Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, procurando sensibilizar para uma melhor aceitação e adaptação da sociedade à pessoa com deficiência, assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência a 6 de dezembro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, numa cerimónia que juntou os agrupamentos de escolas do concelho de Castelo Branco, bem como alunos e representantes de diversas instituições.
A sessão contemplou diversas atividades que trouxeram cor e alegria ao momento, bem como uma pertinente reflexão sobre o tema. Com o vídeo apresentado no início da sessão, pretendeu-se valorizar o que de diferente existe em cada um de nós, enquadrando desta forma a pertinência desta data. Seguiram-se diversas atuações, designadamente daAssociação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças (ERID), com um momento de dança; da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco, que nos presenteou com um momento teatral; de alunas de ballet da Escola Silvina Candeias e de alunos do Conservatório Regional de Castelo Branco cujas atuações contribuíram para a beleza e intensidade emotiva do momento.
Mais uma vez, o evento decorreu de forma muito satisfatória, traduzindo-se numa experiência bastante enriquecedora.
O Departamento de Educação Especial agradece o apoio de toda a Direção, da Presidente do Conselho Geral e da representante da Associação de Pais, assim como o contributo de todos os envolvidos.
-----

Mais fotografias em (publicação de 17/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

Sem comentários: