Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 3 de junho de 2018

Um dia mais azul no AE Afonso de Paiva (Retrospetiva)


No passado dia 11 de abril, foram realizadas, na EB Afonso de Paiva e na EB1 de S. Tiago, um conjunto de iniciativas no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, onde participaram todos os alunos de ambas as escolas.
No sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a inclusão de alunos com perturbação do Espetro do Autismo, foi pedido aos alunos, professores e assistentes operacionais das escolas referidas, onde funcionam as duas unidades, para trazerem vestida uma t-shirt azul, tendo a maioria dos alunos aderido, tornando o dia “mais azul”.
Foi ainda distribuída, a cada turma do 2.º e 3.º Ciclo, uma cartolina em forma de puzzle, onde foram registadas frases, palavras e desenhos relativamente ao Autismo e à inclusão de crianças com essas características. O resultado desta atividade foi surpreendente, pois verificou-se que muitos alunos pesquisaram sobre a temática e apresentaram trabalhos muito interessantes. Tal foi visível na exposição de todas as peças, formando um grande puzzle com ideias e opiniões muito adequadas e marcantes.
Foram também distribuídos uns laços azuis aos professores e assistentes operacionais de ambas as escolas.
Durante o dia, foi passado um vídeo com pequenas curtas-metragens no átrio da escola sobre esta temática.
Para concluir as atividades, este dia ficou registado numa fotografia coletiva com os todos os alunos envolvidos, tendo todos eles formado uma enorme e AZUL moldura humana.
Toda a escola ficou de parabéns e mais uma vez ficou comprovado que toda a comunidade escolar é espetacular e adere com grande espírito de equipa a este tipo de iniciativas, tornando o dia 11 de abril um dia mais azul.
O nosso obrigada a todos.




 


Sem comentários: