Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

“Uma Viagem ao Mundo dos Resíduos”

No passado dia 4 de maio, por iniciativa do grupo de Geografia, realizou-se, no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, uma palestra intitulada “Uma Viagem ao Mundo dos Resíduos”, dinamizada pelo Dr. Fernando Nunes, técnico da empresa VALNOR.
A VALNOR é a empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos em 25 concelhos dos distritos de Portalegre, Santarém e Castelo Branco e tem como principal missão a preservação do meio ambiente onde se insere, bem como a melhoria do serviço prestado às populações no âmbito da gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos.
Esta palestra realizou-se no âmbito dos conteúdos programáticos do 9.º ano, mais concretamente na abordagem do tema “Proteção, controlo e gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável”, e teve como principais objetivos sensibilizar os alunos para a necessidade de adotarem medidas coletivas e individuais com vista ao incremento da resiliência e ao desenvolvimento sustentável e para a importância de encararem os Resíduos Sólidos Urbanos como uma matéria-prima com grande potencial económico, o que pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da região e do país.
Assim sendo, durante as diferentes intervenções, apelou-se à adoção de comportamentos menos consumistas e mais responsáveis, de modo a que cada cidadão contribua para a diminuição do desperdício e das quantidades de todo o tipo de resíduos, tendo-se destacado a importância da separação dos lixos, em casa de cada um, por forma a facilitar o tratamento dos diferentes tipos de resíduos.
Neste ponto, o técnico da VALNOR apresentou os diferentes métodos de tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos que são desenvolvidos pela empresa, através de um filme/documentário, onde foram apresentadas as diferentes fases de cada processo, bem como as suas vantagens e potencialidades.
Os alunos presentes mostraram-se bastante interessados e participativos, tendo sido muito importante o empenho e a total disponibilidade demostrados pelo Dr. Fernando Nunes, a quem agradecemos a sua presença e colaboração.
-----






Sem comentários: