Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

"Serei eu assim tão diferente?"

Perturbação de Hiperatividade de Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento das crianças que resulta de alterações no funcionamento do sistema nervoso.
As crianças com PHDA têm alguns dos sintomas indicados a seguir, podendo haver apenas défice de atenção sem hiperatividade:
- Défice de atenção: dificuldade em regular a atenção, ou seja, em permanecer atento aos estímulos que interessam e ignorar os que não interessam. As queixas típicas são a relutância em iniciar atividades que requerem concentração, interrupções frequentes, demora em concluir as tarefas e a desorganização. A dificuldade de concentração pode não ser evidente em atividades com ecrã e ação (como a televisão e os videojogos), acentuando-se nas atividades mais monótonas e menos motivantes.
- Hiperatividade: atividade motora excessiva em relação ao que era esperado para a idade; dificuldade em permanecer sentado, sossegado ou calado quando é necessário; necessidade de estar sempre em movimento ou a fazer alguma coisa. A hiperatividade não está presente em todas as crianças e diminui na adolescência.
- Impulsividade: dificuldade no controlo dos impulsos, em esperar sua a vez, passagem rápida ao ato sem antecipar as consequências. Estas características traduzem desafios nas funções de auto-regulação.
Estes sintomas são por vezes referidos como "preguiça", "falta de empenho" ou "imaturidade" da criança.
Para além disso, muitas pessoas com PHDA têm desafios noutras funções executivas, que afetam a capacidade de planear e organizar as tarefas. A labilidade emocional, irritabilidade e baixa resistência à frustração são também frequentes.
Por ser uma perturbação do desenvolvimento, a PHDA deve manifestar-se antes dos 12 anos, podendo ser já evidente na idade pré-escolar. Para além disso, as queixas devem estar presentes em pelo menos dois contextos diferentes (como a escola e em casa) e devem ter consequências significativas no dia a dia da criança, seja do ponto de vista social, seja no desempenho académico.
Adaptado de http://www.clubephda.pt/


Sem comentários: