Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 26 de março de 2016

Comemoração do Dia Internacional da Mulher

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março), organizada no distrito de Castelo Branco pelas duas centrais sindicais - CGTP e UGT - e que contou com diversas iniciativas em todo o distrito, no dia 10 de março, decorreu, no auditório do AE Afonso de Paiva, uma palestra destinada aos alunos do 9.º ano, com a participação de Elsa Magro, Filomena Aguiar, Gabriela Gonçalves e Paula Sobral, em representação da Comissão da Igualdade entre Mulheres e Homens - CGTP-IN.
Sob o mote “Mulher: Nós Queremos. Nós Podemos. Mudar é preciso.”, esta foi uma oportunidade para chamar a atenção dos jovens relativamente às situações de desigualdade de que muitas mulheres ainda são alvo em diversos contextos – profissional, familiar e social – justificando, por isso, a preservação deste dia assinalado mundialmente. As palestrantes alertaram para as causas profundas desta realidade, sublinhando a necessidade de um verdadeiro e eficaz combate, por forma a assegurar que todas as mulheres tenham o seu devido e justo estatuto na sociedade, em condições de plena igualdade.





 Mais fotografias em (publicação de 21/03/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

quarta-feira, 23 de março de 2016

Comemoração do Dia Mundial do Rim

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Rim, que este ano teve por tema “Doença Renal e a Criança – Agir cedo para prevenir!”, no dia 10 de março, o Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco promoveu, no auditório do AE Afonso de Paiva, uma sessão de sensibilização destinada aos alunos do 1.º ciclo, numa iniciativa da Sociedade de Nefrologia Pediátrica (SNP) da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP).
Durante a sessão, que contou com a participação de cerca de 78 crianças dos 3.º e 4.º anos e respetivos professores, foi destacada a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis na prevenção da obesidade, da hipertensão arterial e da doença renal. Foi ainda distribuída informação complementar aos professores, de modo a que a temática possa ser desenvolvida em contexto de aula. A sessão foi ainda o ponto de partida para o lançamento de um concurso de artes gráficas de âmbito nacional, no qual o Agrupamento poderá participar com um trabalho individual ou de grupo.
Como esclarece a página da Sociedade Portuguesa de Pediatria, “A Equipa do Dia Mundial do Rim acredita que é muito importante sensibilizar a população em geral para as doenças renais que afectam milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo inúmeras crianças que podem estar em risco de desenvolver doença renal numa idade muito precoce. É fundamental combater o aumento da incidência de doença renal prevenível, lesão renal aguda e doença renal crónica, assim como tratar precoce e atempadamente as crianças com doenças renais congénitas e adquiridas. Para isso, deve ser incentivada e promovida a educação para a saúde, a detecção precoce de doença renal e a adopção de estilos de vida saudável na infância, desde o nascimento e até à idade adulta.” (in, http://www.spp.pt/eventos/default.asp?ida=1384)
O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva agradece a todos os profissionais de saúde que estiveram presentes na escola-sede para esta importante ação que em muito enriqueceu o Projeto de Educação para a Saúde que o agrupamento tem vindo a desenvolver junto da população escolar.
 










Também em  (publicação de 20/03/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva

segunda-feira, 21 de março de 2016

39.ª Edição da “Full Moon Run Party”

A não perder no próximo dia 23 de março!
No próximo dia 23 de março, quarta-feira, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva associa-se à organização da 39.ª edição da “Full Moon Run Party – Castelo Branco”. Será uma atividade centrada na modalidade de Orientação pedestre (com três graus de dificuldade diferentes), podendo ser realizada a correr ou a caminhar, individualmente ou em grupo, sem cariz competitivo. Tendo por objetivo promover a prática regular de atividade física, esta iniciativa, que tem vindo a ser organizada pelo Prof. Pedro Coelho desde fevereiro de 2013, está aberta a toda a comunidade e conta com o apoio de diversas entidades.
Data: 23 de março
Ponto de encontro: Edifício da Lagoa, zona de lazer de Castelo Branco.
Programa e horários:
Das 10:00 às 12:00 e das 14:30 às 21:00: percursos de Orientação com três níveis diferentes.
Mini aulas de grupo (30 min.):
19:00 - Reforço Muscular (APEF CB)
19:45 - Flexibilidade (APEF CB)
20:30 - Pilates (
Susana Rodrigues)
Junte-se a nós para vivermos mais uma inesquecível “Full Moon Run Party”!
Página – Facebook:
Evento Facebook:
https://www.facebook.com/events/235421730129344/

Dia Mundial da Trissomia 21

E porque hoje é o Dia Mundial da Trissomia 21...

"Este dia serve acima de tudo para chamar a atenção de todos, para a importância da sociedade abrir as portas às pessoas portadoras de Trissomia 21, encará-las com o respeito, naturalidade e solidariedade que lhes é devido, dando-lhes oportunidades de igualdade e proporcionando-lhes igualdade de oportunidades."

Adaptado de http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/dia-mundial-da-trissomia-21

domingo, 20 de março de 2016

O primeiro dia da Primavera...

equinócio da primavera ocorreu hoje, às 04h30, sinalizando o primeiro dia da primavera.

Significado de Equinócio de Primavera

Dá-se o nome de equinócio da primavera ao momento exato em que tem início a estação da primavera. A astronomia define então como equinócio da primavera o instante em que o Sol, assim como o vemos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste. Quando este evento acontece em março, chama-se de equinócio da primavera no hemisfério norte. No hemisfério sul o equinócio da primavera acontece em setembro.
Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos com significados diferentes. Aequus significa "igual" e "nox", noite. O termo quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas.

Tradições do Equinócio da Primavera

A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância. Na primavera é tradição também fazerem-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas nas casas para que estas possam arejar depois de meses completamente fechadas durante o inverno. As pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas.

Curiosidade sobre o Equinócio da Primavera

Curiosamente, os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do equinócio da primavera em todo o mundo, uma vez que são também um símbolo de fertilidade. Conta um mito antigo que é possível equilibrar um ovo sobre a sua base, numa superfície plana, no momento exato em que se dá o equinócio da primavera, isto é, no momento exato em que dia e noite estão em equilíbrio perfeito.
Adaptado de http://www.calendarr.com/

segunda-feira, 14 de março de 2016

Associação de Pais e Encarregados de Educação propõe “Férias com estilo – Páscoa 2016”

De 21 de março a 1 de abril de 2016, durante a interrupção letiva da Páscoa, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva (APEEAP) irá promover o programa “Férias com estilo – Páscoa 2016”, destinado a todas as crianças dos 5 aos 15 anos.
O programa, muito diversificado na oferta, integra numerosas e estimulantes atividades que serão dinamizadas diariamente, nos períodos da manhã e da tarde. As crianças poderão participar em ateliers de atividades plásticas e de expressão corporal, atividades desportivas e musicais, visitas e passeios em Castelo Branco e noutras localidades, tais como Vila Velha de Ródão e Sortelha, entre muitas outras propostas que constam do programa em anexo.
Os interessados deverão efetuar a inscrição até 17 de março, através do preenchimento da respetiva ficha de inscrição já entregue a todos os alunos do Agrupamento e entregar a mesma na Secretaria da EB Afonso de Paiva (onde também poderão solicitar a ficha de inscrição). O número de inscrições é limitado a 50 crianças e o preçário oferece descontos para os sócios da Associação de Pais e Encarregados de Educação do AE Afonso de Paiva.
Informamos, ainda, que os Pais e Encarregados de Educação do AE Afonso de Paiva que desejem associar-se poderão fazê-lo através da página da Associação ou do respetivo email.
Formulário de inscrição:
Boas férias... com estilo!
---------
Associação de Pais e Encarregados de Educação do AE Afonso de Paiva


sábado, 12 de março de 2016

Mudanças e Zona de Conforto

Quando utilizamos a expressão “zona de conforto” referimo-nos a pensamentos, comportamentos, hábitos, rotinas com os quais estamos familiarizados, que não nos causam medo, ansiedade ou nos colocam em risco. Nessa zona pautamo-nos por desempenhos constantes e relativamente satisfatórios. No entanto, esta sensação de segurança pode iludir-nos, limitando o nosso crescimento (emocional, profissional…).
A zona de conforto é um estado tão familiar que muitas vezes não nos apercebemos que estamos inertes ou a estagnar.
Na minha experiência enquanto psicóloga, confronto-me muitas vezes com o desafio de estimular as pessoas que acompanho (crianças, jovens, adultos) a desenvolver ações que lhes facilitem os seus objetivos, resolvam ou minimizem os seus problemas, ou promovam comportamentos saudáveis. A alimentação adequada, o exercício físico, deixar um mau relacionamento, iniciar um novo empreendimento, mudar uma crença, ser mais assertivo -  estes são alguns dos muitos desejos que as pessoas, normalmente, querem realizar, mas falham na iniciativa ou, quando a tomam, demonstram dificuldades na motivação e na persistência para atingir o objetivo.
E por que motivo estas situações acontecem?
Evitamos a mudança porque, de uma forma ou de outra, a mudança envolve diferentes tipos de dor. Se queremos perder peso, temos de enfrentar a “dor” da privação dos alimentos de que tanto gostamos. Se quisermos terminar um relacionamento, temos de enfrentar o fantasma da solidão. Se queremos começar um novo negócio, temos de enfrentar a possibilidade do fracasso. Se pretendemos mudar uma crença, temos de lidar com uma nova forma de pensar. Se queremos ser assertivos, temos de aprender a comunicar melhor e a estar atentos às nossas reações, bem como às consequências dos nossos comportamentos.

O desconhecido!
Mudar é crescer… Mude começando devagar!
Não mudamos por medos e inseguranças, vivendo agarrados a hábitos. Esta é uma atitude constante para controlar o que não se consegue controlar!
Veja o mundo noutras perspetivas…
Sugestões:
▪ Sente-se noutra cadeira, no outro lado da mesa e, mais tarde, experimente mudar de mesa.
▪ Quando sair, procure caminhar no outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde passa.
▪ Mude de direção nas estradas que habitualmente percorre.
▪ Mude por uns tempos o estilo das roupas, dê os objetos que já não usa, deite no lixo o que é velho, que acumula e já não serve.
▪ Procure andar descalço de vez em quando...
▪ Aproveite uma tarde inteira para passear livremente na praia, no campo, e ouvir o canto dos passarinhos.
▪ Abra, feche as gavetas e portas com a mão esquerda, ou direita…
▪ Durma no outro lado da cama. Depois, procure dormir noutras camas…
▪ Assista a outros programas de televisão, compre outros jornais, leia outros livros.
Não faça do hábito um estilo de vida!
Mantenha uma postura de abertura face à novidade!
Tente!
▪ Durma mais tarde... ou mais cedo.
▪ Coma um pouco menos, ou um pouco mais; escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novos sabores.
▪ Compre pão noutra padaria/pastelaria.
▪ Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
▪ Tome banho em novos horários, use gel de banho diferente.
▪ Troque de bolsa, de carteira, de mala...
Mude!
Lembre-se de que a Vida é uma só!
E pense seriamente… de que forma, no trabalho e no seu dia a dia, se poderá tornar alguém mais digno, mais humano!
Seja criativo!
Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude de novo.
Experimente outra vez!
Certamente, conhecerá coisas melhores e outras piores do que as conhecidas, mas não é isso o que importa. O mais importante é flexibilizar a resistência que todos temos face à mudança.
Aventure-se um pouco para além da sua zona de conforto!
Que estas sugestões possam ser consideradas como um convite à reflexão, pois somos competentes para gerir o nosso próprio conhecimento e a nossa aprendizagem!
Também a reflexão sobre esta temática constituiu o ponto de partida para a ação de formação “Gestão de Conflitos”, iniciada neste mês de março para o Pessoal Docente do AE Afonso de Paiva, e da qual daremos notícia.

A Psicóloga Cidália Ribeiro

quinta-feira, 10 de março de 2016

6 de março - Dia Europeu da Terapia da Fala


“O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).”
Mais informação:

No nosso Agrupamento foi distribuído um desdobrável com mais informação sobre este assunto. Se tiveres curiosidade, acede ao mesmo carregando AQUI.

terça-feira, 8 de março de 2016

E porque hoje é o Dia Internacional da Mulher!...


História do Dia da Mulher
A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.
Outro dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
No Dia Internacional da Mulher é comum serem enviadas às mulheres mensagens de apreço e homenagem, e fazerem-se pequenas surpresas, como o envio de flores e bombons.

Frases para o Dia Internacional da Mulher

  • "Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas." - Séneca
  • "A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova." - Léon Tolstoi.
  • "A mulher é como a tua sombra: se corres atrás dela, ela correrá à tua frente, se corres à frente dela, ela vem atrás de ti."- Alfred de Musset
  • "Difícil é amar uma mulher e simultaneamente fazer alguma coisa com juízo."- Léon Tolstoi
  • "A mulher é um efeito deslumbrante da natureza" - Arthur Schopenhauer

Frases Engraçadas para o Dia da Mulher

  • "O coração da mulher, como muitos instrumentos depende de quem o toca." - Saint Prosper
  • "A mulher mais idiota pode dominar um sábio. Mas é preciso uma mulher extremamente sábia para dominar um idiota." - Rudyard Kipling
  • "Difícil é amar uma mulher e simultaneamente fazer alguma coisa com juízo." - Léon Tolstoi

Músicas para o Dia da Mulher

  • Woman - John Lennon
  • Whitney Houston - I'm Every Woman
  • Black Magic Woman - Santana
  • Woman in Love - Barbra Streisand
  • Betty Wright - I am a Woman

Adaptado de http://www.calendarr.com/

domingo, 6 de março de 2016

Dia Mundial da Terapia da Fala

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Terapia da Fala.

O que é a terapia da fala???

"Terapia da Fala

Consiste no desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação, e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. (Decreto-Lei 261/93, de 24 de Julho)

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas com o nível da fala e da linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.

Os terapeutas podem trabalhar em:

- Hospitais gerais e especializados
- Centros de saúde e de instituições de saúde mental
- Associações/Centros especializados em áreas especificas (surdez, paralisia cerebral, multideficiência)
- Jardins de infância
- Escolas de ensino regular e especial

Trabalham com:

- Crianças
- Adolescentes
- Adultos
- Idosos

Áreas de Intervenção:

- Linguagem - fonologia, morfologia, sintaxe, semântica; processamento da linguagem, incluindo a compreensão e expressão oral, escrita, gráfica e gestual; competências de pré-literacia, literacia e de numeracia)
- Fala - articulação verbal; fluência (ex: gaguez); voz e ressonância (incluindo as componentes aerodinâmicas da respiração)
- Comunicação não-verbal (ex: mímica)
- Deglutição e funções relacionadas (ex: aspectos alimentares, mastigação)
- Cognição - atenção, memória, resolução de problemas e funções executivas

Principais causas das perturbações da linguagem e da fala:

- perturbações auditivas
- paralisias centrais
- perturbações cognitivas
- perturbações neurológicas
- lesões cerebrais (ex: TCE)
- acidentes vasculares cerebrais
- perturbações mnésicas (da memória)
- perturbações da atenção
- malformações dos órgãos da fala
- mau uso e abuso vocal
- perturbações emocionais
- factores do meio ambiente
- (...)

Alguns exemplos de Diagnóstico em Terapia da Fala na área da Linguagem:

a) Perturbações na criança:

- Atraso do Desenvolvimento da Linguagem
- Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem
- (...)

b) Perturbações no adulto:

- Afasia
- Perturbações Cognitivo-Linguísticas ...

c) Na área da Fala:

- Perturbações articulatórias
- Disartria
- Gaguez
- Disfonia (Perturbação Vocal)
- (...)

Estes Profissionais integram equipas multidisciplinares, trabalhando em colaboração com: Pediatras, Otorrinolaringologistas, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Neurologistas, Neurologistas Pediátrico, Ortodontistas, Psicólogos Clínico e Educacionais, Neuropsicólogos, Educadores de Infância/Professores, etc."



Esteja atento, principalmente se o seu filho apresentar as seguintes características:

‐ No 1º ano de vida o seu bebé parece‐lhe silencioso e não brinca através de jogos vocais?

‐ Tem 2 anos e ainda não fala? Diz poucas palavras? A forma de comunicação resume‐se a gestos ou outras estratégias não‐verbais?

‐ Com 3 anos não produz frases completas e/ou tem dificuldades em compreender pedidos?

‐ Com 4/5 anos tem um discurso pouco estruturado, tem dificuldade em reproduzir pequenas histórias ou acontecimentos do dia‐a‐dia e só os pais o compreendem?

‐ Não diz ou troca sons nas palavras?

‐ Tem dificuldades na associação dos sons às letras e/ou troca as letras quando lê?

‐ Tem 4 anos e evidencia sinais de gaguez?

‐ Mastiga de boca aberta ou tem dificuldades em mastigar?


Preocupe-se também se o adulto apresenta sintomas não comuns.

‐ Queixas de rouquidão persistente ou intermitente?

‐ Cansaço ao falar? A sua voz parece falhar? Pigarreio frequente?

‐ Dificuldades na deglutição e/ou mastigação?

‐ Dificuldades adquiridas da linguagem? (pós AVC, TCE)

Em caso de se verificarem alguns destes sintomas, procure ajuda junto do Médico de Família ou alguém mais especializado na área.

O Terapeuta da Fala e o seu Médico Assistente poderão esclarecer as suas dúvidas e dar o melhor encaminhamento para a sua situação.

Afetos na EB1 Mina

Os alunos e professoras convidaram os pais e encarregados de educação a assistirem à atividade «Adivinha quanto eu gosto de ti», realizada no dia 18 de fevereiro, pelas 17 horas, no pátio da escola.
Esta atividade serviu para assinalar a Semana dos Afetos, que decorreu de 15 a 19 de fevereiro.
Os alunos presentearam os pais com a peça de teatro e a canção dramatizada «Adivinha quanto eu gosto de ti». Todos se emocionaram e comoveram ao sentirem-se acarinhados pelos alunos. Foram momentos de ternura e afeto.
Agradecemos a colaboração da professora Cândida, de Atividade Física, e a dedicação da professora de Música, Catarina, no trabalho desenvolvido com os alunos.
(Notícia elaborada pelos alunos da turma 1M)


sexta-feira, 4 de março de 2016

Ação de sensibilização – Violência no namoro

No dia 19 de fevereiro, decorreu, no auditório da EB Afonso de Paiva, uma ação de sensibilização sobre a violência no namoro, promovida pelo Comando Distrital da PSP de Castelo Branco.
Assistiram à sessão cinco turmas do 3.º ciclo, tendo sido uma oportunidade para aprofundar conceitos relacionados com a violência doméstica e a violência no namoro. Os alunos, que se mostraram atentos e interessados, foram ainda sensibilizados para os comportamentos de risco e aconselhados sobre a forma de proceder para se protegerem dessas ações de violência. Por fim, houve ainda espaço para o diálogo e colocação de questões muito pertinentes.
O AE Afonso de Paiva agradece a disponibilidade da PSP e a importante mensagem veiculada junto de alunos e professores.



terça-feira, 1 de março de 2016

Para Uma Internet Mais Segura

O Dia da Internet Segura, evento organizado pela Rede INSAFE (Rede de cooperação dos projetos que promove a sensibilização para uma utilização mais segura da Internet pelas pessoas) e, em Portugal, pelo Centro Internet Segura, coordenado pela Fundação Para a Ciência e Tecnologia (FCT), envolvendo a Direção-Geral da Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal, celebra-se anualmente na segunda terça-feira do mês de fevereiro, este ano coincidente com o Carnaval.
À semelhança dos anos anteriores, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva associou-se novamente a esta iniciativa e desenvolveu ações de sensibilização para os alunos dos 3.º e 4.º anos das escolas básicas Afonso de Paiva e S. Tiago, no sentido de contribuir para a segurança na internet, na promoção da inclusão e literacia digital. Nas sessões desenvolvidas na escola Afonso de Paiva, orientadas pela professora de Informática Virgínia Silva, numa colaboração com a Biblioteca Escolar, os alunos mostraram-se muito atentos e interessados, colocando muitas questões e participando ativamente, onde todos juntos decidiram contribuir para uma melhor e mais segura internet!