Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

“Cientistas de Palmo e Meio” no Jardim de Infância Quinta das Violetas

De 5 a 17 de novembro, do projeto à ação, todos participaram com muito envolvimento no desenvolvimento do tema “A Ciência a Brincar”. Foi um projeto planificado e desenvolvido pelas educadoras Carmo e Isaura, com a colaboração de todas as colegas, para promover a “descoberta do mundo” através de métodos científicos. Pensamos que todas as oportunidades são ótimas para desenvolver o conhecimento e desta vez foi a apanha da “nossa azeitona” que nos motivou.
O nosso projeto – Ateliês “Cientistas de Palmo e Meio” – estava em desenvolvimento. Apresentámos aos grupos uma adivinha:

Verde foi meu nascimento
Mas de preto me vesti
Para dar a luz ao mundo
Mil tormentos padeci.
Quem sou eu?

A comunicação e a interação, a linguagem, o diálogo, a lógica, os símbolos… serviram de apoio, até que alguma criança mais atenta descobria pistas para chegar à resposta: “a azeitona”. A palavra escrita, a imagem pintada com a própria azeitona, a sua cor, a caraterística de poder “dar luz” foram pequenas situações de aprendizagem e motivação para outras descobertas.
O desenvolvimento de uma atividade experimental sobre a densidade dos líquidos pretendia prever, experimentar e observar o que acontece quando se misturam diferentes líquidos. Observar, questionar, formular hipóteses, experimentar e analisar os resultados fizeram parte de todo o procedimento experimental. As crianças, “Cientistas de Palmo e Meio”, participaram ativamente, registaram previsões e resultados, aprendendo uma forma de olhar o mundo à maneira dos “cientistas”.

Carmo Fidalgo
-----

Mais fotografias em (publicação de 12/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

Sem comentários: