Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Crianças dos jardins de infância do AE Afonso de Paiva em encontro com a Proteção Civil

No dia 25 de maio, os jardins de infância do Agrupamento participaram num encontro com a Proteção Civil, planificado no Plano de Atividades.
Enquanto educadores preocupados em transmitir valores de cidadania e de respeito pela natureza, orientámos o nosso projeto para ajudar as crianças a compreender e valorizar os serviços da Proteção Civil na Comunidade. Interpretar sentimentos e emoções dos outros em situações de catástrofe ajuda-as no seu processo de crescimento, promovendo condutas de entreajuda.
A nosso pedido, a Proteção Civil organizou este encontro, englobando diversos organismos que integram os serviços de proteção à Comunidade. Com o transporte dos grupos assegurado pelas Juntas de Freguesia de Castelo Branco e Sarzedas e pela Câmara Municipal de Castelo Branco, os grupos reuniram-se no aeródromo de Castelo Branco.
Cada organismo efetuou uma demonstração dos serviços prestados à Comunidade. Organizaram-se por espaços, onde estavam expostos os respetivos veículos e materiais, interagindo com as crianças, que tiveram oportunidade de observar e manipular os utensílios necessários para cada atividade. As crianças tiveram, ainda, a possibilidade de conhecer o helicóptero do GIPS e de assistir a uma demonstração com os cães da GNR, observar os veículos e materiais dos Bombeiros, dos Canarinhos, dos Sapadores e da GNR, assistir a um filme sobre condutas a ter em caso de terramotos e visitar o carro do Comando de Operações de Socorro.
Prensando no futuro, os educadores destacam o papel desenvolvido por todos os organismos da Proteção Civil, que tornou esta ação muito positiva, promovendo aprendizagens muito significativas que frutificarão nas atitudes e comportamentos dos nossos alunos.
Será do interesse de todos nós ter em conta a disponibilidade revelada pela Proteção Civil para novos encontros.
A todo os que tornaram possível este encontro deixamos o nosso Bem-Haja!






























Adaptado de www.afonsopaiva.pt

Sem comentários: