Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 26 de março de 2016

Comemoração do Dia Internacional da Mulher

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março), organizada no distrito de Castelo Branco pelas duas centrais sindicais - CGTP e UGT - e que contou com diversas iniciativas em todo o distrito, no dia 10 de março, decorreu, no auditório do AE Afonso de Paiva, uma palestra destinada aos alunos do 9.º ano, com a participação de Elsa Magro, Filomena Aguiar, Gabriela Gonçalves e Paula Sobral, em representação da Comissão da Igualdade entre Mulheres e Homens - CGTP-IN.
Sob o mote “Mulher: Nós Queremos. Nós Podemos. Mudar é preciso.”, esta foi uma oportunidade para chamar a atenção dos jovens relativamente às situações de desigualdade de que muitas mulheres ainda são alvo em diversos contextos – profissional, familiar e social – justificando, por isso, a preservação deste dia assinalado mundialmente. As palestrantes alertaram para as causas profundas desta realidade, sublinhando a necessidade de um verdadeiro e eficaz combate, por forma a assegurar que todas as mulheres tenham o seu devido e justo estatuto na sociedade, em condições de plena igualdade.





 Mais fotografias em (publicação de 21/03/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

Sem comentários: