Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 24 de julho de 2018

Jardim de Infância Quinta das Violetas – 2.º Prémio no concurso “Os Nossos Avós Eram Cientistas”


O jardim de infância Quinta das Violetas participou no Concurso “Os Nossos Avós Eram Cientistas”, promovido pelo Centro de Ciência, Tradição e Cultura” do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Integrámos a nossa participação no projeto “Cientistas de Palmo e Meio à Descoberta do Reino Animal”, desenvolvendo o tema “ Cientistas de Palmo e Meio - experiências com leite”, com todas as crianças de 5 anos. Com a curiosidade natural dos nossos pequenos cientistas e com a participação de uma família, desenvolvemos este projeto que nos motivou e incentivou em todo o processo.
A partir de uma tradição, que neste caso foi a confeção do queijo pela avó da Carolina, a simpática e sábia avó Loreto, promovemos oportunidades de aprendizagem ativa às nossas crianças, com a realização de experiências com leite, seguindo procedimentos científicos.
O trabalho, entregue em março, foi selecionado pelo júri do concurso, tendo obtido o 2.º prémio. Foi com muito agrado que recebemos este prémio no auditório da Escola Superior Agrária, no dia 19 de maio, com um significado muito especial para as nossas crianças e educadoras pelas experiências vividas e pelas aprendizagens realizadas pelas nossas crianças, e, certamente, para as famílias dos nossos premiados, que também estiveram presentes e viveram connosco este interessante momento.
Uma outra tarefa se segue, pois o prémio recebido contém informação tão relevante, com diversos conteúdos de ciência, que nos motiva a explorar com as crianças estes materiais, e que muito contribuirão para novas aprendizagens.
Agradecemos, com muito carinho, a participação da avó Loreto, por nos revelar os seus saberes.
Ao Centro de Ciência, Tradição e Cultura” do Instituto Politécnico de Castelo Branco, expressamos o nosso agradecimento pela disponibilidade que sempre nos demonstra no apoio aos nossos projetos.









Adaptado de www.afonsopaiva.pt

Sem comentários: