Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 4 de fevereiro de 2018

De pijama na Mina

O Dia Nacional do Pijama, celebrado a 20 de novembro, coincide com a comemoração do Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança. É uma data única, com intuitos educativos e solidários, em que todas as crianças são convidadas a ir de pijama para a escola como forma de sensibilização de todos em relação à realidade das crianças que crescem em instituições.
Na Escola da Mina, alunos e professoras cumpriram a sua missão. O precioso contributo monetário que cada aluno, orgulhosamente, transportava nas suas mãos tão pequeninas, mas tão cheias de espírito solidário, foi apenas o início de um dia repleto de sentimentos de valorização da importância de ter uma casa e uma família.
De pijamas bem quentinhos, deixámo-nos embalar pela história “O Botão Invisível”, exemplarmente contada pela Educadora Maria da Luz e, juntos, construímos a Nossa Árvore dos Sonhos e um Coração de Botões.
No final do dia, com a preciosa colaboração dos professores das AEC, cantámos e dançámos a música “Família”, cujo refrão salienta que “é difícil entender e ninguém repara na importância da família e de uma casa. Não há desculpa p’ra não fazer nada, é mais forte o que nos une ou o que nos separa?”
De regresso a casa, o entusiasmo de ter vivido um dia de escola em pijama era visível nos sorrisos e na partilha, com os pais, das experiências que este dia lhes proporcionou.


-----

Mais fotografias em (publicação de 13/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

Sem comentários: