Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Assim foi a nossa colheita da azeitona!

No jardim de infância Quinta das Violetas, com o objetivo de valorizarmos os recursos naturais que estão ao nosso dispor, preparámos a apanha da azeitona das oliveiras que temos no nosso espaço de recreio. Com muito entusiasmo, alegria e boa disposição, todos, educadoras, assistentes operacionais e crianças, nos envolvemos para esta tarefa que nos uniu e encantou! Agradecemos ao pai e ao avô de uma das nossas crianças, que nos ajudaram na colheita e limpeza das nossas oliveiras!
Sendo esta uma atividade que faz parte da tradição e cultura da nossa comunidade, foi o Centro Ciência, Tradição e Cultura, localizado na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, que nos apoiou com os materiais que utilizámos para a colheita. Agradecemos, por isso, à professora Margarida Afonso, pela sua disponibilidade e pela ajuda que nos deu.
Fizemos desta atividade mais uma oportunidade para as crianças realizarem novas aprendizagens e foi também motivação para outros projetos na área das ciências.
Quanto à azeitona, podemos afirmar que foi uma excelente colheita, que transformámos em azeite, no lagar do Senhor António Batista em Castelo Branco, que tão bem nos atendeu e a quem agradecemos pela simpatia!

Carmo Fidalgo
-----

Mais fotografias em (publicação de 09/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

Sem comentários: