Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 18 de junho de 2017

Festival das Sopas 2017

Transcrevemos aqui o texto da notícia do jornal Povo das Beiras sobre o Festival das Sopas 2017:

"Na sexta-feira, a Escola Básica Afonso de Paiva encheu para mais um Festival de Sopas “Na Rota de Afonso de Paiva”. A iniciativa foi organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Direção do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, com a colaboração da Comunidade Educativa.

Este ano, o festival contou com 17 sopas que, segundo Ana Fontainhas, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, foram confecionadas “por voluntários, funcionários, escolas”.

Ao POVO da BEIRA, Ana Fontainhas explicou quais os principais objetivos desta iniciativa, que se realiza há seis anos consecutivos.

“O objetivo é trazer os pais à escola e este é um dos eventos em que conseguimos trazê-los, temos mesmo muita gente. Acabamos também por promover o estilo de vida saudável, para que as crianças comam sopa e legumes”.

De acordo com a presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, os pais estão um pouco “afastados da escola”, assim Ana Fontainhas aproveitou para a apelar aos encarregados de educação que sejam mais participativos e mais presentes, como aconteceu no Festival das Sopas.

“Os pais estão um pouco afastados da escola, por isso é que organizamos diversas atividades, como palestras, seminários, coisas muito pontuais, mas os pais têm uma adesão muito curta. Era importante que houvesse mais adesão, porque a que temos é praticamente nula”, contou Ana Fontainhas ao POVO da BEIRA.

Segundo esclareceu, esta associação de pais e de encarregados de educação não organizam apenas atividades ao longo do ano letivo.

“Costumamos organizar sempre as Férias Desportivas para as crianças, que aderem muito”, disse Ana Fontainhas.

Ou seja, o trabalho desta associação, que tem uma relação bastante estreita com a direção do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, pauta-se por realizar iniciativas para os pais e para as crianças, de janeiro a dezembro. O intuito passa por aproximar os pais à escola dos respetivos filhos, para que a presença dos encarregados de educação na vida das crianças não seja apenas em casa."

Sem comentários: