Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

15 de novembro – Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

A comemoração desta data é assinalada em Portugal a 15 de novembro, mas, por motivos de greve dos docentes, a mesma só pôde ser por nós comemorada no dia 21 de novembro.
Assim, no dia 21 de novembro de 2017, comemorámos o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, na escola Afonso de Paiva, com um almoço/ magusto que juntou os alunos das escolas de referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos dos agrupamentos de escolas Afonso de Paiva e Amato Lusitano, bem como docentes, técnicos, alguns elementos da Direção e da Coordenação do Departamento de Educação Especial.
O convívio entre os nossos ex-alunos surdos, que frequentam atualmente o secundário na escola Amato Lusitano, com os atuais é muito importante para a interculturalidade destes alunos, pois os surdos partilham uma língua natural e cultura próprias, baseadas no processamento de informação por via visual.
Esta língua tem como característica mais marcante, e que a distingue das outras, o uso linguístico do espaço. É uma língua visuomotora cuja produção se processa através dos gestos e das expressões facial e corporal. Também é processada através de gestos e a sua captação é visual.
Estes encontros são muito importantes para a promoção da autonomia, da autoconfiança e da integração social e pessoal da pessoa surda, pela partilha de experiências e vivências entre pares, fazendo mesmo parte do seu programa curricular.

Mais fotografias em (publicação de 05/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

Sem comentários: