Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
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Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 6 de março de 2016

Dia Mundial da Terapia da Fala

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Terapia da Fala.

O que é a terapia da fala???

"Terapia da Fala

Consiste no desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação, e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. (Decreto-Lei 261/93, de 24 de Julho)

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas com o nível da fala e da linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.

Os terapeutas podem trabalhar em:

- Hospitais gerais e especializados
- Centros de saúde e de instituições de saúde mental
- Associações/Centros especializados em áreas especificas (surdez, paralisia cerebral, multideficiência)
- Jardins de infância
- Escolas de ensino regular e especial

Trabalham com:

- Crianças
- Adolescentes
- Adultos
- Idosos

Áreas de Intervenção:

- Linguagem - fonologia, morfologia, sintaxe, semântica; processamento da linguagem, incluindo a compreensão e expressão oral, escrita, gráfica e gestual; competências de pré-literacia, literacia e de numeracia)
- Fala - articulação verbal; fluência (ex: gaguez); voz e ressonância (incluindo as componentes aerodinâmicas da respiração)
- Comunicação não-verbal (ex: mímica)
- Deglutição e funções relacionadas (ex: aspectos alimentares, mastigação)
- Cognição - atenção, memória, resolução de problemas e funções executivas

Principais causas das perturbações da linguagem e da fala:

- perturbações auditivas
- paralisias centrais
- perturbações cognitivas
- perturbações neurológicas
- lesões cerebrais (ex: TCE)
- acidentes vasculares cerebrais
- perturbações mnésicas (da memória)
- perturbações da atenção
- malformações dos órgãos da fala
- mau uso e abuso vocal
- perturbações emocionais
- factores do meio ambiente
- (...)

Alguns exemplos de Diagnóstico em Terapia da Fala na área da Linguagem:

a) Perturbações na criança:

- Atraso do Desenvolvimento da Linguagem
- Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem
- (...)

b) Perturbações no adulto:

- Afasia
- Perturbações Cognitivo-Linguísticas ...

c) Na área da Fala:

- Perturbações articulatórias
- Disartria
- Gaguez
- Disfonia (Perturbação Vocal)
- (...)

Estes Profissionais integram equipas multidisciplinares, trabalhando em colaboração com: Pediatras, Otorrinolaringologistas, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Neurologistas, Neurologistas Pediátrico, Ortodontistas, Psicólogos Clínico e Educacionais, Neuropsicólogos, Educadores de Infância/Professores, etc."



Esteja atento, principalmente se o seu filho apresentar as seguintes características:

‐ No 1º ano de vida o seu bebé parece‐lhe silencioso e não brinca através de jogos vocais?

‐ Tem 2 anos e ainda não fala? Diz poucas palavras? A forma de comunicação resume‐se a gestos ou outras estratégias não‐verbais?

‐ Com 3 anos não produz frases completas e/ou tem dificuldades em compreender pedidos?

‐ Com 4/5 anos tem um discurso pouco estruturado, tem dificuldade em reproduzir pequenas histórias ou acontecimentos do dia‐a‐dia e só os pais o compreendem?

‐ Não diz ou troca sons nas palavras?

‐ Tem dificuldades na associação dos sons às letras e/ou troca as letras quando lê?

‐ Tem 4 anos e evidencia sinais de gaguez?

‐ Mastiga de boca aberta ou tem dificuldades em mastigar?


Preocupe-se também se o adulto apresenta sintomas não comuns.

‐ Queixas de rouquidão persistente ou intermitente?

‐ Cansaço ao falar? A sua voz parece falhar? Pigarreio frequente?

‐ Dificuldades na deglutição e/ou mastigação?

‐ Dificuldades adquiridas da linguagem? (pós AVC, TCE)

Em caso de se verificarem alguns destes sintomas, procure ajuda junto do Médico de Família ou alguém mais especializado na área.

O Terapeuta da Fala e o seu Médico Assistente poderão esclarecer as suas dúvidas e dar o melhor encaminhamento para a sua situação.

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