Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Dia do Agrupamento Afonso de Paiva


O dia 1 de junho foi sinónimo de festa e boa disposição no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Logo pela manhã, e de sorriso nos lábios, os alunos foram recebidos por professores e pessoal não docente para a comemoração de mais um Dia do Agrupamento na escola-sede, onde se puderam juntar todos os jardins de infância e escolas do 1.º ciclo.
À disposição das nossas crianças e jovens estavam inúmeras e divertidas atividades preparadas pelos vários departamentos curriculares, bem como por diversas entidades. Para os mais pequenos havia insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais, pintura de seixos, bolas de sabão gigantes, a apresentação de um livro interativo (Taste4Kids) e diversas atividades desportivas. Já os mais crescidos da nossa população estudantil tiveram ao seu dispor matraquilhos humanos, atividades desportivas e de expressão artística, visionamento de curtas metragens da Pixar, ateliês diversos (“Sê tu o que és!”; “Experiencia a Diferença” e “Despertar para a Ciência”), uma “Abada de Histórias” na Biblioteca Escolar e um Coffee Break oferecido pela Escola Profissional Agostinho Roseta.
A escola esteve ainda decorada a preceito com diversas e educativas exposições de trabalhos preparadas por diversos departamentos curriculares, que puderam ser visitadas por todos os participantes.
Passou-se, assim, uma manhã repleta de aprendizagens menos teóricas, com muita diversão e boa disposição, um dia diferente no nosso percurso escolar.
À tarde, os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo puderam ainda participar nas atividades organizadas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, no Parque da Cidade, para a comemoração do Dia Mundial da Criança.
À noite, a comunidade foi ainda brindada com um Sarau Musical de final de ano letivo, tendo o concerto sido apresentado no espaço exterior da escola-sede. A preparação do evento esteve a cargo do professor Carlos Vicente e participaram o grupo de Flautas de Bisel, o Clube Instrumental Orff; as turmas de 6.º ano, as Bandas de Turma de 7.º e 8.º anos e o Clube de Música.
Deixamos os nossos agradecimentos a todos os que colaboraram nesta atividade – professores, pessoal não docente e parceiros, em especial à Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (Cataa), aos alunos do 2.º ano do Curso de Desporto e Atividade Física da ESE de Castelo Branco, à Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento (CLDS), à Associação EcoGerminar, à Escola Profissional Agostinho Roseta, à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e ao CRTIC de Castelo Branco.
O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva está de parabéns por mais uma iniciativa exemplarmente concretizada.
























Adaptado de www.afonsopaiva.pt

sexta-feira, 27 de julho de 2018

EB Mina – Escola Missão Continente


Ao longo do presente ano letivo, a turma do 2.º/3.º ano da escola da Mina participou no Programa Educativo “Escola Missão Continente”.
Aliando a diversão à aprendizagem, foram desenvolvidas algumas atividades interdisciplinares e alguns desafios sobre alimentação saudável e consumo responsável.
No dia 29 de maio, tivemos o prazer de receber na nossa escola uma Embaixadora Continente que conversou connosco sobre hábitos e estilos de vida saudáveis e ainda tivemos oportunidade de elaborar ementas saudáveis a partir da exploração de um jogo que foi oferecido à nossa escola.
No final, fomos contemplados um kit muito atrativo de produtos promocionais do Continente, o que nos deixou hilariantes.
Uma semana depois, fomos visitar a loja Continente da nossa cidade. Esta visita teve como objetivo conhecer parte do funcionamento e organização dos alimentos num supermercado e aprofundar conhecimentos e dicas para uma alimentação saudável e consumo consciente, abordando questões como a sazonalidade dos alimentos, a aquisição de produtos a granel, a sua reciclagem e o fim dado aos produtos em final de validade.
Mais uma vez, o Continente fez jus ao seu lema “O que rende é ir ao Continente”. Oferecendo-nos um delicioso lanche saudável e um grande saco com brindes para nos agradecer a nossa presença, mas nós é que agradecemos toda a disponibilidade e amabilidade com que nos receberam e por todos os ensinamentos que nos proporcionaram. Obrigada, Continente!










Adaptado de www.afonsopaiva.pt

terça-feira, 24 de julho de 2018

Jardim de Infância Quinta das Violetas – 2.º Prémio no concurso “Os Nossos Avós Eram Cientistas”


O jardim de infância Quinta das Violetas participou no Concurso “Os Nossos Avós Eram Cientistas”, promovido pelo Centro de Ciência, Tradição e Cultura” do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Integrámos a nossa participação no projeto “Cientistas de Palmo e Meio à Descoberta do Reino Animal”, desenvolvendo o tema “ Cientistas de Palmo e Meio - experiências com leite”, com todas as crianças de 5 anos. Com a curiosidade natural dos nossos pequenos cientistas e com a participação de uma família, desenvolvemos este projeto que nos motivou e incentivou em todo o processo.
A partir de uma tradição, que neste caso foi a confeção do queijo pela avó da Carolina, a simpática e sábia avó Loreto, promovemos oportunidades de aprendizagem ativa às nossas crianças, com a realização de experiências com leite, seguindo procedimentos científicos.
O trabalho, entregue em março, foi selecionado pelo júri do concurso, tendo obtido o 2.º prémio. Foi com muito agrado que recebemos este prémio no auditório da Escola Superior Agrária, no dia 19 de maio, com um significado muito especial para as nossas crianças e educadoras pelas experiências vividas e pelas aprendizagens realizadas pelas nossas crianças, e, certamente, para as famílias dos nossos premiados, que também estiveram presentes e viveram connosco este interessante momento.
Uma outra tarefa se segue, pois o prémio recebido contém informação tão relevante, com diversos conteúdos de ciência, que nos motiva a explorar com as crianças estes materiais, e que muito contribuirão para novas aprendizagens.
Agradecemos, com muito carinho, a participação da avó Loreto, por nos revelar os seus saberes.
Ao Centro de Ciência, Tradição e Cultura” do Instituto Politécnico de Castelo Branco, expressamos o nosso agradecimento pela disponibilidade que sempre nos demonstra no apoio aos nossos projetos.









Adaptado de www.afonsopaiva.pt

sábado, 21 de julho de 2018

Afonso de Paiva de parabéns no Campeonato Regional de Ténis


Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo equipa de ténis do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva marcou presença na fase regional da modalidade.
A competição, que decorreu nos dias 1 e 2 de junho de 2018, em Castelo Branco, nos campos de ténis do Albi Sport Clube, contou com a participação de uma comitiva da Afonso de Paiva constituída por 10 jogadores, 3 árbitros e 1 professor, sendo a equipa mais numerosa da prova.
O grupo equipa competiu nos escalões de iniciados, masculinos e femininos, e no escalão de juvenis masculinos, garantindo a presença na fase nacional, que se realiza em Braga, nos dias 29 e 30 de junho, com a participação dos alunos Catarina Patrício e Pedro Rodrigues, alunos que conquistaram o 3.º e 5.º lugar, respetivamente.
Ainda no escalão de iniciados, Lara Marques e João Baptista conquistaram o 5.º e o 6.º lugar, respetivamente, tendo por isso possibilidades de ainda serem chamados para a fase nacional. No escalão de juvenis, Gonçalo Varandas, único atleta do Agrupamento a competir, obteve o 4.º lugar.
Os restantes jogadores participaram na fase de grupos dos seus escalões, com muita dedicação e empenho, dignificando o nome do Agrupamento.
Os alunos convocados como árbitros desempenharam com empenho e rigor as suas funções, demonstrando grande disponibilidade e conhecimento técnico, o que contribuiu para o êxito da competição.
Os professores João Ramalho e Pedro Coelho asseguraram a organização do evento em termos técnicos, que foi promovido pela CLDE de Castelo Branco.
Ao longo dos dois dias estabeleceu-se um clima positivo e de cooperação entre todos os professores envolvidos, o que contribuiu para o sucesso do evento.

Os resultados alcançados e o elevado número de alunos do Agrupamento a participar confirmam a aposta feita há 3 anos em criar o grupo equipa da modalidade. Os professores responsáveis pelos grupos equipa têm assumido uma dinâmica própria, ao longo do ano letivo, com a participação nas competições oficiais, promoção de ações de sensibilização e torneios internos, que, para além de promoverem a evolução técnico-tática dos alunos, têm contribuído para a promoção da modalidade e adesão dos alunos às escolas de ténis, a funcionar em Castelo Branco.






Adaptado de www.afonsopaiva.pt

terça-feira, 17 de julho de 2018

Marcha pelo Coração 2018

No dia 27 de maio, teve lugar a 16.ª Marcha pelo Coração, organizada pela Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco (APEFCB) e pelo Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, tendo a mesma contado com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Como vem sendo habitual, a concentração dos caminhantes teve lugar no Parque da Cidade, onde se realizaram inúmeras atividades para os participantes, preparando-os para o início da tão esperada marcha. Dada a partida, a marcha passou por diversas artérias da cidade, juntando-se, na Devesa,ao Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que assinalou os 50 anos da sua existência com a caminhada “O que nos Liga”. A unir estas duas iniciativas teve lugar um lançamento de balões vermelhos e brancos. Após esse momento festivo e de significado simbólico expressivo, os participantes seguiram juntos até a escola-sede do Agrupamento Afonso de Paiva.
Ao longo de toda a manhã, na EB Afonso de Paiva, os participantes tiveram a oportunidade de participar nas diversas iniciativas preparadas por professores e numerosas instituições que colaboram na dinamização deste evento: rastreios na área da saúde, momentos musicais, ateliês de artes, atividades de escrita criativa, atividades desportivas, espaços de diversão, jogos educativos, ações de informação e de sensibilização em áreas diversas, espetáculos musicais, exposições, entre outros.
A tradição desta marcha é longa, tendo tido o seu início neste Agrupamento, e nas palavras do seu diretor, Rui Duarte, “é cada vez mais uma marcha da família”. Por outro lado, João Ramalho, presidente da APEFCB, sublinhou a mobilização crescente nesta iniciativa que tem sido acarinhada pela comunidade. Facto que se veio a comprovar nesta 16.ª edição, em que a Marcha pelo Coração voltou a contar com a adesão massiva da comunidade, juntando elementos de várias faixas etárias que, de forma entusiástica, se envolveram nesta iniciativa que procura sensibilizar os alunos, os pais e a comunidade em geral para a prática regular de atividade física e a aquisição de hábitos de vida saudáveis, procurando prevenir doenças cardiovasculares.
Congratulamo-nos pelo sucesso desta iniciativa, aproveitando para agradecer a alunos, pessoal não docente e docente e aos demais, que se mobilizaram na preparação das atividades e no apoio aos participantes.












































Adaptado de www.afonsopaiva.pt