Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Projeto/Concurso "Geração Saudável"

Divulgamos aqui uma informação que chegou até nós, reencaminhada da Ordem dos Farmacêuticos.

"A Geração Saudável é um projeto de promoção e educação para a saúde pública, que tem como objetivo promover a saúde dos jovens nas escolas, estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias e dar a conhecer a importância da utilização responsável das tecnologias de saúde. 

A promoção e educação para a saúde são fundamentais na construção de uma sociedade mais consciente e responsável, pelo que as crianças e jovens, como futuros cidadãos, devem ser desde cedo consciencializados para a importância de adoção de estilos de vida saudáveis e do uso responsável do medicamento.

Assim, e no seguimento da implementação do projeto Geração Saudável nas escolas, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos promove o seu I Concurso de Criatividade, que decorre até ao dia 28 de fevereiro de 2017.

O concurso destina-se a crianças entre os 9 e 14 anos e a todas as turmas de 2º e 3º ciclo da área de jurisdição da SRSRA, tendo como objetivo fomentar o interesse dos jovens por aprender, descobrir e criar, sensibilizando-os simultaneamente para a importância da adoção de estilos saudáveis e do uso responsável do medicamento. A participação no concurso pode ser realizada individualmente ou por turma, através de trabalhos sobre a temáticas da Diabetes ou do Uso responsável do medicamento, e nas categorias de artes plásticas, multimédia ou escrita.

Para avaliação das candidaturas, a SRSRA definiu um Júri constituído por:
- Dr. Eurico Pais (Farmacêutico), que preside;
- Dr.ª Elodie Viegas (Farmacêutica);
- Dr.ª Miriam Capoulas (Farmacêutica);
- Alexandre Silva (Ator).

Poderá consultar o regulamento do concurso aqui e mais informações sobre o projeto Geração Saudável neste endereço.


Contamos com a vossa participação!"

Sem comentários: