Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)

O SNIPI apresentou uma Ação intitulada “Sensibilização às novas práticas em IP” no dia 24 de novembro, dirigida aos docentes do Departamento de Educação Especial.
A informação partilhada centrou-se na importância de intervir precocemente, no papel das famílias, no funcionamento de uma equipa transdisciplinar e na articulação do SNIPI com o decreto lei 3/2008.
Nas considerações finais, uma homenagem à criança por Gabriela Mistral, prémio Nobel da Literatura, 1945:
“Muitas das coisas que precisamos podem esperar.
A criança não. Agora é a hora.
Os seus ossos estão a tomar forma,o seu sangue está a constituir-se,
a sua mente está a desenvolver-se.
A ela, não podemos responder amanhã’
Seu nome é ‘hoje’.”

Sem comentários: