Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Projeto/Concurso "Geração Saudável"

Divulgamos aqui uma informação que chegou até nós, reencaminhada da Ordem dos Farmacêuticos.

"A Geração Saudável é um projeto de promoção e educação para a saúde pública, que tem como objetivo promover a saúde dos jovens nas escolas, estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias e dar a conhecer a importância da utilização responsável das tecnologias de saúde. 

A promoção e educação para a saúde são fundamentais na construção de uma sociedade mais consciente e responsável, pelo que as crianças e jovens, como futuros cidadãos, devem ser desde cedo consciencializados para a importância de adoção de estilos de vida saudáveis e do uso responsável do medicamento.

Assim, e no seguimento da implementação do projeto Geração Saudável nas escolas, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos promove o seu I Concurso de Criatividade, que decorre até ao dia 28 de fevereiro de 2017.

O concurso destina-se a crianças entre os 9 e 14 anos e a todas as turmas de 2º e 3º ciclo da área de jurisdição da SRSRA, tendo como objetivo fomentar o interesse dos jovens por aprender, descobrir e criar, sensibilizando-os simultaneamente para a importância da adoção de estilos saudáveis e do uso responsável do medicamento. A participação no concurso pode ser realizada individualmente ou por turma, através de trabalhos sobre a temáticas da Diabetes ou do Uso responsável do medicamento, e nas categorias de artes plásticas, multimédia ou escrita.

Para avaliação das candidaturas, a SRSRA definiu um Júri constituído por:
- Dr. Eurico Pais (Farmacêutico), que preside;
- Dr.ª Elodie Viegas (Farmacêutica);
- Dr.ª Miriam Capoulas (Farmacêutica);
- Alexandre Silva (Ator).

Poderá consultar o regulamento do concurso aqui e mais informações sobre o projeto Geração Saudável neste endereço.


Contamos com a vossa participação!"

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Dia Mundial da Liberdade

Em Portugal o Dia da Liberdade comemora-se a 25 de abril mas a data internacional para celebrar a liberdade calha no calendário a 23 de janeiro. A data foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO.


A liberdade é um direito de todos os seres humanos para realizarem as suas próprias escolhas, para traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida.

Liberdade na Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla a liberdade no Artigo 1.º: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
Já o Artigo 2.º refere que: “Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.”
Adaptado de www.calendarr.com

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O cheiro e o sabor da tradição

Dando continuidade ao que é já uma longa tradição, no dia 16 de dezembro, a Direção do nosso agrupamento presenteou os alunos da escola-sede com as filhós da época, carinhosamente confecionadas por voluntariosas almas do pessoal docente e não docente, aquecidas com um delicioso cacau.
Tal como acontece todos os anos, as iguarias estavam deliciosas e deram o mote para um convívio gastronómico que aqueceu o corpo e o coração, mantendo vivos os sabores e aromas da nossa tradição.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Dia Internacional do Riso

O Dia Internacional do Riso celebra-se hoje (com alegria).
Este dia chama a atenção para a importância de rir. O riso é um comportamento humano que traz bem-estar às pessoas. Neste dia deve rir o mais que puder, quer na companhia dos amigos, trocando-se anedotas e episódios engraçados, quer sozinho, em casa a ver as suas comédias preferidas ou a ler um livro engraçado.

Vantagens de rir

Entre os benefícios de rir encontramos:
  • Redução do stress
  • Queima de calorias
  • Melhoria da qualidade de sono
  • Fortalecimento abdominal
  • Combate ao surgimento de rugas
  • Melhor circulação sanguínea
  • Melhor respiração
  • Melhoria da digestão
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Estímulo da criatividade
  • Criação de laços com outras pessoas

Mensagens para o Dia Internacional do Riso

  • Rir mais é viver mais e melhor.
  • Rir é o melhor remédio (e é de graça).
  • Uma risada por dia não sabe o bem que lhe fazia.
  • Ria como se não houvesse amanhã.
  • Rir é dos melhores prazeres da vida.
  • Rir aumenta a qualidade de vida.
  • Ria. Por si e pelos outros.

Adaptado de www.calendarr.com

domingo, 8 de janeiro de 2017

Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)

O SNIPI apresentou uma Ação intitulada “Sensibilização às novas práticas em IP” no dia 24 de novembro, dirigida aos docentes do Departamento de Educação Especial.
A informação partilhada centrou-se na importância de intervir precocemente, no papel das famílias, no funcionamento de uma equipa transdisciplinar e na articulação do SNIPI com o decreto lei 3/2008.
Nas considerações finais, uma homenagem à criança por Gabriela Mistral, prémio Nobel da Literatura, 1945:
“Muitas das coisas que precisamos podem esperar.
A criança não. Agora é a hora.
Os seus ossos estão a tomar forma,o seu sangue está a constituir-se,
a sua mente está a desenvolver-se.
A ela, não podemos responder amanhã’
Seu nome é ‘hoje’.”

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

“Nem muito simples nem demasiado complicado”

No dia 12 de dezembro, teve lugar, no auditório do IPDJ de Castelo Branco, a peça de teatro-debate intitulada “Nem muito simples nem demasiado complicado”.
Esta peça, levada a palco pela Associação USINA do Porto, resultou da candidatura do Agrupamento de Escolas Afonso Paiva ao Programa “Cuida-te” do IPDJ. Três atores presentearam-nos, durante cerca de hora e meia, com cinco histórias representativas de diferentes etapas da vida amorosa dos jovens estudantes: o estabelecimento do primeiro contacto, o ciúme e a possessão, as discussões e os arrufos, os medos e ansiedades do casal de namorados e a importância da “primeira vez”, entre outras situações.
















Retirado de www.facebook.com

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Sensibilização para o evento “Natal solidário em rede”

Um momento guardado em brilhos eternos de luz
A magia das palavras, num ambiente sereno, envolveu os alunos do 1.º ciclo numa viagem de partilha, evocando um Natal que urge ser de afetos, de laços que perduram no tempo...
Um natal solidário!
O momento ficou guardado em brilhos eternos de luz.
Foi assim o dia 5 de dezembro na EB Afonso de Paiva, com uma ação de sensibilização para o evento “Natal solidário em rede” orientada pela educadora Madalena Nunes, durante a qual foi apresentada a obra “A Noite de Natal”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.



 

Retirado de www.facebook.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

“Natal Solidário em Rede” do AE Afonso de Paiva foi um sucesso

Realizou-se com sucesso a iniciativa “Natal Solidário em Rede”, promovida pelo Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva no passado dia 10 de dezembro. Ao longo do dia, foram muitos os pais, encarregados de educação, familiares, alunos, professores e funcionários que responderam ao repto da direção do agrupamento e, ao mesmo tempo que puderam assistir às diversas atuações dos alunos, entregaram a sua oferta destinada ao Banco Alimentar de Castelo Branco. No final do dia, foi com grande satisfação que a comissão organizadora entregou àquela instituição 410 Kg de papel, destinado à campanha “Papel por Alimentos”, e 290 Kg em géneros alimentares.













 Retirado de www.facebook.com