Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 11 de junho de 2017

Os brinquedos dos alunos da EB Mina foram ao hospital

O Projeto Hospital Bem Crescer está integrado no Projeto de Intervenção Bem Crescer - Mal Crescer e é desenvolvido no espaço da ESALD-IPCB por alunos e professoras do Curso de Licenciatura em Enfermagem, nomeadamente, Dra. Emília Duarte e Dra. Fernanda Cruz, a quem agradecemos toda a colaboração, disponibilidade e simpatia.

“O meu brinquedo vai ao hospital” é uma das intervenções previstas, onde são desenvolvidas atividades lúdicas, em ambiente hospitalar simulado, em que as crianças levam os seus brinquedos, tornando-os clientes dos cuidados de saúde. 

Nas manhãs dos dias 8, 9 e 10 de maio foram os brinquedos dos alunos da Mina os protagonistas desta experiência. Os brinquedos “doentes”, devidamente acompanhados pelos seus donos, passaram pela sala de triagem onde foram diagnosticadas muitas “viroses”, bronquiolites, pernas e braços partidos… uma grande variedade de doenças e sintomas, que foram, posteriormente, tratados nas salas de consulta, enfermarias de pediatria, salas de medicação e tratamentos. 

Todos os brinquedos “doentes” foram gentilmente consultados pelos alunos do Curso de Enfermagem e aqueles que inspiravam mais cuidados passaram para a sala de tratamento. Houve até alguns brinquedos que vieram com pernas e braços com ligaduras e gesso e outros ainda que, devido à gravidade da “doença”, ficaram internados.

E foi assim que os alunos da Mina participaram nesta experiência que conjuga, de forma exemplar, o lúdico à aprendizagem e que concretiza plenamente o objetivo de desenvolver nas crianças competências para a gestão das suas emoções ao estarem perante situações de consultas, urgência ou internamento, desmistificando o trabalho realizado pelos profissionais de saúde, mais concretamente os enfermeiros, de forma a eliminar ou minimizar possíveis reações traumáticas causadas pelo contacto com os serviços de saúde, particularmente o hospital.
-----









Sem comentários: