Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

“Sê tudo o que És” e “Experiencia a Diferença”


No dia 1 de junho comemorou-se o Dia do Agrupamento. Para assinalar a efeméride, o Departamento de Educação Especial, em parceria com o SPO, desenvolveu duas atividades que se interligaram: “Sê tudo o que És” e “Experiencia da Diferença”.
Na atividade “Sê tudo o que És” foi visionado o filme “A Estrela que tu ÉS”. Após a visualização do filme, os alunos escreveram mensagens alusivas à vida, à aceitação e à forma como cada ser humano é único nas suas diferentes componentes. O resultado final traduziu-se num cartaz que foi exposto no hall de entrada da Escola Afonso de Paiva.
Num outro espaço decorreu a atividade “Experiencia a Diferença”, onde foi apresentada uma mostra de tecnologias de apoio para pessoas com limitações. Estas permitem que os indivíduos se sintam confortáveis, seguros e o mais autónomos possível. Algumas das tecnologias foram manuseadas pelos alunos.
Para a realização desta atividade contámos com a colaboração do CRTIC de Castelo Branco, a quem agradecemos a disponibilidade demonstrada.
As atividades tiveram como público-alvo alunos do 5.º ano e do 8.º ano de escolaridade, que, no decorrer das sessões, se revelaram atentos e interessados.










Adaptado de www.afonsopaiva.pt

Sem comentários: