade dos grupos, as educadoras prepararam um programa, com diferentes apresentações pelas crianças, contando também com a colaboração dos professores de música, do professor Rui Barata e da professora de dança criativa, professora Raquel Mendes, e ainda da participação do grupo de Teatro dos alunos dos 2.º e 3.º anos do Curso Profissional de Animador Sociocultural da ETEPA, sob orientação da professora Zélia Duarte.
As educadoras pretendiam aliar esta temática aos valores implícitos no seu Plano de Atividades, e assim surgiu a ideia de integrar os valores da proteção da natureza através de uma opereta. O papel foi assumido por todos, educadoras, assistentes operacionais e, claro, as crianças, revelando um grande empenho e motivação na aprendizagem de todas as músicas.
Quando se abriu o pano, as crianças, acompanhadas por todas as educadoras, assistentes operacionais e duas estagiárias, brilharam na representação das várias cenas da opereta, executaram o que foi previamente aprendido, surpreendendo pela bela apresentação de grupo, executada com uma “grande responsabilidade”. Seguiu-se a apresentação de duas danças, com a orientação da professora Raquel Mendes, nas quais as crianças demonstraram a alegria dos movimentos que acompanhavam o ritmo das músicas. Depois, com a orientação do professor Rui Barata, fez-se de novo silêncio para se ouvirem cantar as músicas de Natal que tão bem expressaram a época vivida.
Fechou-se o palco e quando reabriu todos pudemos assistir à peça de teatro “Milfins”, que transmitia também uma mensagem de proteção da natureza, e dos cuidados a ter para o desenvolvimento da floresta. Foi bem compreendida e apreciada por todos e bem enquadrada nos nossos objetivos. A participação do grupo de alunos da ETEPA terminou com um momento muito apreciado pelas crianças, o momento musical “Frozen”, durante o qual as crianças cantaram entusiasmadas, acompanhando a música.
Finalmente chegou o Pai Natal, que as crianças receberam com muito entusiasmo e alegria, aceitando uma pequena prendinha, um presentinho de Natal. 
O jardim de infância agradece a todos os que tornaram possível a realização da nossa Festa de Natal. Aos professores Rui Barata e Raquel Mendes agradecemos pela disponibilidade, colaboração e participação. À ETEPA agradecemos pela generosidade da apresentação do teatro com que nos brinda há já largos anos, divertindo adultos e crianças.  
À professora Alice Nascimento e ao professor José Filipe agradecemos o calor da sua presença e o trabalho de registo fotográfico e filmagens que nos ajudará a escrever a história e vivências do nosso jardim de infância.
Desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano 2018.
Carmo Fidalgo
-----

Mais fotografias em (publicação de 22/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

15 de novembro – Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

A comemoração desta data é assinalada em Portugal a 15 de novembro, mas, por motivos de greve dos docentes, a mesma só pôde ser por nós comemorada no dia 21 de novembro.
Assim, no dia 21 de novembro de 2017, comemorámos o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, na escola Afonso de Paiva, com um almoço/ magusto que juntou os alunos das escolas de referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos dos agrupamentos de escolas Afonso de Paiva e Amato Lusitano, bem como docentes, técnicos, alguns elementos da Direção e da Coordenação do Departamento de Educação Especial.
O convívio entre os nossos ex-alunos surdos, que frequentam atualmente o secundário na escola Amato Lusitano, com os atuais é muito importante para a interculturalidade destes alunos, pois os surdos partilham uma língua natural e cultura próprias, baseadas no processamento de informação por via visual.
Esta língua tem como característica mais marcante, e que a distingue das outras, o uso linguístico do espaço. É uma língua visuomotora cuja produção se processa através dos gestos e das expressões facial e corporal. Também é processada através de gestos e a sua captação é visual.
Estes encontros são muito importantes para a promoção da autonomia, da autoconfiança e da integração social e pessoal da pessoa surda, pela partilha de experiências e vivências entre pares, fazendo mesmo parte do seu programa curricular.

Mais fotografias em (publicação de 05/12/2017): Facebook Afonso de Paiva