Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

A Solidariedade dos Alunos do Agrupamento Afonso de Paiva


Os alunos do 8.º 6, incentivados pela sua Diretora de Turma, Ana Caninhas, voltaram a participar em mais uma campanha solidária do Banco Alimentar Contra a Fome, nos dias 2 e 3 de junho, voluntariando-se para a distribuição dos sacos em superfícies comerciais e para recolha dos alimentos doados.
Os alunos e alunas participaram muito ativamente na promoção do sucesso desta causa, não só alertando a comunidade para o evento, como também na distribuição de sacos e recolha dos donativos. Nas palavras da professora: “Com o objetivo de ajudar os outros, a turma do 8.º 6 juntou-se a esta iniciativa, uma vez mais, com muito entusiasmo”.
Juntamo-nos a estas palavras e alargamos o elogio e os agradecimentos a todos quantos participaram nesta iniciativa.





Adaptado de www.afonsopaiva.pt

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Afonso de Paiva nos Desafios SeguraNet


As turmas do 3.º ano da Escola Básica Afonso de Paiva envolvidas no Clube de Informática participaram nos Desafios SeguraNet 2017/2018 na categoria dirigida ao 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Os desafios são disponibilizados trimestralmente aos professores e alunos das escolas de forma a promover, neste nível de ensino, uma utilização mais esclarecida, crítica e segura da internet. Ao longo do ano, as turmas foram convidadas a responder a três desafios sobre temas no âmbito de uma utilização segura e crítica da internet, criando um cartaz com a mascote do programa “O Pisca”, uma banda desenhada sobre as fake news e uma interpretação escrita da versão Internet do Capuchinho Vermelho. Os Desafios SeguraNet – 1.º Ciclo tiveram o seu epílogo com a apresentação dos resultados no dia 11 de junho de 2018, e que podem ser consultados em http://www.erte.dge.mec.pt/…/classificacao-final-desafios-s…
Os professores responsáveis agradecem o empenho e entusiasmo dos alunos das respetivas turmas na realização dos desafios.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Ação de Sensibilização sobre Suporte Básico de Vida


No dia 4 de junho, teve lugar, no auditório da escola-sede do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, uma ação de sensibilização sobre Suporte Básico de Vida. Esta atividade, que partiu de uma colaboração entre os grupos de Educação Física e Ciências Naturais, destinou-se aos alunos do 9.º ano de escolaridade e foi dinamizada pela Associação de Profissionais de Educação Física (APEF), numa parceria com enfermeiros da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB).
De uma forma descontraída e muito apelativa, os enfermeiros, que trabalham com a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Serviço de Urgência da ULSCB, explicaram os principais procedimentos a ter numa situação em que alguém se encontre em perigo de vida. Depois, numa segunda fase, esses mesmos procedimentos foram exemplificados em particular para grupos-turma, mediante a utilização de um modelo anatómico. Todos os alunos puderam assim pôr em prática os conhecimentos recém-adquiridos e esclarecer algumas dúvidas bastante pertinentes.
Tratou-se de uma sessão muito interessante, em que os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais foram abordados de uma forma prática e dinâmica, no dia em que a APEF comemorava os 30 anos de existência.
















Adaptado de www.afonsopaiva.pt

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Crianças dos jardins de infância do AE Afonso de Paiva em encontro com a Proteção Civil

No dia 25 de maio, os jardins de infância do Agrupamento participaram num encontro com a Proteção Civil, planificado no Plano de Atividades.
Enquanto educadores preocupados em transmitir valores de cidadania e de respeito pela natureza, orientámos o nosso projeto para ajudar as crianças a compreender e valorizar os serviços da Proteção Civil na Comunidade. Interpretar sentimentos e emoções dos outros em situações de catástrofe ajuda-as no seu processo de crescimento, promovendo condutas de entreajuda.
A nosso pedido, a Proteção Civil organizou este encontro, englobando diversos organismos que integram os serviços de proteção à Comunidade. Com o transporte dos grupos assegurado pelas Juntas de Freguesia de Castelo Branco e Sarzedas e pela Câmara Municipal de Castelo Branco, os grupos reuniram-se no aeródromo de Castelo Branco.
Cada organismo efetuou uma demonstração dos serviços prestados à Comunidade. Organizaram-se por espaços, onde estavam expostos os respetivos veículos e materiais, interagindo com as crianças, que tiveram oportunidade de observar e manipular os utensílios necessários para cada atividade. As crianças tiveram, ainda, a possibilidade de conhecer o helicóptero do GIPS e de assistir a uma demonstração com os cães da GNR, observar os veículos e materiais dos Bombeiros, dos Canarinhos, dos Sapadores e da GNR, assistir a um filme sobre condutas a ter em caso de terramotos e visitar o carro do Comando de Operações de Socorro.
Prensando no futuro, os educadores destacam o papel desenvolvido por todos os organismos da Proteção Civil, que tornou esta ação muito positiva, promovendo aprendizagens muito significativas que frutificarão nas atitudes e comportamentos dos nossos alunos.
Será do interesse de todos nós ter em conta a disponibilidade revelada pela Proteção Civil para novos encontros.
A todo os que tornaram possível este encontro deixamos o nosso Bem-Haja!






























Adaptado de www.afonsopaiva.pt