Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

EB/JI do Castelo: Projeto “Nós e os Outros” – novembro… a preparação do Natal!

Além do magusto, atividade já noticiada, novembro foi sem dúvida o mês dos valores: respeito, sinceridade, tolerância, igualdade, solidariedade, concórdia, amor… Valores de que precisamos na escola, na família, na sociedade, e agora que se aproxima o Natal, são estas as melhores “prendas” para sermos todos mais felizes.
No dia 2 de novembro, a equipa técnica do Projeto Passaporte Global trouxe-nos uma história e jogos sobre o “Olhar mais a diferença”, a integração de todos num Mundo Global.
A atividade do dia 16 teve como orientadora a Drª. Paula Montez da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN) e foi uma antecipação da comemoração da “Convenção sobre os Direitos da Criança”, adotada pelas Nações Unidas em 20 de novembro de 1989.
Apresentou-nos um livro maravilhoso: “Orelhas de Borboleta”, de Luísa Aguilar. Uma história que nos ensina a encarar de forma positiva aquilo que para outros é motivo de troça – porque reconhecer e reivindicar a diferença nos fortalece, levando-nos à aceitação de quem somos e ao reforço da nossa personalidade. E esse é o primeiro passo para aprendermos a rir de nós próprios. Leiam o livro que vale a pena.
No final escrevemos, ilustrámos e fizemos um painel com o que, na realidade, precisamos para sermos felizes.
Terminámos o mês com chave de ouro – uma atividade da Biblioteca Escolar Afonso de Paiva. A educadora Maria da Luz levou-nos a viajar pelo Mundo com vários contos que encaixam perfeitamente na nossa escola: “Meninos de Todas as Cores”, um conto cigano e outro sírio, entre outros.
No próximo mês não deixem de ver como “Pestinhas” se podem transformar em “Anjinhos”.
-----

Mais fotografias em (publicação de 14/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

Sem comentários: