Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 17 de julho de 2018

Marcha pelo Coração 2018

No dia 27 de maio, teve lugar a 16.ª Marcha pelo Coração, organizada pela Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco (APEFCB) e pelo Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, tendo a mesma contado com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Como vem sendo habitual, a concentração dos caminhantes teve lugar no Parque da Cidade, onde se realizaram inúmeras atividades para os participantes, preparando-os para o início da tão esperada marcha. Dada a partida, a marcha passou por diversas artérias da cidade, juntando-se, na Devesa,ao Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que assinalou os 50 anos da sua existência com a caminhada “O que nos Liga”. A unir estas duas iniciativas teve lugar um lançamento de balões vermelhos e brancos. Após esse momento festivo e de significado simbólico expressivo, os participantes seguiram juntos até a escola-sede do Agrupamento Afonso de Paiva.
Ao longo de toda a manhã, na EB Afonso de Paiva, os participantes tiveram a oportunidade de participar nas diversas iniciativas preparadas por professores e numerosas instituições que colaboram na dinamização deste evento: rastreios na área da saúde, momentos musicais, ateliês de artes, atividades de escrita criativa, atividades desportivas, espaços de diversão, jogos educativos, ações de informação e de sensibilização em áreas diversas, espetáculos musicais, exposições, entre outros.
A tradição desta marcha é longa, tendo tido o seu início neste Agrupamento, e nas palavras do seu diretor, Rui Duarte, “é cada vez mais uma marcha da família”. Por outro lado, João Ramalho, presidente da APEFCB, sublinhou a mobilização crescente nesta iniciativa que tem sido acarinhada pela comunidade. Facto que se veio a comprovar nesta 16.ª edição, em que a Marcha pelo Coração voltou a contar com a adesão massiva da comunidade, juntando elementos de várias faixas etárias que, de forma entusiástica, se envolveram nesta iniciativa que procura sensibilizar os alunos, os pais e a comunidade em geral para a prática regular de atividade física e a aquisição de hábitos de vida saudáveis, procurando prevenir doenças cardiovasculares.
Congratulamo-nos pelo sucesso desta iniciativa, aproveitando para agradecer a alunos, pessoal não docente e docente e aos demais, que se mobilizaram na preparação das atividades e no apoio aos participantes.












































Adaptado de www.afonsopaiva.pt

Sem comentários: