
O projeto “Basquetebol 3x3 nas Escolas” está aberto a todos os alunos e alunas e alunas dos 2.º e 3.º ciclos, sendo desenvolvido pelos professores de Educação Física desta escola e coordenado pelo professor Pedro Coelho. Este ano, a EB Afonso de Paiva conta com quatro equipas, nos seguintes escalões: Infantis (Masculinos e Femininos) e Iniciados (Masculinos e Femininos). Este projeto, que resulta de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Basquetebol, desenvolve-se em duas vertentes diferentes mas complementares: uma formativa, a nível escolar, desenvolvida nas aulas de Educação Física; outra competitiva, envolvendo todas as escolas aderentes. Nesta segunda vertente, nos 2.º e 3.º períodos realiza-se o Campeonato Escolar de Basquetebol, que comporta três fases: local, regional e nacional. Para as duas primeiras fases, os elementos que integram as equipas em competição são selecionados pelos professores de Educação Física, em função do seu desempenho e desejo de participar.
Também no basquetebol, mas na competição de equipas/grupos do Desporto Escolar, contamos com uma excelente adesão. A EB Afonso de Paiva iniciou bem a sua participação no Campeonato Escolar, com uma vitória da equipa de Infantis Femininos, orientada pelo professor Pedro Coelho, contra a equipa da Escola Pêro da Covilhã (atuais campeãs distritais) por 64-40. O jogo realizou-se na nossa escola, no dia 17 de janeiro, tendo alinhado pela Afonso de Paiva as alunas Bruna Antunes, Elisabete Vorobyova, Diana Martins, Mariana Rodrigues, Beatriz Canheto, Eva Gomes, Luísa Duarte, Alice Peixinho, Adriana Torres, Alexandra Mouro, Inês Mendonça e Matilde Fernandes.
Prepara-se, agora, o próximo desafio: a competição distrital, que se realiza no dia 8 de março, no Fundão.
Recorde-se que, no ano letivo 2015/2016, a equipa Infantis Masculinos de Basquetebol 3x3 da EB Afonso de Paiva se sagrou campeã nacional nesta modalidade. Fica-nos a ambição de alcançarmos de novo o pódio, mas, acima de tudo, o desejo e todo o empenho para cumprirmos os objetivos fundamentais deste projeto: “Promover a maior participação possível das crianças e jovens em idade escolar, quaisquer que seja a sua experiência anterior e o seu grau de habilidade, numa forma fácil de aprender e jogar basquetebol”; “Proporcionar às crianças e jovens em idade escolar uma atividade desenvolvida num ambiente agradável, privilegiando mais a participação, o divertimento e o prazer de jogar do que o resultado”, “Contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens e motivá-los para a prática da modalidade.” (in, Página Oficial do Desporto Escolar)