Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 10 de abril de 2018

Projeto Crescer na Cidadania, EAPN – Medida “Estratégia para a Educação e Cidadania"


O Agrupamento Afonso de Paiva teve mais uma vez o privilégio de receber o núcleo regional da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza na sua escola-sede para dinamizar sessões de esclarecimento no âmbito do Projeto Crescer em Cidadania. 

Estas sessões, que tiveram início no dia 22 de janeiro e se prolongaram até ao dia 16 de fevereiro, decorreram durante as aulas de Oferta Complementar e nelas as técnicas daquela entidade, que mantém uma saudável parceria com o agrupamento há já alguns anos, abordaram os temas “Cidadania, Democracia e Participação – a nossa Constituição” e “Cidadania, Direitos Humanos - os meus direitos e deveres como cidadão/ã”. O primeiro foi dinamizado nas turmas de 5.º, 6.º e 7.º ano e o segundo nos 8.º e 9.º anos de escolaridade e apresentaram como objetivos fundamentais compreender a relação entre direitos e deveres/responsabilidades, enfatizar a importância da participação de cada um na criação e na proteção dos direitos, o reconhecimento individual como cidadãos de pleno direito e a reflexão sobre os efeitos do exercício da cidadania, entre outros. 

As sessões decorreram de forma tranquila, com a participação entusiasta de todos os alunos e iniciaram-se com a visualização de um pequeno vídeo no qual se encontravam representados alguns dos direitos e deveres de cada cidadão, após o que responderam a um inquérito que lhes foi apresentado. No final de cada sessão, os grupos de alunos apresentaram aos colegas as respostas ao referido inquérito, as quais foram comentadas pelas técnicas presentes. Em algumas das sessões esteve também presente a Enfermeira Odete Vicente, coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, uma vez que se prevê, para breve, uma parceria entre aquelas duas entidades.




 






















Sem comentários: