Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

O Basquetebol na EB Afonso de Paiva

O basquetebol continua com muitos praticantes na EB Afonso de Paiva, seja na vertente de competição de equipas/grupos do Desporto Escolar, seja no âmbito do projeto “Basquetebol 3x3 na Escolas”.

O projeto “Basquetebol 3x3 nas Escolas” está aberto a todos os alunos e alunas e alunas dos 2.º e 3.º ciclos, sendo desenvolvido pelos professores de Educação Física desta escola e coordenado pelo professor Pedro Coelho. Este ano, a EB Afonso de Paiva conta com quatro equipas, nos seguintes escalões: Infantis (Masculinos e Femininos) e Iniciados (Masculinos e Femininos). Este projeto, que resulta de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Basquetebol, desenvolve-se em duas vertentes diferentes mas complementares: uma formativa, a nível escolar, desenvolvida nas aulas de Educação Física; outra competitiva, envolvendo todas as escolas aderentes. Nesta segunda vertente, nos 2.º e 3.º períodos realiza-se o Campeonato Escolar de Basquetebol, que comporta três fases: local, regional e nacional. Para as duas primeiras fases, os elementos que integram as equipas em competição são selecionados pelos professores de Educação Física, em função do seu desempenho e desejo de participar.

Também no basquetebol, mas na competição de equipas/grupos do Desporto Escolar, contamos com uma excelente adesão. A EB Afonso de Paiva iniciou bem a sua participação no Campeonato Escolar, com uma vitória da equipa de Infantis Femininos, orientada pelo professor Pedro Coelho, contra a equipa da Escola Pêro da Covilhã (atuais campeãs distritais) por 64-40. O jogo realizou-se na nossa escola, no dia 17 de janeiro, tendo alinhado pela Afonso de Paiva as alunas Bruna Antunes, Elisabete Vorobyova, Diana Martins, Mariana Rodrigues, Beatriz Canheto, Eva Gomes, Luísa Duarte, Alice Peixinho, Adriana Torres, Alexandra Mouro, Inês Mendonça e Matilde Fernandes.

Prepara-se, agora, o próximo desafio: a competição distrital, que se realiza no dia 8 de março, no Fundão.

Recorde-se que, no ano letivo 2015/2016, a equipa Infantis Masculinos de Basquetebol 3x3 da EB Afonso de Paiva se sagrou campeã nacional nesta modalidade. Fica-nos a ambição de alcançarmos de novo o pódio, mas, acima de tudo, o desejo e todo o empenho para cumprirmos os objetivos fundamentais deste projeto: “Promover a maior participação possível das crianças e jovens em idade escolar, quaisquer que seja a sua experiência anterior e o seu grau de habilidade, numa forma fácil de aprender e jogar basquetebol”; “Proporcionar às crianças e jovens em idade escolar uma atividade desenvolvida num ambiente agradável, privilegiando mais a participação, o divertimento e o prazer de jogar do que o resultado”, “Contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens e motivá-los para a prática da modalidade.” (in, Página Oficial do Desporto Escolar)

sábado, 16 de junho de 2018

Projeto “Gerir e Intervir” 2017/2018 – Trabalhos dos Alunos


As sessões do projeto “Gerir e Intervir” tiveram início no segundo período letivo de 2017/2018. Os temas tratados envolveram a Comunicação, os Valores e o Bullying. Os quarenta e três alunos das turmas abrangidas demonstraram empenho e envolveram-se nas atividades, dando o seu contributo.

Na turma do 5.º6, o resultado foi um trabalho final alusivo aos valores escolhidos por cada aluno e uma exposição num dos placards da escola.

Na turma do 6.º4, os alunos elaboraram trabalhos em PowerPoint que apresentaram aos seus colegas, partilhando as suas conclusões e opiniões.
Apresentamos, nesta publicação, uma mostra do trabalho desenvolvido. A todos o nosso agradecimento por tudo o que vivemos e aprendemos juntos.

As responsáveis pelo Projeto, Basilina Oliveira e Cidália Ribeiro




quarta-feira, 13 de junho de 2018

Alunos de Salgueiro do Campo em contacto com a arte e as tradições (Retrospetiva)

No dia 27 de abril, os alunos do Jardim de Infância e do 1.º ciclo de Salgueiro do Campo deslocaram-se ao Juncal do Campo, a convite da Escola Tecnológica Profissional Albicastrense (ETEPA), para participarem em atividades programadas no âmbito de uma Prova de Aptidão Profissional.

Ao longo da visita, as crianças tiveram a oportunidade de fazer o roteiro dos murais, contactando com as diversas obras de arte visíveis nas ruas da localidade. Contactaram e vivenciaram, ainda, diversas tradições: visitaram a queijaria, onde participaram na confeção artesanal de um queijo, lavaram roupa no tanque comunitário, realizaram jogos tradicionais, tais como os carrinhos de rolamentos, entre outras iniciativas de animação de rua.

Os alunos participaram ativamente em todas as atividades, conheceram outra localidade, bem como um pouco da sua história e tradições. Foi um dia diferente, que finalizou com um almoço-piquenique no parque de merendas da aldeia, onde todos se divertiram imenso.

Professoras e alunos agradecem o convite e a todos os que participaram neste dia especial.
http://www.afonsopaiva.pt/…/1612-alunos-de-salgueiro-do-cam…






segunda-feira, 11 de junho de 2018

EB Salgueiro do Campo – Sessão sobre alimentação e prevenção da obesidade infantil (Retrospetiva)


No passado dia 26 de abril, os alunos do 1.º ciclo do Salgueiro do Campo participaram numa atividade proposta e apresentada pelas enfermeiras da Unidade de Saúde Local de Salgueiro do Campo (Centro de Saúde) cujo tema foi “A obesidade”.
Os alunos tiveram a oportunidade de aprender/recordar a importância de uma alimentação variada e equilibrada para a nossa saúde e como prevenção da obesidade.
Todos os alunos participaram ativamente, com muitas questões e relatos das suas experiências e, no final, realizaram um jogo sobre a alimentação – semáforo dos alimentos.





sexta-feira, 8 de junho de 2018

Semana da Leitura 2018 | Dia do Contador de Histórias (Retrospetiva)


O segundo dia desta semana da leitura, 20 de março, foi dedicado ao Contador de Histórias, essa figura ancestral, presente no imaginário de inúmeras gerações ao longo da História. Mas, como também foi o Dia da Saúde Oral e as nossas bibliotecas, em colaboração com os professores do 1.º ciclo, desenvolvem o projeto SOBE - Saúde Oral e Bibliotecas Escolares da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) nas escolas do 1.º ciclo do agrupamento há já quatro anos, passámos o dia a ouvir, ler e contar histórias nas diferentes unidades do agrupamento.
De manhã, os alunos das turmas de 1.º ano das escolas Afonso de Paiva e S. Tiago deslocaram-se à biblioteca Afonso de Paiva para verem e ouvirem a Lenda do Reino dos Dentes, seguido de um conjunto de atividades lúdicas a partir do audioconto "Os três porquinhos e o lobo com mau hálito" e jogos interativos. De tarde, houve sessões de contos por pais e encarregados de educação dos alunos da escola básica da Mina, numa atividade intitulada "Contador de histórias por um dia", promovida pelas professoras da EB Mina e inserida nesta Semana da Leitura 2018. A professora bibliotecária Carla Nunes realizou ainda um seminário para alunos e docentes de licenciatura e mestrado de educação básica na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, sob o tema "Práticas de Dinamização de Bibliotecas Escolares".
Durante o dia, professores e alunos do 1.º ciclo levaram a cabo o “Contar Contos Interturmas”, numa prática já habitual nas semanas da leitura, onde uma sala conta, lê, dramatiza, narra a outra sala, partilhando leituras, experiências e memórias de livros e personagens, descobrindo leitores e escritores em todos e em cada um.








terça-feira, 5 de junho de 2018

Dia Mundial da Voz 2018 (Retrospetiva)

Resultado de imagem para dia mundial da vozO Dia Mundial da Voz celebra-se a 16 de abril, com o objetivo de promover a saúde do aparelho vocal e prevenir doenças da laringe. Tem vindo a ser comemorado desde 2003, por sugestão do Dr. Mário Andrea, Diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Santa Maria.

A voz humana é o som que resulta de uma ação fisiológica, identificando a pessoa quanto à sua idade, sexo, raça, tamanho físico, características da personalidade e estado emocional. Cada voz tem um caráter único, dependendo da estrutura das cavidades de ressonância e dos órgãos articulatórios de cada indivíduo.

Todos nós devemos cuidar da nossa voz; mas principalmente os designados profissionais da voz, como os professores, atores, cantores, devem adotar medidas preventivas de patologia vocal.

Cuidados a ter com a sua voz 

• Beber água com frequência – oito copos por dia – à temperatura ambiente;
• Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, café, chá e bebidas com gás;
• Não fumar e evitar frequentar ambientes com fumo;
• Evitar ambientes com pó, cheiros fortes e ar condicionado;
• Falar devagar e realizar pausas respiratórias frequentes, articulando bem as palavras;
• Não falar muito alto ou durante períodos prolongados, principalmente em ambientes ruidosos;
• Não sussurrar – o esforço para sussurrar é maior do que quando se fala normalmente;
• Ter um estilo de vida saudável: alimentação equilibrada, dormir bem e praticar desporto.

Sinais de Alerta

• Sensação de esforço e secura;
• Sensação de corpo estranho;
• Fadiga vocal;
• Rouquidão persistente;
• Dor persistente na garganta;
• Pigarreio constante.

Qualquer rouquidão que persista por mais de duas semanas deve ser observada por um Otorrinolaringologista ou Terapeuta da Fala.
AME E CUIDE DA SUA VOZ!

domingo, 3 de junho de 2018

Um dia mais azul no AE Afonso de Paiva (Retrospetiva)


No passado dia 11 de abril, foram realizadas, na EB Afonso de Paiva e na EB1 de S. Tiago, um conjunto de iniciativas no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, onde participaram todos os alunos de ambas as escolas.
No sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a inclusão de alunos com perturbação do Espetro do Autismo, foi pedido aos alunos, professores e assistentes operacionais das escolas referidas, onde funcionam as duas unidades, para trazerem vestida uma t-shirt azul, tendo a maioria dos alunos aderido, tornando o dia “mais azul”.
Foi ainda distribuída, a cada turma do 2.º e 3.º Ciclo, uma cartolina em forma de puzzle, onde foram registadas frases, palavras e desenhos relativamente ao Autismo e à inclusão de crianças com essas características. O resultado desta atividade foi surpreendente, pois verificou-se que muitos alunos pesquisaram sobre a temática e apresentaram trabalhos muito interessantes. Tal foi visível na exposição de todas as peças, formando um grande puzzle com ideias e opiniões muito adequadas e marcantes.
Foram também distribuídos uns laços azuis aos professores e assistentes operacionais de ambas as escolas.
Durante o dia, foi passado um vídeo com pequenas curtas-metragens no átrio da escola sobre esta temática.
Para concluir as atividades, este dia ficou registado numa fotografia coletiva com os todos os alunos envolvidos, tendo todos eles formado uma enorme e AZUL moldura humana.
Toda a escola ficou de parabéns e mais uma vez ficou comprovado que toda a comunidade escolar é espetacular e adere com grande espírito de equipa a este tipo de iniciativas, tornando o dia 11 de abril um dia mais azul.
O nosso obrigada a todos.