Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 21 de julho de 2018

Afonso de Paiva de parabéns no Campeonato Regional de Ténis


Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo equipa de ténis do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva marcou presença na fase regional da modalidade.
A competição, que decorreu nos dias 1 e 2 de junho de 2018, em Castelo Branco, nos campos de ténis do Albi Sport Clube, contou com a participação de uma comitiva da Afonso de Paiva constituída por 10 jogadores, 3 árbitros e 1 professor, sendo a equipa mais numerosa da prova.
O grupo equipa competiu nos escalões de iniciados, masculinos e femininos, e no escalão de juvenis masculinos, garantindo a presença na fase nacional, que se realiza em Braga, nos dias 29 e 30 de junho, com a participação dos alunos Catarina Patrício e Pedro Rodrigues, alunos que conquistaram o 3.º e 5.º lugar, respetivamente.
Ainda no escalão de iniciados, Lara Marques e João Baptista conquistaram o 5.º e o 6.º lugar, respetivamente, tendo por isso possibilidades de ainda serem chamados para a fase nacional. No escalão de juvenis, Gonçalo Varandas, único atleta do Agrupamento a competir, obteve o 4.º lugar.
Os restantes jogadores participaram na fase de grupos dos seus escalões, com muita dedicação e empenho, dignificando o nome do Agrupamento.
Os alunos convocados como árbitros desempenharam com empenho e rigor as suas funções, demonstrando grande disponibilidade e conhecimento técnico, o que contribuiu para o êxito da competição.
Os professores João Ramalho e Pedro Coelho asseguraram a organização do evento em termos técnicos, que foi promovido pela CLDE de Castelo Branco.
Ao longo dos dois dias estabeleceu-se um clima positivo e de cooperação entre todos os professores envolvidos, o que contribuiu para o sucesso do evento.

Os resultados alcançados e o elevado número de alunos do Agrupamento a participar confirmam a aposta feita há 3 anos em criar o grupo equipa da modalidade. Os professores responsáveis pelos grupos equipa têm assumido uma dinâmica própria, ao longo do ano letivo, com a participação nas competições oficiais, promoção de ações de sensibilização e torneios internos, que, para além de promoverem a evolução técnico-tática dos alunos, têm contribuído para a promoção da modalidade e adesão dos alunos às escolas de ténis, a funcionar em Castelo Branco.






Adaptado de www.afonsopaiva.pt

Sem comentários: